Marvel dá um “final feliz” para a mais sofrida de todas as mutantes

Os mutantes são personagens historicamente muito sofridos. Boa parte deles já sofreram perseguição, preconceito, agressões ou mesmo experimentos ilegais. Mas nenhum mutante sofreu mais do que Martha Johansson.

[Nota do Editor: Esse texto conta com spoilers de Novos Mutantes #24, revista publicada hoje nos Estados Unidos e inédita no Brasil. Siga a leitura por sua conta em risco.]

Martha foi criada em 2001, nas páginas de Novos X-Men #118, por Grant Morrison.

Sabe-se muito pouco do passado de Martha. As informações são de que ela era uma jovem mutante que estava fugindo de supremacistas humanos. Conhecidos como U-Men, eles são um grupo de pessoas que buscam se tornar uma terceira e melhorada espécie, humanos com poderes mutantes.

Para isso, eles roubam e praticam o enxerto de partes de corpos mutantes através de cirurgias, empregando procedimentos antiéticos de modificação genética e injetando transfusões de sangue mutantes em si mesmos.

A mutante Angel Salvatore quase foi uma das vítimas dos U-Men.

Eles sequestraram e foram responsáveis pelas mortes de vários mutantes. Resumindo: eles sequestravam mutantes e roubavam seus órgãos. Uma das vítimas mais famosas dos U-Men foi Martha Johansson.

Ela é uma poderosa telepata que consegue ler mentes e controlar mentalmente outras pessoas. Sendo assim, ela teve o seu cérebro removido do seu crânio e armazenado em uma espécie de aquário. Devido aos seus poderes, Martha sobreviveu mesmo sendo apenas um cérebro.

John Sublime, líder dos U-Men, aplicava sedativos no cérebro de Johansson para que ela fosse controlada. Ele usou por muito tempo os poderes telepáticos dela para subjugar seus adversários. Eventualmente, no entanto, ela foi resgatada pelos X-Men.

Por muitos anos ela estudou no Instituto Xavier, assumiu a identidade de Não-Garota, visto que era apenas um cérebro em uma plataforma flutuante. Ela se aproximou muito da Classe Especial do Professor Xorn, composta apenas por mutantes com mutações menos populares.

Como ela enxergava e se comunicava? Tudo telepaticamente.

Ganhando um corpo

Lá por 2012, quando começou a se relacionar com o mutante Zero, um rapaz com a capacidade de controlar a própria massa corporal, ele chegou a expandir o seu próprio corpo para gerar um temporário para Martha.

Mas eles ainda precisavam estar constantemente conectados, o que gerava uma dependência. O personagem também acabou enlouquecendo e morrendo logo depois. E ela mais uma vez voltou a ser apenas um cérebro.

Final feliz

Apesar de tudo isso, a personagem, agora em 2022, parece enfim estar conseguindo encontrar a paz com a qual tanto sonhou. Krakoa, a nação mutante, desenvolveu protocolos de ressureição misturando diferentes poderes mutantes.

Os protocolos envolvem a inseminação de DNA, um pouco de alteração da realidade, fecundação e avanço no tempo para gerar um corpo perfeito para quem morreu.

Nesse cenário, em Novos Mutantes #24, revista com roteiro de Vita Ayala (Filhos do Átomo), arte do brasileiro Danilo Beyruth (Venom) e cores de Dan Brown (Supremos), a Não-Garota fez uma solicitação oficial para os comandantes de Krakoa para que ela recebesse um novo corpo.

Tempestade apresentou a nova forma de Martha para a comunidade de Krakoa com um poderoso discurso:

Nossa irmã foi torturada e vítima das maiores crueldades da humanidade. Nós amamos ela, nós não a abandonamos, mas quando ganhamos a tecnologia para desfazer o que foi feito com ela, isso nem nos ocorreu. Nós falhamos com ela.

Hoje, no entanto, nós temos a chance de começar a resolver isso. Hoje, temos outra chance de ouvir e aprender. Eu a conheço pela fome em seu coração, a fome de experimentar o mundo. Bem-vinda irmã. Bem vinda Cerebella.

Isso mesmo, Não-Garota é coisa do passado. Ela superou essa fase. Matha Johansson agora possui seu próprio corpo, feito com seu próprio DNA. O novo corpo só não é 100% igual ao anterior pois, a pedido dela mesma, ele é careca e possui um crânio transparente que exibe a beleza do seu cérebro. Aquilo que foi todo o seu corpo por muitos anos.

Mas e então, caro leitor, feliz de ver que a Martha enfim encontrou a paz? E o que será que o futuro planeja para a Cerebella? Vamos continuar acompanhando a revista para ver as suas novas aventuras.

Previous post Confira todas as HQs que a Marvel publicará nos EUA em 09 de fevereiro de 2022
Next post Marvel revela a nova formação dos Thunderbolts nas HQs
error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D