Destaque

Mercado americano de quadrinhos bate recorde de arrecadação em 2019

O mercado norte-americano de histórias em quadrinhos viveu um momento histórico em 2019, quando bateu o recorde de arrecadação com revistas mensais e encadernados/graphic novels. Ao todo as vendas chegaram a $1,2 bilhão de dólares.

Ao contrário do que muitos fãs mais intolerantes possam pensar, o mercado de quadrinhos que abraçou com força a diversidade nos últimos anos, não está quebrando. Muito pelo contrário.

Abaixo você confere um gráfico mostrando o crescimento do mercado desde 2012:

Um dado muito importante para compreendermos o recorde de 2019 é que pela primeira vez na história foi vendido mais encadernados/graphic novels do que revistas mensais.

Conforme dados apurados pelos portais Comichron e ICv2, dos $1,2 bilhão arrecadado, $570 milhões vêem das livrarias (que vendem exclusivamente encadernados e graphic novels), $525 das comic shops (onde são comercializadas as mensais e também encadernados/graphic novels), $90 mil do mercado digital e $25 mil de outros locais (como projetos de financiamento coletivo, por exemplo).

O crescimento nas vendas de encadernados e graphic novels em livrarias é um fenômeno que já era identificável nos últimos anos, mas foi apenas em 2019 que as comic shops foram superadas.

Segmentando o $1,2 bilhão das vendas, $765 mil corresponde a venda de encadernados/grapic novels e e $355 mil representam as histórias em quadrinhos mensais.

Vale ressaltar também que a DC Comics nos últimos anos tem feito importantes movimentos com o objetivo de produzir mais graphic novels voltadas para o público jovem, renovando o seu público e levando histórias em quadrinhos para as livrarias, o mercado em ascensão.

A Marvel anunciou ontem mesmo uma iniciativa muito semelhante que será iniciada em 2021, produzindo graphic novels originais para personagens como Miles Morales, Miss Marvel e a Shuri, por exemplo.

Apesar disso, vale reforçar também que o mercado de revistas mensais também cresceu: 5%. Sinal de que apesar do sucesso do formato encadernado, o público regular das mensais se mantém intacto e crescendo.

Fica a curiosidade de como serão os números de 2020, levando em consideração que a pandemia provocada pelo coronavírus paralisou o mercado por cerca de 3 meses e ainda está causando prejuízos.

Caso você queira conferir detalhes sobre essa pesquisa realizada pelos portais Comichron e ICv2, clique aqui.

Mas e então, caro leitor, o que achou da novidade? Feliz de saber que o mercado de quadrinhos está indo bem? Já esperava por isso ou ficou surpreso? Deixe a sua opinião nos comentários.

Redação Jamesons

Recent Posts

14 Curiosidades do Episódio 6 de X-Men ’97

Após o frenético 5° episódio que culminou na destruição de Genosha, o 6° episódio pisou…

1 semana ago

32 Curiosidades do Episódio 5 de X-Men ’97

O quinto episódio de X-Men'97 é um ACONTECIMENTO. Um evento. Uma insanidade. Um dos maiores…

2 semanas ago

24 Curiosidades do Episódio 4 de X-Men ’97

X-Men ’97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana retrasada no…

3 semanas ago

8 Curiosidades do Episódio 3 de X-Men ’97

X-Men '97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana passada…

4 semanas ago

13 Curiosidades dos Episódios 1 e 2 de X-Men ’97

X-Men '97, série animada que dá continuidade ao desenho animado dos X-Men lá da década…

1 mês ago

Tudo sobre a nova fase dos X-Men pós-Krakoa

A Era Krakoana dos X-Men está chegando ao fim. E a Marvel já iniciou os…

1 mês ago