Marvel confirma a bissexualidade de um dos seus mais antigos heróis

CALMA! Respira. Antes de começar a reclamar e surtar pela Marvel ter “mudado” a orientação sexual do herói, leia o texto. Você entenderá que a editora apenas oficializou o que já estava implícito há mais tempo.

Na próxima quarta-feira a Marvel publicará nos EUA a revista Guardiões da Galáxia #6, que contará com roteiro de Al Ewing (Imortal Hulk) e arte de Marcio Takara (Jessica Jones).

A revista tem explorado e estabelecido o novo contexto político do cosmo da Marvel. E no preview da HQ divulgado hoje podemos ver um velho conhecido dos fãs dando um grande beijão em outro herói: Hércules e Noh-Varr.

Confira o preview:

Recentemente os Deuses do Panteão Olimpiano foram mortos e ressuscitaram em outra parte do cosmo, isso ocorreu no arco “Sem Rumo” dos Vingadores. O Hércules então passou a procurar o seu povo pelo universo.

Acontece que o herói acabou sendo capturado pelos Olimpianos e só foi solto quando os Guardiões da Galáxia os resgataram. A partir de então ele entrou para a equipe.

Na prévia, vemos, além do beijo entre os heróis, a afirmação de que eles “agora tem um lance”, segundo Richard Rider, o Nova. Noh-Varr já era declaradamente bissexual desde a revista Jovens Vingadores, de 2013.

Reafirmando suspeitas antigas

Hércules é um dos mais antigos heróis da Marvel, tendo sido adaptado para os quadrinhos em 1945 na revista Young Allies #16, lá na Era de Ouro. Porém a sua concepção moderna e como conhecemos hoje em dia surgiu apenas em 1965, em Journey into Mystery, escrita por Stan Lee e Jack Kirby.

Assim como sua encarnação nos mitos gregos, o Hércules da Marvel também é mulherengo, mas duas ocasiões nos quadrinhos fizeram parte do público questionar se ele não seria também interessado em homens.

Hércules e Wolverine em X-Treme X-Men

Em X-Treme X-Men, Hércules é par romântico de Wolverine em uma realidade alternativa escrita pelo roteirista Greg Pak. Tomando isso e o fato de que o herói mitológico também era descrito como tendo amantes homens, alguns fãs defendiam a hipótese de que o Hércules principal da Marvel também seria bissexual.

Na revista Hercules: Fall of an Avenger, de 2010, também escrita por Pak, que se passa após uma morte (já revertida) do herói, onde diversas heroínas se reúnem para o funeral de Hércules.

Dentre elas, a heroína da Tropa Alfa, Pássaro da Neve, convoca todas as ex-amantes de Hércules para se pronunciarem. A Viúva Negra, Namora, Alflyse se manifestam, mas Pássaro da Neve sugere que “outros” também deveriam se juntar a elas, olhando fixamente para o Estrela Polar, conhecido por ter sido o primeiro super-herói abertamente gay da Marvel, que apenas desvia do assunto. Essa ocasião ocorre na continuidade oficial da Marvel, o universo 616.

Contexto histórico

Como já citado anteriormente, o herói mitológico e símbolo de virilidade, Hércules teve diversos amantes homens em suas histórias. A prática em que homens mais velhos tivessem relações sexuais com jovens gregos (chamados eromenoi) era comum em parte da Grécia antiga, embora não estabeleça necessariamente um conceito de orientação sexual moderna como observamos hoje. Entretanto, além de ter apenas relações, Hércules notavelmente tinha grande amor e devoção por alguns de seus eromenoi. Por isso, alguns estudiosos afirmam sobre a bissexualidade do lendário semideus.

Um dos mais notáveis, Iolau, sobrinho de Hércules, é citado como um dos mais próximos amantes e amigos do herói, a ponto de que o semideus “se exibia com orgulho” para ele durante os trabalhos. O ensaísta Plutarco cita que jovens gays iam à tumba de Iolau para jurar seu amor um para o outro.

Vaso representando Hércules, Iolau e Eros (deus grego do amor e do erotismo) entre eles.

Outro eromenos, Filoctetes, um dos Argonautas, herdou o arco e flechas de Hércules após a morte do herói. E ainda Abdero, filho de Hermes, foi morto, devorado por éguas carnívoras, durante um dos lendários doze trabalhos. Como vingança, Hércules matou o dono das éguas, dando-o de comer para os animais. Em seguida, fundou a cidade de Abdera em homenagem ao amante.


E então, caro leitor? Conhecia a origem histórica da bissexualidade do Hércules? O que achou da oficialização no Universo Marvel? Deixa sua opinião nos comentários! Não esqueça também de curtir a nossa página no Facebook e seguir nossas demais redes sociais! Temos também o nosso grupo no Facebook, aberto para discussões.

Previous post Marvel muda tudo o que você achou que sabia sobre a história do Demolidor
Next post Chadwick Boseman, protagonista de Pantera Negra, morre aos 42 anos
error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D