Marvel revela que Miyamoto Musashi e Isaac Newton já foram Vingadores

Em 2017 a Marvel estabeleceu os Vingadores Pré-Históricos, que surgiram no Universo Marvel há 1 milhão de anos e foi o início da “Era dos Heróis” no Universo 616. Faziam parte da equipe: Odin, Punho de Ferro, Pantera Negra, Agamotto, Estigma, Fênix e o Espírito da Vingança.

Antes de prosseguir é importante deixar claro que essa revista traz spoilers de Vingadores #50, revista publicada hoje nos Estados Unidos e ainda inédita no Brasil. Se você não se importa com spoilers, então siga a leitura.

O que a Marvel está fazendo é dizer que os heróis não começaram a surgir pelo mundo apenas durante a Segunda Guerra Mundial. Esse foi apenas o período em que a editora começou a publicar revistas. Mas nos séculos e milênios anteriores também tivemos outros heróis que acabaram não ficando conhecidos.

Você deve ter reparado que nos Vingadores Pré-Históricos temos muitos títulos de legado. Por exemplo, o Punho de Ferro e o Pantera Negra são títulos passados de geração em geração. Assim como Agamotto foi o primeiro Feiticeiro Supremo da Terra (atualmente é o Dr. Estranho quem detém esse título).

A Fênix também, é um título herdado por seus hospedeiros ao longo dos tempos. Jean Grey, Rachel Grey, Ciclope, Namor, Magia, Wolverine, Emma Frost, Colossus … todos já foram hospedeiros da ave cósmica em algum momento. Atualmente a Fênix é a Eco, Maya Lopez.

Abaixo, por exemplo, você pode conferir uma formação dos Vingadores durante a Era dos Vikings (ali por 900 D.C). A equipe era composta por: uma Pantera Negra, um Espírito da Vingança montado em um bisonte, um viking infundido por magia nórdica, um jovem Thor, uma atlante com os poderes do Punho de Ferro, um Sasquatch como Feiticeiro Supremo da Terra e uma senhora como a Fênix.

E agora em Vingadores #50, o escritor Jason Aaron (Thor), em um painel desenhado por Carlos Pacheco (X-Men), revelou diversos heróis que, conforme a própria HQ, estão “há muito tempo esquecidos” e “perdidos nas sombras do tempo“. Ou seja, heróis dos mais variados séculos e milênios, que compuseram formações dos Vingadores nas suas respectivas épocas.

Entre os personagens identificados estão: um Espírito da Vingança montado em um tubarão, Kushala, a Espírito da Vingança e Feiticeira Suprema da Terra do século 19, Reno Fênix e Estigma Kid, ambos do Velho Oeste e o Sargento Szardos, um Feiticeiro Supremo que liderava os Invasores Secretos.

Aparecem na imagem também o Homem 3-D, um dos primeiros Cavaleiros Negros, o Tiranossauro Rex que recebeu a marca do Estigma, Mamadou Fall, um dos antigos Panteras Negras, uma antiga Cavaleira da Lua e um Punho de Ferro do passado.

Mas tem três nomes dessa lista que eu preciso destacar aqui pois são pessoas que existiram de verdade no mundo real e que a Marvel está adaptando para as suas HQs como antigos heróis:

Wong Fei Hung, um mestre do Kung-Fu que viveu na China entre os séculos 19 e 20, se tornando um herói no pais ao combater estrangeiros. Além de um grande artista marcial ele também era especialista em medicina. Portanto, a Marvel o canonizou agora como um dos antigos Punho de Ferro. Existem vários filmes sobre a vida de Wong.

Isaac Newton foi um matemático, físico, teólogo e astrônomo inglês, mas conforme a Marvel ele também foi o Feiticeiro Supremo lá pelos séculos 17 e 18. Newton já havia tido esse background desenvolvido pela Marvel em revistas como SHIELD, do autor Jonathan Hickman. Então aqui não há muita novidade, foi apenas reforçado que ele faz parte dessa Era dos Heróis.

Miyamoto Musashi foi o maior samurai da história japonesa e sua história gira em torno dos séculos 16 e 17. Ele viveu no Japão Feudal, em uma época de transição, quando as lutas tradicionais de samurai começaram a diminuir e foram aos poucos surgindo as primeiras armas de fogo. Ele ficou invicto por mais de sessenta combates e se tornou uma lenda no país, sempre se destacando pela luta com duas espadas. Ele também escreveu “O Livro dos Cinco Anéis“, que é considerado um tratado clássico sobre estratégia militar japonesa. Na Marvel, ele que andou pela Japão matando tanta gente, foi um Espírito da Vingança.

Miyamoto é o protagonista do mangá Vagabond, que conta a sua história. Foi essa sua representação visual que escolhemos para ilustrar a sua figura, visto que não existem registros fotográficos dele.

Mas e então, caro leitor, você fazia ideia que a Marvel tinha tantos heróis esquecidos em períodos anteriores ao século 20? E gostou de ver a Marvel introduzindo personalidades que existiram de verdade no seu hall de heróis? Deixe a sua opinião nos comentários.

Previous post Confira todas as HQs que a Marvel publicará nos EUA em 1° de dezembro de 2021
Next post Novo uniforme da Tempestade mistura punk com cultura africana
error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D