Destaque

Entenda a polêmica do sexo oral dos super-heróis

Antes de começar esse texto, destacamos que ele contém conteúdo não indicado para menores de idade. Siga a leitura apenas se você tiver 18 anos ou mais. Ou então, convide algum adulto responsável por você para fazer a leitura contigo, para poder explicar contextos e tirar suas dúvidas.

Pois bem, surgiu uma polêmica um tanto quanto inusitada na comunidade nerd na última semana. E tudo começou com a animação +18 da Arlequina. A produção, por ser livre de censura, conta com muita violência explícita e sangue, mas parece que os executivos encontraram um limite do que pode ser abordado no programa: sexo oral.

Tudo começou quando Justin Halpern e Patrick Schumacker, co-criadores e Produtores Executivos da animação da Arlequina, deram uma entrevista para a Variety, falando sobre produções atuais de heróis que subvertem o gênero. Então eles apontaram que a série animada, por contar basicamente apenas com vilões, dava mais liberdade criativa.

É incrivelmente gratificante e gratuito usar personagens que são considerados vilões porque você tem muito mais margem de manobra”, falou Halpern. “Um exemplo perfeito disso está nesta terceira temporada de Arlequina [quando] tivemos um momento em que Batman estava fazendo sexo oral na Mulher-Gato. E a DC estava tipo, ‘Você não pode fazer isso. Você absolutamente não pode fazer isso. ‘ Eles ficaram tipo, ‘Heróis não fazem isso.’ Então, dissemos: ‘Você está dizendo que os heróis são apenas amantes egoístas?’ Eles disseram, ‘Não, é que vendemos brinquedos de consumo para heróis. É difícil vender um brinquedo se o Batman também faz sexo oral”.

Mas o que viralizou de verdade nas rede sociais foi a afirmação dos Produtores Executivos de que para a DC os “heróis não fazem isso (sexo oral)“. Automaticamente surgiu uma uma hastag no Twitter: #BatmanGoesDown (#BatmanFazSexoOral em uma tradução livre). E o assunto foi um dos mais comentados nas redes sociais.

Destacamos alguns dos mais importantes e divertidos:

Kevin Smith, roteirista que escreveu uma cena envolvendo sexo oral entre Oliver Queen e a Canário Negro, na HQ do Arqueiro Verde no início dos anos 2000, se manifestou:

“Também houve um pequeno burburinho quando fizemos as cenas de sexo oral do Arqueiro Verde/Canário Negro na minha corrida com @philhester e @andeparks 20 anos atrás. Mas meu ponto para o editorial da DC Comics foi: “Oliver Queen sabe como fazer as mulheres tremerem. Especialmente quando ele atinge o alvo.

Clark Gregg, ator que interpretou o Agente Coulson no MCU, também repercutiu a notícia:

Os heróis são especialistas nisso.

Obviamente uma infinidade de memes surgiram:

Mas o comentário que seguramente mais repercutiu sobre o assunto foi de Zack Snyder, ex-Diretor dos filmes da DC, que divulgou uma ilustração do Batman fazendo sexo oral na Mulher Gato e ainda afirmou que isso era “canônico“.

Mas e a Marvel?

Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando por qual motivo nós, um site que fala exclusivamente sobre Marvel, está abordando um assunto que fala sobre o Batman, correto? Pois bem, as coisas respingaram bem de leve na Marvel e como acho a pauta pertinente, resolvemos trazer aqui.

Ivan Cockrum, filho do lendário quadrinhista Dave Cockrum, resolveu mergulhar de cabeça nessa polêmica. Mas antes, caso você não conheça o Dave, ele foi um dos mais importantes criadores da Marvel na década de 70. Ele é o co-criador de personagens como: Noturno, Tempestade, Colossus, Força Fênix, Moira, Magia, Piratas Siderais e muitos outros da franquia mutante.

Ivan divulgou duas antigas artes não oficiais do seu pai, sketches como se fala no popular, onde podemos ver primeiro o Noturno espiando a Tempestade se masturbar nua e na outra o Noturno praticando sexo oral nela.

Confira as artes e o que Ivan tem a dizer sobre o assunto:

Nunca imaginei que houvesse um momento certo para compartilhar isso, mas se houve, é este. Estes são do último caderno de esboços do meu pai, Dave Cockrum, criador de Noturno e Tempestade. Se alguém estava se perguntando – Noturno faz sexo oral? .#BatmanFazSexoOral

Classificação Indicativa

Antes de finalizar o texto, acho importante destacar que entre a década de 50 até o início dos anos 2000 as revistas americanas operavam com uma autocensura do chamado Código de Ética dos Quadrinhos. Um selo era estampado na capa e as editoras se prontificavam a não publicar nada que tivesse nudez, violência explícita e coisas do tipo.

Ali por 2001, por exemplo, editoras como a Marvel abandonaram de vez essa autocensura. Atualmente os quadrinhos da editora vem com a seguinte classificação indicativa.

All Ages – Material aconselhável para todas as idade.
– Material recomendado para a maioria dos públicos, mas talvez os pais devam conferir a HQ antes de dar para os filhos.
T+ – Material destinado para jovens de 13 anos ou mais.
Parental Advisory – Material destinado para jovens de 15 anos ou mais. Se diferencia do T+ por abordar assuntos mais maduros.
Explicit Content – Material destinado para maiores de 18 anos, podendo conter nudez e/ou violência explícita.

No Brasil apenas as publicações que apresentam violência explícita ou pornografia trazem um aviso de classificação indicativa para maiores de 16 ou 18 anos, conforme rege o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). 

Lembrando que atualmente a maior parte das publicações de HQs de heróis recebem a classificação de “T+”, podendo até mesmo conter alguma cena de sexo, mas nada explícito, apenas sugerido muito de leve.

Mas e então, caro leitor, o que achou disso tudo? Sexo oral ainda deve ser um tabu tão grande nas histórias em quadrinhos? Deixe a sua opinião nos comentários.

Redação Jamesons

Recent Posts

14 Curiosidades do Episódio 6 de X-Men ’97

Após o frenético 5° episódio que culminou na destruição de Genosha, o 6° episódio pisou…

6 dias ago

32 Curiosidades do Episódio 5 de X-Men ’97

O quinto episódio de X-Men'97 é um ACONTECIMENTO. Um evento. Uma insanidade. Um dos maiores…

2 semanas ago

24 Curiosidades do Episódio 4 de X-Men ’97

X-Men ’97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana retrasada no…

3 semanas ago

8 Curiosidades do Episódio 3 de X-Men ’97

X-Men '97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana passada…

4 semanas ago

13 Curiosidades dos Episódios 1 e 2 de X-Men ’97

X-Men '97, série animada que dá continuidade ao desenho animado dos X-Men lá da década…

1 mês ago

Tudo sobre a nova fase dos X-Men pós-Krakoa

A Era Krakoana dos X-Men está chegando ao fim. E a Marvel já iniciou os…

1 mês ago