Jamesons

– O maior site especializado em Marvel do Brasil

Joe Quesada anuncia seu desligamento da Marvel após mais de 20 anos na editora

Joe Quesada é um dos editores mais importantes da Marvel Comics. No final da década de 90 ele encabeçou a iniciativa Marvel Knigths, que revitalizou algumas franquias da empresa e as amadureceu para um público mais adulto. E no começo dos anos 2000 se tornou Editor-Chefe.

Sob seu comando, a Marvel lançou a linha Ultimate, que é uma gigantesca fonte de inspiração para os filmes do MCU. Sagas como Vingadores: A Queda, Dinastia M, Guerra Civil, Invasão Secreta, Planeta Hulk e tantas outras, foram lançadas durante o seu “reinado“.

Além disso, outras histórias que já debutaram no MCU, como a criação do Soldado Invernal, o surgimento dos Illuminati, Jovens Vingadores, Fugitivos e Guerreiros Secretos, a fase do Thor em Oklahoma, fora todo o Homem-Aranha do escritor J. Michael Straczynski.

Importante frisar que Joe não escreveu e nem desenhou nenhuma dessas histórias. Ele foi Editor-Chefe, o que significa que esteve no topo pirâmide criativa, dando aval e suporte para todos esses projetos. Talvez, outro editor, com outra visão, poderia ter barrado algum desses lançamentos.

De 2011 até 2022, Quesada se tornou Chefe-Criativo da Marvel Entertainment, supervisionando não apenas os quadrinhos, mas basicamente TODOS os produtos da empresa. Os quadrinhos precisam de uma atenção? Ele dá um suporte. O foco agora são os games? Lá vai ele. A bola da vez são as séries? Ele está lá também.

No começo do MCU, Quesada fazia parte do seleto Conselho Criativo da Marvel Studios, auxiliando Kevin Feige, Presidente da Marvel Studios, na construção desse universo expandido gigante que tanto adoramos. Mas quando a Disney realizou uma reestruturação na hierarquia das suas empresas e a Marvel Studios se desligou da Marvel Entertainment, lá por 2015, o Conselho foi descontinuado.

Quesada foi um Editor-Chefe que vestiu 100% a camisa da Marvel e incorporou o DNA do Stan Lee como poucos. Assim como o lendário mentor da Marvel, Joe também era um ótimo marketeiro e sabia vender os projetos da empresa como poucos.

E claro, nem tudo são flores. Teve polêmicas e infelicidades na sua passagem pela empresa. Mas são situações tão pontuais que se tornam até mesquinhas se comparadas a todo o legado positivo que ele deixou.

Joe anunciou seu desligamento em uma carta aberta divulgada nas suas redes sociais:

Nela, ele agradece a toda família Marvel pelos mais de 20 anos de parceria. Ele é muito grato por todas as oportunidades profissionais que teve, pelos colegas incríveis com os quais trabalhou e também aos fãs. Ele sai com as portas abertas e focará a sua carreira em projetos independentes. O primeiro será um curta-metragem que ele está escrevendo e dirigindo.

Mas antes de se despedir, instigou que tem algo MUITO interessante sendo publicado pela Marvel Comics no final de 2022. O que será?

Repercussão

Alguns dos atuais grandes nomes executivos da Marvel comentaram a despedida de Joe Quesada da Marvel:

Dan Buckley, Presidente da Marvel Entertainment:Resumindo, Joe é um dos criativos mais influentes dos quadrinhos. Tudo o que ele fez, desde desenhar, escrever, projetar, editar e fazer brainstorming, foi – e sempre será – no mais alto nível. Nos últimos 30 anos, eu me considero sortudo por ser seu amigo e colaborador. E embora Joe sempre faça parte da família Marvel, todos nós devemos estar ansiosos pelo que ele trará ao mundo a seguir.

Kevin Feige, Presidente da Marvel Studios:Há poucos que conhecem a Marvel Comics como Joe, e suas inúmeras contribuições ajudaram a criar personagens e histórias que nunca pararão de crescer e evoluir. O que vem agora?

CB Cebulski, Editor-Chefe da Marvel Comics:Como artista e contador de histórias, Joe é incomparável no que ele realizou na indústria de quadrinhos. Desde o dia em que comecei na Marvel anos atrás (tornei-me editor em grande parte devido ao seu incentivo), ele incorporou o coração da Marvel e o trabalho que fazemos, e ele ensinou a mim e a muitos outros como fazer o mesmo. Seguir seus passos não é tarefa fácil, pois ele estabeleceu um nível criativo tão alto. Mas ele sempre foi além para me emprestar seu aprendizado e oferecer seus sábios conselhos quando necessário. Ele é alguém que eu posso chamar de família, e eu sei que muitos em nossa equipe editorial sentem o mesmo. Enquanto Joe segue em frente para começar seu próximo grande capítulo, estou feliz que vamos continuar trabalhando juntos em alguns projetos, e ele nunca estará longe de nossas histórias aqui.

Mas e então, caro leitor, você era um admirador do trabalho de Joe Quesada na Marvel? Ou é mais apegado nas polêmicas do ex-editor? Deixe a sua opinião nos comentários.

error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D