Quadrinhos x Cinema! Editor da Marvel explica a dinâmica atual entre os setores
Vivemos uma fase em que quadrinhos cada vez mais recentes estão sendo adaptados para o cinema. Desde Guerra Civil, Soldado Invernal e Planeta Hulk, enredos do começo dos anos 2000, até Coração de Ferro, Poderosa Thor e Capitão América Sam Wilson, enredos lá de 2014/2017 nos quadrinhos, já estão no MCU.
Além disso, existe uma eterna discussão sobre o alinhamento dos quadrinhos com o cinema, no sentido de que se a cronologia das HQs é muito diferente do que vemos no cinema, os fãs reclamam. Em contrapartida, se a cronologia for muito parecida, os fãs também reclamam.
O questionamento passa a ser então: qual é a autonomia que os quadrinhos possuem hoje em dia em relação ao cinema? Quem é que manda de verdade? Lembrando que recentemente o Kevin Feige, Presidente da Marvel Studios, foi promovido a Chefe-Criativo da Marvel como um todo e agora também tem autonomia sobre as HQs.
A resposta para esse questionamento nos foi dada nessa segunda-feira, pelo Editor Sênior dos X-Men, Jordan White, ao ser entrevistado pelo portal AIPT Comics. A pergunta deles foi o nível de coordenação e diálogo entre quem produz os quadrinhos dos X-Men, quem desenvolve a nova série animada chamada X-Men’97 e o MCU como um todo. Confira abaixo a resposta na íntegra:
“Jordan: Quer dizer, somos todos parte da mesma empresa, mas eles não me consultam sobre o que devem fazer. E não os consulto sobre o que devemos fazer. De vez em quando temos encontros com estúdios e compartilhamos informações sobre o que estamos fazendo. Mas não é tão íntimo. Tipo, eu sabia que a série X-Men ’97 estava sendo trabalhada há algum tempo. Mas eu não sei sobre o que são os episódios. Eu não sei o impulso da série, realmente. Tenho certeza de que vou descobrir em algum momento, pelo menos um pouco mais sobre isso entre agora e quando isso acontecer. Ou então talvez isso não aconteça, não sei, porque é um projeto único e não faz parte do MCU.
Na maior parte, passamos tempo falando sobre projetos de MCU. E então, como eu disse, também realizamos apresentações para estúdios, dizendo: “Aqui está o que estamos planejando para o próximo ano. Aqui está o que vamos fazer.”
Mas certamente não acho que eles mudem seus planos com base no que dizemos. Eles sempre nos dizem: “Não queremos que você mude o que está fazendo para se adequar ao que estamos fazendo. Queremos que você fique 5 a 10 anos à nossa frente, porque queremos que você faça coisas divertidas e interessantes que possamos fazer no futuro.” O que estamos mais do que felizes em fazer. Nós absolutamente queremos contar novas histórias sobre nossos personagens e sim, se fizermos um trabalho bom o suficiente, tipo sim, isso pode se tornar a espinha dorsal de alguma coisa futura, dedos cruzados.
Você verá Krakoa no futuro dos filmes dos X-Men? Eu adoraria isso. Eu não tenho ideia se estamos fazendo um trabalho bom o suficiente e as pessoas sentem que isso é o que X-Men é e pode ser. Isso seria incrível. Eu adoraria isso.“
Ficou bastante claro como os dois estúdios estão trabalhando juntos e com plena autonomia, não é mesmo? Essa parece ter sido a receita do sucesso. Tem rendido ótimos quadrinhos e filmes de sucesso.
Mas e então, caro leitor, imaginava que era esse o nível de relacionamento entre as partes? Deixe a sua opinião nos comentários.