Destaque

8 easter eggs do 2° episódio de Falcão e o Soldado Invernal que você pode ter perdido

O segundo episódio de Falcão e o Soldado Invernal já está entre nós e tem dado o que falar com as suas participações especiais. Nesse texto nós vamos falar sobre estes e outros easter eggs do capítulo.

8 easter eggs do 2 episódio de Falcão e o Soldado Invernal

1 – Estrela Negra

Lemar Hoskins foi o novo personagem apresentado no MCU nesse segundo episódio. Ele é um soldado, amigo de John Walker e virou o novo parceiro do novo Capitão América, assim como o Bucky foi originalmente para Steve Rogers. Ele atende pela alcunha de Estrela Negra.

Nos quadrinhos Lemar também é um grande companheiro de John, mas ele iniciou a carreira heroica atendendo como Bucky. Mas assim que percebeu que isso era vergonhoso para a comunidade negra, mudou de codinome para Estrela Negra.

2 – Mercador do Poder

OBS: Power Broker é Mercador do Poder no original. Foto: Disney+.

Ao final do episódio, o pessoal da Apátrida diz estar fugindo do Mercador do Poder, o que é mais uma referência que vem direto das HQs. Nos quadrinhos essa é uma organização que desenvolveu um soro para dar poderes como o do super-soldado para as pessoas.

Mas metade das pessoas que passaram pelo experimento morreram ou ficaram gravemente deformadas. Mas tudo isso foi mantido em sigilo e nunca foi divulgado ao público. A organização também utiliza drogas altamente viciantes nas pessoas.

Nas HQs, Mercador do Poder é responsável por dar poderes a vários heróis e vilões menores da Marvel. Mas dois em específico acho que cabem ser mencionados aqui: o Agente Americano (John Walker) e o Estrela Negra. Sim, na série eles não possuem poderes (isso é inclusive mencionado por John na sua entrevista para a TV nesse episódio), mas será que vão adquirir ao longo da temporada?

3 – Turnê do Capitão América

Logo no início do episódio podemos ver John Walker fazendo uma turnê pelos Estados Unidos se divulgando como o novo Capitão América. Isso é basicamente a mesma coisa que o Governo Americano fez com o Steve Rogers quando ele se tornou o Capitão, lá na Segunda Guerra Mundial.

Inclusive, se você prestar atenção, a música tema da turnê é muito semelhante a do Steve, que você confere abaixo:

4 – Apátrida

Nos quadrinhos Apátrida é um vilão chamado Karl Morgenthau e ele tem como objetivo libertar a Terra do Governo Nacional. Na série isso foi adaptado e alterado de maneira significativa. Primeiro que Apátrida deixou de ser o nome de um indivíduo e passou a representar todo um movimento que luta para libertar a Terra do Governo Nacional.

E segundo que Karl Morgenthau virou Karli Morgenthau, a líder da Apátrida, personagem que o Falcão e o Soldado Invernal confundiram com uma refém nesse segundo episódio.

5 – Isaiah Bradley

Nós dedicamos um texto inteiro para falar de Isaiah Bradley e a sua revoltando história nas HQs, clique aqui se tiver interesse de saber em detalhes o que aconteceu com ele. Mas em resumo foi um soldado negro que se alistou para lutar na Segunda Guerra Mundial e acabou se tornando cobaia do experimento do Super-Soldado.

Enquanto centenas de outros homens negros morreram durante os experimentos, Isaiah foi o último a sobreviver e acabou se tornando o primeiro Capitão América negro. Mas mesmo sendo um herói, acabou sendo preso (nas HQs por 17 anos e na série por 30) injustamente.

6 – Patriota

Outro detalhe desse episódio que os leitores das HQs logo identificaram foi o neto de Isaiah, que é ninguém menos do que Elijah Bradley, o jovem herói conhecido como Patriota.

Nos quadrinhos ele faz parte dos Jovens Vingadores originais, ao lado de outros personagens que já despontaram (ou estão para despontar) no MCU: Estatura (filha do Homem Formiga), Wiccano e Célere (filhos da Feiticeira Escarlate) e a Gaviã Arqueira (parceira do Gavião Arqueiro na sua vindoura série).

Nos quadrinhos o Patriota mentiu que ganhou poderes através de uma transfusão de sangue do seu avô, mas ele estava se injetando Hormônio de Crescimento Mutante (talvez na série adaptem para algo relacionado o Mercador do Poder) para ter força extra. Mas acabou se viciando e após uma espécie de overdose deixou isso de lado.

Eventualmente ele acabou se ferindo gravemente e então sim recebeu uma transfusão de sangue do seu avô, Isaiah Bradley, e ganhou enfim os seus poderes.

7 – Cena da prisão

Uma das cenas que mais repercutiu desse segundo episódio de Falcão e o Soldado Ivernal foi depois que Sam e Bucky saem da casa de Isaiah. Eles estão discutindo na rua, quando surge uma viatura da polícia questionando se o Sam estava perturbando o Bucky.

Toda a cena foi construída para mostrar o racismo estrutural da polícia que sempre presume primeiro que a pessoa errada é a de pele negra. Mas na sequência o policial descobre que eles são Vingadores, grandes heróis nacionais, fica constrangido e os libera.

O escritor Nick Spencer e o desenhista Daniel Acuña são mencionados nos créditos do episódio e eles produziram uma cena ligeiramente semelhante nas HQs. A cena é semelhante em essência, mas é uma situação completamente diferente.

Na história em questão o Falcão foi impedir o vilão Ardiloso de roubar um banco, mas a polícia chegou e prendeu o Falcão. Foi preciso que o próprio Capitão América fosse até a delegacia libertar seu amigo Sam.

O diálogo entre Sam, Steve e o policial na prisão foi exatamente esse:

Steve: Aquele homem que você achou ser um Vingador …
Sam: Ele quis dizer o cara branco.
Steve: … era na verdade o Ardiloso. Ele é o criminoso que estava roubando o banco. E esse homem? Sam WIlson, o Falcão?
Sam: O cara negro.
Steve: Ele estava tentando prender o Ardiloso. E teria conseguido … se você não tivesse prendido ele.

Dê um zoom e leia toda essa situação nas páginas abaixo:

8 – Arma de fogo

Quando o Agente Americano e o Estrela Negra foram ajudar o Falcão e o Bucky, foi possível ver que John Walker utiliza uma pistola junto do seu equipamento. Essa é uma diferença significativa em relação ao Steve Rogers.

O antigo Capitão América usava apenas o seu escudo. Não que ele nunca tenha usado armas de fogo, ele usava, mas em situações mais extremas e principalmente na Segunda Guerra Mundial.

Nos quadrinhos, essa diferença entre eles é bem significativa, pois John, ao contrário de Steve, não tem escrúpulos e é muito mais selvagem, violento e raivoso, matando vilões e capangas sem nenhum remorso, diferente do Steve.

Mas e então, caro leitor, identificou mais algum easter egg que deixamos passar? O que está achando de Falcão e o Soldado Invernal? Deixe a sua opinião nos comentários.

Redação Jamesons

Recent Posts

14 Curiosidades do Episódio 6 de X-Men ’97

Após o frenético 5° episódio que culminou na destruição de Genosha, o 6° episódio pisou…

2 semanas ago

32 Curiosidades do Episódio 5 de X-Men ’97

O quinto episódio de X-Men'97 é um ACONTECIMENTO. Um evento. Uma insanidade. Um dos maiores…

2 semanas ago

24 Curiosidades do Episódio 4 de X-Men ’97

X-Men ’97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana retrasada no…

3 semanas ago

8 Curiosidades do Episódio 3 de X-Men ’97

X-Men '97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana passada…

1 mês ago

13 Curiosidades dos Episódios 1 e 2 de X-Men ’97

X-Men '97, série animada que dá continuidade ao desenho animado dos X-Men lá da década…

1 mês ago

Tudo sobre a nova fase dos X-Men pós-Krakoa

A Era Krakoana dos X-Men está chegando ao fim. E a Marvel já iniciou os…

2 meses ago