O que esperar do Renascimento da Marvel anunciado na CCXP Worlds
O Editor Tom Breevort, o escritor Jason Aaron e o desenhista Javier Garrón participaram de uma live com o apresentador Ryan Penagos durante a CCXP Worlds e o assunto foi o arco “Enter the Phoenix”, que começará agora em dezembro nos Estados Unidos na HQ dos Vingadores.
Desde que o escritor Jason Aaron passou a assumir os roteiros da revista dos Vingadores, em 2018, ele tem estabelecido os Vingadores do passado. No caso, formações antigas de heróis que se reúniram para salvar a Terra. Tem equipes que protegiam a humanidade há séculos atrás, mas o foco está na primeira formação: os Vingadores de 1 milhão de anos atrás.
O grupo é composto por: Agamotto (aquele mesmo do Olho de Agamotto do Doutor Estranho), o primeiro Pantera Negra, a primeira Punho de Ferro, o primeiro homem primitivo a receber a marca do Estigma, Odin (o pai de Thor), o primeiro Espírito da Vingança (apelidado carinhosamente de Mamuteiro Fantasma) e claro, a primeira hospedeira terráquea da Fênix.
E em dezembro teremos um arco focado na Fênix, onde veremos heróis e vilões do Universo Marvel disputando uma espécie de torneio e o vencedor será o novo hospedeiros da Fênix. Personagens como o Capitão América, Dr. Destino, Pantera Negra, Wolverine , Namore Mulher-Hulk já estão confirmados que estarão no torneio.
Confira as primeiras imagens já divulgadas:
Mas acontece que ao encerrar o painel, o editor Tom Brevoort fez um pequeno comentário que tem causado bastante furor na internet. Ele falou que as histórias que envolvem a Fênix costumam primeiro contar com a destruição e depois com o renascimento, indicando que essa poderia ser a temática do Universo Marvel em 2021.
Porém, é válido deixar isso claro, essa sua frase é um tanto vaga. Há aqueles mais afobados que apostam que a Marvel fará um reboot. Isso já podemos descartar. A Marvel detém hoje o maior universo compartilhado da cultura pop. São mais de 60 anos de histórias publicadas ininterruptamente toda semana e todas valem para a cronologia.
Fora que a Marvel tem em andamento hoje runs muito populares, que são sucessos de crítica e de público e que possuem tramas em desenvolvimento, que seriam jogados no lixo com um reboot. É o caso do Venom de Donny Cates, o Imortal Hulk de Al Ewing, o Espetacular Homem-Aranha de Nick Spencer e claro, os X-Men de Jonathan Hickman. Ou seja, reboot não é uma opção.
Alguns pensam que pode ser um relaunch, semelhante ao que a DC fez em 2016. É uma possibilidade, apesar de particularmente não por muita fé. A Marvel até tem alguns títulos para relançar, mas não sei se o suficiente para encabeçar uma grande iniciativa dessas.
Uma possibilidade muito grande é que o Renascimento seja apenas um título para o próximo arco dos Vingadores de Jason Aaron, assim como o atual se chama “Enter the Phoenix”.
Mas, particularmente, penso que pode ser um teaser para uma grande saga do Universo Marvel em 2021. Os X-Men atualmente tem explorado o método criado por eles de ressureição. O Imortal Hulk só é imortal pois ele renasce todos os dias à noite. O vilão Condenado, na HQ do Homem-Aranha, tem resgatado pessoas do inferno.
E existe um personagem que une todas essas histórias: Mefisto. E se todos os principais runs atuais da Marvel estiverem convergindo nesse sentido? Jason Aaron, na HQ dos Vingadores, mostrou que o vilão está há séculos manipulando os heróis. E ontem, durante o painel da CCXP, foi destacado que essa revelação será importante para o que está por vir.
Já pensou se as almas dos mutantes renascidos, a fonte do poder do Condenado, o Deus da Luz que combate Knull e Aquele Acima de Todos estiverem todos conectados com o Mefisto?
Mas e você, caro leitor, o que acha que significa o Renascimento do Universo Marvel? Tem algum palpite? Qual dessas teorias você acha mais provável? Deixe a sua opinião nos comentários.