Destaque

Entenda o parentesco dos Eternos com o Thanos

O vilão Thanos ficou mundialmente famoso após antagonizar com os Vingadores nos dois mega-filmes “Vingadores: Guerra Infinita” e “Vingadores: Ultimato”. Porém, as duas produções pouco se aprofundaram na origem do vilão. E nesse texto nós vamos explicar qual é a relação do Titã Louco com os Eternos, que serão o próximo grupo a ganhar filme no MCU.

Lembrando, claro, que esse texto vai explicar o parentesco do Thanos com os Eternos nos quadrinhos. No cinema nós ainda não sabemos como isso será desenvolvido.

Há 1 milhão de anos atrás os Celestiais, entidades gigantes e mega-poderosas, vieram para a Terra e realizaram experimentos em primatas, dando origem a três ramificações evolutivas: Homo sapiens (os humanos), Homo descendus (os Deviantes) e Homo immortalis (os Eternos).

Foram criados 100 Eternos. Eles são altamente evoluídos, poderosos e receberam três missões na Terra: 1 – Proteger os Celestiais. 2 – Proteger a Máquina. 3 – Manter o equilíbrio da Terra.

Os Eternos foram liderados por Cronos e se isolaram, afim de não interferir em importantes eventos na evolução da espécie humana. E vale destacar que eles, apesar de serem eternos, ainda podem morrer. Explico: assim que morrem eles são ressuscitados pela Máquina. Dessa forma não chegam a realmente morrer.

A Máquina é um equipamento de tecnologia extremamente avançada dos Celestiais que serve de QG/moradia dos Eternos.

Primeira Guerra Civil

Apesar disso tudo, cerca de 600 mil anos atrás os Eternos passaram pela sua primeira Guerra Civil. Cronos liderava os Eternos e defendia que a espécie deveria se manter neutra nos eventos terrestres. Porém, Uranos, outro Eterno, defendia que seu povo deveria conquistar o planeta.

A vertente de Cronos saiu vitoriosa e os Uranianos (apoiadores de Uranos) foram exilados da Terra. Eles acabaram criando uma base no planeta Urano e depois em Titã, na lua satélite de Saturno.

Segunda Guerra Civil

É importante explicar que os Eternos não se reproduzem. Originalmente eles eram em 100. Porém mesmo que um Eterno tenha filho com uma humana, a criança poderá ter poderes, viverá mais do que um humano normal, mas não será um Eterno. Ele não terá conexão com a Máquina. E proteger a Máquina é um dos princípios fundamentais de um Eterno.

Sendo assim, as estruturas familiares dos Eternos são um conceito diferente dos humanos. Existem pais, filhos e irmãos, mas não são descendentes diretos, não há um vinculo biológico, são apenas designações dentro das “famílias”.

E esse foi o epicentro da segunda Guerra Civil dos Eternos, que ocorreu cerca de 200 mil anos atrás. O Eterno A’Lars liderou uma facção que defendia que os Eternos deveriam tentar expandir a Máquina. No caso, eles deveriam descobrir uma maneira de se reproduzir entre si e gerar novos Eternos.

Por sua vez, o Eterno chamado Zuras defendia o status quo vigente. Que as coisas não fossem alteradas. Os Eternos devem proteger a Máquina e uma vez que os filhos dos Eternos não tem conexão com ela, isso não é possível.

A’Lars pensava que os Eternos por anos excluíram aqueles que agiram de modo errado. Alguns Uranianos, por exemplo, foram excluídos da Máquina. Foram aprisionados para sempre dentro dela e não podem mais protegê-la. Os 100 Eternos não são mais 100. Então criar novos Eternos poderia suprir essa carência.

A discussão alçou reflexões filosófica, pois os Eternos chegaram a consultar os Celestiais sobre se eles poderiam se reproduzir, mas não obtiveram respostas. Os Zuranianos entendem que como ao natural são incapazes de criar Eternos que se conectem com a Máquina, então esse é o desejo dos Celestiais. Já a ala A’Larista pensa que a não resposta é um sinal verde e que entender isso como um não é uma tentativa de tentar interpretar os pensamentos dos Deuses.

Mais Eternos poderiam ajudar a proteger ainda mais a Máquina. O que é bom. Mas os experimentos poderiam por em risco a Máquina, o que é ruim.

Abaixo transcrevo um trecho do debate de ideias entre os Zuranianos e A’Laristas, que foi mostrado em Eternos: A Ascensão de Thanos, revista publicada em 2021 com roteiro de Kieron Gillen (X-Men) e arte de Dustin Weaver (Vingadores).

Zuranianos: Eternos existem em estruturas familiares eternas. Nós temos famílias, pais, filhos e relacionamentos forjados na nossa própria natureza. A ideia de que nos falta algo é impossível.

A’Laristas: Mas a criação de novos laços familiares não altera a Máquina, só adiciona a ela. E o que você disse não é verdade: há Eternos sem famílias, portanto, sem nenhuma dessas estruturas familiares. Eles não têm família, apenas amigos.

Zuranianos: A amizade entre Eternos é mais poderosa do que um vínculo familiar mortal. A amizade perdura por mais tempo e dessa forma acumula significado.

A’Laristas: Não é assim que o amor funciona. Você argumenta que o menor dos sentimentos dos Eternos é mais importante do que qualquer paixão humana, simplesmente porque perdura por mais tempo.

Por fim, a discussão foi encerrada por Daina, esposa de Cronos. Ela avaliou que um confronto entre A’Lars e Zuras teria a seguinte consequência: A’Lars perderia a guerra e danificaria a Máquina. Já Zuras teria sucesso e os Eternos rebeldes seriam excluídos, o que também prejudicaria a Máquina.

Dessa forma a sua decisão foi a seguinte: os Eternos terão as memórias desse confronto apagados pela Máquina, para eliminar qualquer sentimento negativo que ficou. A’Lars será exilado para realizar os seus experimentos e descobrir sozinho se há uma forma dos Eternos gerarem uma linhagem.

Em Titã, a Lua de Saturno, A’Lars, agora se chamando Mentor, encontrou a uraniana Sui-San. Eles passaram a viver juntos e com tecnologia Eterna criaram um paraíso em Titã. O local passou a ser povoado por clones, aliens e tudo o mais.

Apaixonados, Mentor e Sui-San se casaram e tentaram criar a nova linhagem de Eterno de maneira biológica tradicional. O resultado, no entanto, não foi o que mentor esperava. Nasceu o Thanos. Uma criança que já no nascimento apresentava um visual monstruoso e completamente diferente de qualquer outro humano ou Eterno.

A Thanos foi atribuída a “síndrome de Deviante“, uma mutação que lhe deu os genes deviantes. Ele cresceu como uma criança problemática, sempre causando terror e provocando mortes. Sua mãe chegou a enlouquecer por ter gerado uma criatura como ele. E Thanos, por sua vez, matou a mãe ainda na juventude.

Mas Mentor e Sui-San chegaram a ter outro filho: Eros. Ele não nasceu com a síndrome, mas também não possui conexão com a Máquina. Então nem Eros e nem Thanos são Eternos de fato.

Mentor também acabou sendo morto por Thanos e assim como sua esposa, ressuscitou na Terra através da Máquina. Mas o casal acabou sendo Excluído e vivem ate hoje presos dentro da Máquina, na Terra.

Mas e então, caro leitor, o que achou da história? Um pouco complexa, não é mesmo? Thanos é um descendente direto de uma facção dissidente dos Eternos da Terra. Seu pai era tão Eterno quanto Ikaris, Makkari, Thena e todos os demais Eternos que tanto conhecemos.

Eternos são um personagens criados por Jack Kirby.

Você sabia disso tudo? O texto lhe foi útil e esclareceu alguns pontos? Então deixe a sua opinião nos comentários. Aproveita e nos segue também no Instagram e no Twitter. Até a próxima.

Redação Jamesons

Recent Posts

CRÍTICA – Deadpool & Wolverine é o filme mais divertido de todo MCU

Com pré-estreia em todo o Brasil nessa quarta e com lançamento oficial na quinta-feira, Deadpool…

4 meses ago

14 Curiosidades do Episódio 6 de X-Men ’97

Após o frenético 5° episódio que culminou na destruição de Genosha, o 6° episódio pisou…

7 meses ago

32 Curiosidades do Episódio 5 de X-Men ’97

O quinto episódio de X-Men'97 é um ACONTECIMENTO. Um evento. Uma insanidade. Um dos maiores…

7 meses ago

24 Curiosidades do Episódio 4 de X-Men ’97

X-Men ’97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana retrasada no…

8 meses ago

8 Curiosidades do Episódio 3 de X-Men ’97

X-Men '97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana passada…

8 meses ago

13 Curiosidades dos Episódios 1 e 2 de X-Men ’97

X-Men '97, série animada que dá continuidade ao desenho animado dos X-Men lá da década…

8 meses ago