Ocorreu no final da tarde dessa sexta-feira, na CCXP Words, que começou hoje e vai até domingo em uma edição totalmente online, o painel sobre a “Nova fase dos X-Men“, do canal Geeq, com a participação dos artistas brasileiros que estão trabalhando nas HQs atuais.
Participaram do painel os desenhistas RB Silva (Potências de X), Lukas Werneck (Carrascos) e Wilton Santos (Excalibur). Nós do Jamesons questionamos os desenhistas, através dos comentários da live, se a representação extremista do Brasil nas HQs foi uma sugestão dos próprios desenhistas ou uma iniciativa dos escritores americanos.
Caso você não saiba, o Brasil tem sido representado nas HQs dos X-Men como uma nação altamente militar e preconceituosa. Mutantes estão sendo caçados no Brasil, inclusive crianças. E a nação se recusou a receber medicamos capazes de curar doenças como câncer e Mal de Alzheimer em troca de reconhecer oficialmente Krakoa como uma nação mutante.
Outros países também possuem representações parecidas nas revistas. O Brasil não é o único país inimigo declarado dos mutantes. Estão inclusos nessa lista Irã, Coreia do Norte, Rússia, Latvéria, Venezuela e claro, o Brasil, por exemplo.
Confira o que os próprios desenhistas brasileiros falaram sobre isso:
RB Silva: “No meu caso, trabalhando em Potências de X, o Hickman [o roteirista idealizador de toda essa fase] já trouxe esse roteiro pronto. Ele não pediu nenhuma sugestão a respeito do cenário atual. E pra mim, embora trabalhando no projeto, mas como leitor também, lendo e curtindo aquele roteiro, foi uma surpresa. Foi uma surpresa muita agradável, pois ele trouxe o real, ele trouxe o que está acontecendo. Ele espalhou todas as responsabilidades, todos os compromissos, todos os continentes, sabe, os seus líderes, e colocou da forma que está sendo retratado no mundo. Então cara, muito bom, perfeito.“
Lukas Werneck: “Eu achei bem coerente como ele tem retratado como os países tem lidado com todas as questões que o quadrinho ta abordando.”
Lukas, no entanto, também apontou que apesar dos roteiristas estarem cientes da situação política geral do Brasil, outras informações básicas sobre o nosso país ainda são desconhecidas por alguns:
“Eu lembro que a primeira página de Carrascos [que eu fiz] o roteiro trazia assim: ‘Brasil – mutantes brasileiros’ e eu já disse ‘Opa’. E aí, o único toque que eu dei era que o primeiro mutante brasileiro iria falar e ele falava ‘Ola que tal?’. Eu lembro que eu só falei assim ‘então, a gente fala português‘.
Confira abaixo a live completa com os desenhistas. A respostas inclusas nesse texto estão a partir de 16min10segundos.
Mas e então, caros leitores, o que vocês tem achado da representação brasileira nas HQs dos X-Men? O que achou dos próprios americanos estarem percebendo o Brasil atual como um país intolerante e militar? Deixe a sua opinião nos comentários.
Com pré-estreia em todo o Brasil nessa quarta e com lançamento oficial na quinta-feira, Deadpool…
Após o frenético 5° episódio que culminou na destruição de Genosha, o 6° episódio pisou…
O quinto episódio de X-Men'97 é um ACONTECIMENTO. Um evento. Uma insanidade. Um dos maiores…
X-Men ’97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana retrasada no…
X-Men '97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana passada…
X-Men '97, série animada que dá continuidade ao desenho animado dos X-Men lá da década…