Marvel sugere que Jesus Cristo era um mutante

A Marvel Comics é uma editora de quadrinhos que publica histórias ambientadas em um universo ficcional. Eventualmente a empresa adiciona ao seu catálogo, personagens oriundos de outras mitologias e até mesmo algumas personalidades reais. A bola da vez foi Jesus Cristo.

A Casa das Ideias incorporar no Universo Marvel personagens de diferentes crenças e culturas é algo bem comum. Thor, Loki e todo o panteão asgardiano é um bom exemplo. Os deuses gregos, egípcios, incas, japoneses e vários outros também existem dentro do Universo Marvel.

O que a Marvel fez agora foi sugerir de forma mais clara que Jesus Cristo, personagem central do Cristianismo, pode ser um mutante dentro do Universo Marvel. A revelação ocorreu em Immortal X-Men #1, revista publicada hoje nos Estados Unidos, com roteiro de Kieron Gillen (Eternos) e arte do brasileiro Lucas Werneck (O Julgamento de Magneto).

Na história, o religioso mutante Exodus, que nasceu no século 12 e participou das expedições militares comandadas por católicos, as Cruzadas, estava conversando com Esperança Summers, a messias mutantes.

Esperança ganhou esse título ao ser a primeira mutante a nascer após a eminente extinção dos Homo Superior. Foi ela também que fez com que os mutantes voltassem a nascer em todo mundo. Apesar disso, ela não gosta de ser chamada de Messias e, quando Exodus surgiu falando que é um homem de fé e que tem fé nela, a jovem pede para que ele não torne isso algo religioso.

É aí que Exodus menciona a existência de outro messias mutante. Confira o diálogo:

O mutante Nazareno inspirou uma igreja entre os humanos ao ressuscitar um casal dos mortos. Acabei de ver você superar isso nos últimos cinco minutos.

Vale lembrar também que, alguns anos atrás, nós listamos todas as sugestões da editora sobre o Jesus Cristo no Universo Marvel. Nenhuma foi tão clara quanto essa, mas era algo que podíamos imaginar já.

Apesar de Exodus não citar nominalmente o nome Jesus Cristo, fica bastante claro a quem ele se refere, não é mesmo? Jesus Cristo cresceu em Nazaré, por isso a alcunha de “Nazareno”. Dentre os seus tantos milagres, ele ressuscitou algumas pessoas. E, obviamente, ele inspirou uma religião entre os humanos.

Até o momento, Jesus Cristo não apareceu nas HQs dos X-Men e, sinceramente, duvido que apareça. Acho que a Marvel já foi bastante ousada ao deixar sugerido de forma tão explícita que ele era um mutante. As grandes empresas não costumam querer irritar fanáticos religiosos.

Apesar disso, o Jesus quando nasceu já apareceu em uma HQ antiga do Thor:

De todo modo, é importante deixar claro que a editora sugeriu que Jesus foi um mutante apenas dentro do Universo Marvel. No mundo real ele continua sendo o que sempre foi, seja lá qual for a sua crença.

Mas então, caro leitor, o que achou disso tudo? Gosta de ver a Marvel amarrando personagens históricos no seu universo ficcional? Ou você é religioso e ficou incomodado? Deixe a sua opinião nos comentários.

Previous post Confira todas as HQs que a Marvel publicará nos EUA em 30 de março de 2022
Next post ESMAGADORA-ARANHA! Nova personagem tem conexão com Miles Morales
error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D