Quadrinhos

Marvel esclarece mistério que há mais de 50 anos intrigava os fãs do Thor

O Thor como conhecemos hoje foi criado em 1962 e na época Odin criou um hospedeiro humano, chamado Donald Blake, para permitir que Thor vivesse entre os humanos e aprendesse o verdadeiro significado de humildade. Como Blake, Thor tinha problema na perna, usava uma bengala e era um médico que ajudava os necessitados.

Com o tempo ele descobriu que sempre que batia com a sua bengala de madeira no chão, ele conseguia se transformar no Poderoso Thor, ganhando toda a força que lhe era de direito. Sendo assim, Donald Blake saia de cena para dar espaço ao príncipe de Asgard.

E é justamente aí que reside o mistério: para onde Donald Blake era enviado quanto Thor assumia o controle? Em Thor #9, publicada essa semana nos Estados Unidos, nós finalmente tivemos a resposta. Esse texto contará com spoilers da edição, então se não quiser saber, pare de ler agora.

Enquanto Thor salvava o dia, Donald era enviado para “algum lugar”, um mundo de paz e tranquilidade, que se representava para Blake na forma de uma cidade calma e tranquila. O local foi criado pelo próprio Odin. E quando ele era invocado novamente para o mundo real, ele não tinha noção desse tempo que passou no outro mundo.

O Thor por sua vez, quando não estava sob o controle, era enviado para “sono dos anciões“, um mundo onde ele consegue se comunicar e interagir com os antigos espíritos e reis.

E como muita coisa está acontecendo nesse momento, as antigas magias de Asgard estão falhando, qualquer pessoa consegue erguer o Mjölnir, Thor pretende buscar conhecimento e auxílio nesse antigo mundo.

Porém, no momento em que ele bate com o seu martelo no chão e invoca Donald Blake do seu “paraíso”, no qual ele já estava há anos a fio esquecido, Thor troca de lugar com o doutor. Os antigos reis e espíritos assistem tudo com medo e vergonha. O que antes se pensava ser um paraíso, agora descobrimos que era uma prisão.

E com as magias asgardianas enfraquecendo, uma espécie de Deus da Luz que lá estava preso, destruiu o lugar. E só há uma maneira de fugir de lá. Donald Blake foi corrompido, ele parece ser agora o hospedeiro dessa divindade poderosa e misteriosa que inclusive derrotou a Serpente dos Mundos.

E se o Thor está preso agora naquela prisão devastada, isso significa que Donald Blake está em Asgard, no nosso mundo e livre. E para garantir que nunca mais vai precisar se preocupar em ficar preso no corpo de algum Deus, ele quebra a sua bengala, garantindo que Thor não possa mais retornar.

Essa edição trouxe muitas novidades para a mitologia do Thor. Além de explicar o que acontece com Thor e Donald Blake quando eles trocam de lugar, também introduziu o que parece ser o Deus da Luz, personagem que já havia sido mencionado na HQ do Venom, também escrita por Donny Cates. Ao que tudo indica, o personagem pode ser um nêmesis ou uma entidade ainda mais poderosa do que Knull, o Deus dos Simbiontes, que também é o Deus da Escuridão.

Lembrando que mês que vem terá início nos EUA a saga do Rei de Preto, quando Knull finalmente chegará à Terra. Todas essas histórias são escritas por Donny Cates, então é bem provável que toda essa trama esteja conectada. Thor #9 além do roteiro de Cates também contou com arte de Nic Klein (Deadpool) e cores de Matthew Wilson (Poderosa Thor).

Mas então, caros leitores, o que acharam da novidade? Ansiosos para conferir o desenrolar dessa trama envolvendo Donald Blake e o que parece ser o Deus da Luz? Deixe a sua opinião nos comentários.

Redação Jamesons

Recent Posts

14 Curiosidades do Episódio 6 de X-Men ’97

Após o frenético 5° episódio que culminou na destruição de Genosha, o 6° episódio pisou…

7 dias ago

32 Curiosidades do Episódio 5 de X-Men ’97

O quinto episódio de X-Men'97 é um ACONTECIMENTO. Um evento. Uma insanidade. Um dos maiores…

2 semanas ago

24 Curiosidades do Episódio 4 de X-Men ’97

X-Men ’97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana retrasada no…

3 semanas ago

8 Curiosidades do Episódio 3 de X-Men ’97

X-Men '97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana passada…

4 semanas ago

13 Curiosidades dos Episódios 1 e 2 de X-Men ’97

X-Men '97, série animada que dá continuidade ao desenho animado dos X-Men lá da década…

1 mês ago

Tudo sobre a nova fase dos X-Men pós-Krakoa

A Era Krakoana dos X-Men está chegando ao fim. E a Marvel já iniciou os…

1 mês ago