ETERNOS! Nova HQ da equipe pode ter explicado as mudanças de gênero e raça no MCU
Há milhares de anos atrás os Celestiais, divindades cósmicas, vieram para a Terra e fizeram experimentos com os homens primitivos. Isso deu origem a duas novas espécies: os Eternos e os Deviantes.
Os Eternos são super-seres, imortais, com muita força, velocidade, resistência e outros poderes. Já os Deviantes são o experimento que deu errado, possuem o DNA desestabilizado, são disformes, poderosos e sem controle.
Os Eternos foram criados em 1976 por Jack Kirby, mesmo co-criador de X-Men, Vingadores e outras equipes, mas infelizmente eles nunca tiveram o brilho e sucesso que merecem. Nem mesmo em 2006, quando o aclamado autor de Sandman, Neil Gaiman, se dispôs a tentar repaginá-los.
Apesar disso, a Marvel Studios anunciou o filme dos Eternos, que após diversos adiamentos devido a pandemia do coronavírus, deve estrear em novembro deste ano (2021).
Mas o que mais chamou a atenção no anúncio do longa foi a escalação dos atores. Tiveram muitas mudanças de gênero e etnia. Originalmente a equipe era basicamente toda com personagens brancos, no filme veremos heróis com etnias variadas e também mais mulheres.
A mudança mais significativa talvez tenha sido a do velocista Makkari, que nos quadrinhos é um homem branco e nos cinemas será interpretado por uma atriz negra e surda, a Lauren Ridloff.
Obviamente algumas pessoas começaram a reclamar na internet, mesmo os Eternos sendo personagens razoavelmente desconhecidos dentro da Marvel. Eles são desconhecidos até mesmo se comparados a outros personagens menores que ganharam filmes recentemente, como Guardiões da Galáxia e Homem Formiga.
Mas agora em janeiro de 2021 a Marvel publicou Eternos #1, com roteiro de Kieron Gillen (X-Men) e arte de Esad Ribic (Thor). Essa nova revista da equipe pretende ajudar a popularizar os personagens e marcar um novo início para os leitores.
E a HQ, assim como o vindouro filme, já traz algumas mudanças nos personagens. E a revista também explica o motivo dessa alteração, os personagens não tiveram suas etnias e gênero alterados sem nenhuma explicação.
A explicação da HQ:
Os Eternos, são imortais, mas isso não significa que eles não podem morrer, mas sim que eles sempre voltam. Uma máquina gigante escondida no Polo Sul, chamada de A Exclusão, ressuscita os Eternos sempre que eles morrem.
E em Eternos #1, Ikaris, um dos protagonistas do grupo, explica para o Homem de Ferro que quando eles passam por esse processo que os ressuscita, eles podem mudar a aparência como bem entendem. A explicação foi dada pois Tony Stark estranhou Duende estar em um corpo feminino, eles haviam se encontrado apenas quando Duende estava em um corpo masculino.
Logo, se quiserem voltar em um corpo masculino ou feminino ou mesmo com outra etnia, podem. É uma escolha inteiramente do próprio Eterno.
Não sabemos ainda se esse argumento será usado no MCU. É bem possível. Mas pelo menos nos quadrinhos está explicada a mudança nos Eternos para ficar mais parecido com o cinema.
Mas e então, caro leitor, o que achou da novidade? Você faz parte dos fãs que ficaram incomodados com a mudança? Deixe a sua opinião nos comentários.