Nos últimos dias surgiu uma nova fake news na internet dizendo que a nova CEO da Marvel quer mudar o nome dos X-Men no MCU. A informação se espalhou rapidamente por ambientes virtuais mais conservadores, que passaram a criticar a Marvel por “lacração”.
A informação já começa errada ao indicar que Victoria Alonso é CEO da Marvel. Alonso está há 15 anos na Marvel Studios e entrou na empresa como Vice-Presidente Executiva, respondendo aos co-Presidentes Kevin Feige e Louis D’Esposito.
Ela também foi co-produtora dos primeiros filmes do MCU e desde o primeiro Vingadores atua como Produtora Executiva em todas as produções do estúdio. E na semana passada foi promovida ao cargo de Presidente de Produção Física e Pós-Produção, Efeitos Visuais e Produção de Animação.
Ela possui um elogiado currículo envolvendo efeitos especiais, tendo trabalho em filmes como Cruzada, Shrek e Peixe Grande, antes de se juntar a Marvel Studios.
Ou seja, já está desmentido aqui que ela é CEO da Marvel. CEO é o cargo executivo mais importante de uma organização e, dentro da Marvel Studios, tal função é dividida entre Kevin Feige e Louis D’Esposito. Vicoria é agora a responsável geral pelo setor de efeitos visuais.
Mas ok, então ela não é CEO. Mas ela realmente falou sobre mudar o nome dos X-Men? Então, mais ou menos. Ela realmente fez um comentário questionando o nome do grupo mutante, mas isso foi muito mais uma opinião/percepção pessoal dela do que uma decisão executiva.
Durante diversas entrevistas para promover o primeiro filme da Capitã Marvel, lá em 2019, quando nem mesmo havia sido promovida ainda e a Disney recém havia concluído a compra da Fox, a executiva fez o seguinte comentário se referindo aos mutantes no MCU:
“Eu não sei aonde iremos no futuro. É engraçado que as pessoas chamem [a equipe] de X-Men, há muitas personagens femininas nos X-Men, e eu acho que [o nome] é datado”.
E analisando friamente, ela não mentiu, né? O nome dos X-Men tem a seguinte composição: X você escolhe, pode vir do Gene X (fator genético que determina quem é Homo Superior/mutante) ou de Xavier, sobrenome do idealizador da equipe. E “Men” é “Homens” em inglês.
Originalmente os X-Men tinha Charles Xavier como mentor e o grupo era formato por 4 garotos e 1 garota: Ciclope, Anjo, Fera, Homem de Gelo e Garota Marvel. Porém, com o tempo, alguns das mais populares membros da equipe foram mulheres: Tempestade, Vampira, Kitty Pryde, Psylocke, Emma Frost, Polaris, Magia, Jubileu e várias outras.
Entre a própria comunidade de fãs, há quem use expressões como “X-Women“, substituindo o “Men/Homens” por “Womens/Mulheres“. Porém, reforçamos, nada disso significa que a Marvel mudará o nome da equipe ou mesmo que está estudando essa possibilidade.
Uma opinião pessoal, dentro de um conglomerado gigantesco de mídia desses, cheio de executivos, não significa absolutamente nada. Para tornar a sua opinião pessoal em uma decisão real, seria necessário convencer os engravatados que a alteração impactaria financeiramente de maneira positiva. O que não deve acontecer.
A Marvel Studios pertence a Disney, um dos maiores (se não o maior) conglomerado de mídia do mundo. E os X-Men são, dentre todas as suas propriedades intelectuais, um dos com o maior potencial de sucesso e lucro. É uma marca que faz parte do imaginário popular dos fãs, seja pelas populares HQs, os filmes da Fox que não fizeram tanto sucesso ou pelas animações que acompanharam a infância de muita gente.
Apesar de não ser impossível, é completamente inverossímil que o estúdio opte por mudar o nome de uma propriedade intelectual tão poderosa. Seria o equivalente a mudar os nomes do Batman e do Homem-Aranha.
Ou seja, resumindo a questão: Victoria Alonso tem um pensamento sobre o nome X-Men, apenas isso. E é um pensamento que vai de acordo com o que boa parte dos leitores também pensam. Porém, problematizar o nome não significa alterar ele.
Uma solução muito simples para essa questão é trazer esse questionamento para dentro do filme, colocando os personagens para refletirem sobre o nome do grupo. Afinal, apesar do seu significado, X-Men nunca foi uma equipe de homens, o nome é apenas uma marca. Da mesma forma que os Vingadores não são um grupo que busca vingança, por exemplo.
Então pode dormir sossegado hoje. A Marvel não vai mudar o nome dos X-Men para ser mais inclusivo no MCU.
Mas e então, caro leitor, você chegou a topar com essa fake news na internet? Se sim, nos ajude a espalhar a verdade e compartilhe esse texto pelos ambientes virtuais que você participa. E não esquece de deixar a sua opinião nos comentários.
Com pré-estreia em todo o Brasil nessa quarta e com lançamento oficial na quinta-feira, Deadpool…
Após o frenético 5° episódio que culminou na destruição de Genosha, o 6° episódio pisou…
O quinto episódio de X-Men'97 é um ACONTECIMENTO. Um evento. Uma insanidade. Um dos maiores…
X-Men ’97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana retrasada no…
X-Men '97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana passada…
X-Men '97, série animada que dá continuidade ao desenho animado dos X-Men lá da década…