Mercado americano de quadrinhos bate recorde de arrecadação em 2019
O mercado norte-americano de histórias em quadrinhos viveu um momento histórico em 2019, quando bateu o recorde de arrecadação com revistas mensais e encadernados/graphic novels. Ao todo as vendas chegaram a $1,2 bilhão de dólares.
Ao contrário do que muitos fãs mais intolerantes possam pensar, o mercado de quadrinhos que abraçou com força a diversidade nos últimos anos, não está quebrando. Muito pelo contrário.
Abaixo você confere um gráfico mostrando o crescimento do mercado desde 2012:
Um dado muito importante para compreendermos o recorde de 2019 é que pela primeira vez na história foi vendido mais encadernados/graphic novels do que revistas mensais.
Conforme dados apurados pelos portais Comichron e ICv2, dos $1,2 bilhão arrecadado, $570 milhões vêem das livrarias (que vendem exclusivamente encadernados e graphic novels), $525 das comic shops (onde são comercializadas as mensais e também encadernados/graphic novels), $90 mil do mercado digital e $25 mil de outros locais (como projetos de financiamento coletivo, por exemplo).
O crescimento nas vendas de encadernados e graphic novels em livrarias é um fenômeno que já era identificável nos últimos anos, mas foi apenas em 2019 que as comic shops foram superadas.
Segmentando o $1,2 bilhão das vendas, $765 mil corresponde a venda de encadernados/grapic novels e e $355 mil representam as histórias em quadrinhos mensais.
Vale ressaltar também que a DC Comics nos últimos anos tem feito importantes movimentos com o objetivo de produzir mais graphic novels voltadas para o público jovem, renovando o seu público e levando histórias em quadrinhos para as livrarias, o mercado em ascensão.
A Marvel anunciou ontem mesmo uma iniciativa muito semelhante que será iniciada em 2021, produzindo graphic novels originais para personagens como Miles Morales, Miss Marvel e a Shuri, por exemplo.
Apesar disso, vale reforçar também que o mercado de revistas mensais também cresceu: 5%. Sinal de que apesar do sucesso do formato encadernado, o público regular das mensais se mantém intacto e crescendo.
Fica a curiosidade de como serão os números de 2020, levando em consideração que a pandemia provocada pelo coronavírus paralisou o mercado por cerca de 3 meses e ainda está causando prejuízos.
Caso você queira conferir detalhes sobre essa pesquisa realizada pelos portais Comichron e ICv2, clique aqui.
Mas e então, caro leitor, o que achou da novidade? Feliz de saber que o mercado de quadrinhos está indo bem? Já esperava por isso ou ficou surpreso? Deixe a sua opinião nos comentários.