5 controvérsias de Dan Slott que causaram a ira dos fãs

Dan Slott está há dez anos escrevendo O Espetacular Homem-Aranha, tendo a passagem mais extensa entre os autores do herói, totalizando cerca de 200 edições escritas. Slott começou a escrever a revista na edição #546, no início de 2008, assumindo-a de forma integral na edição #648, na virada do ano de 2011. Atualmente a revista ruma a sua octingentésima (!), um recorde de edições na Marvel. Tanto tempo assim rendeu muitos enredos, alguns deles bastante polêmicos, que foram alvo de reclamações dos leitores fiéis do Aranha.

Este texto elenca e discute 5 ideias de Slott que foram alvo da ira dos fãs do Homem-Aranha devido ao fato de serem controversas.

A Sinistra Seda

 

Em 2014, durante o lançamento do filme O Espetacular Homem-Aranha 2, a principal revista do Homem-Aranha foi relançada. Era prometida a volta de Electro, de acordo com o filme, e par muitos a condução da revista se daria nesse modelo. A fase do Homem-Aranha Superior foi encerrada e os fãs esperavam algo mais tradicional a partir de então. Electro foi apenas um convidado relâmpago. A grande vilã a partir do relançamento passou a ser a Gata Negra, o que por si só já é controverso. No entanto, em consonância com a saga Pecado Original, baseada em retcons, Slott revelou chocantemente que, na verdade, a aranha radioativa que forneceu poderes a Peter Parker também picou outra pessoa: uma personagem completamente nova.

A polêmica se resume a adicionar um personagem a mais num momento tão básico e inicial da história do Homem-Aranha. O desconforto dos fãs não foi muito intenso, mas existiu. Os impactos de duas Pessoas-Aranhas surgidas no mesmo momento eram radicais demais. A outra pessoa picada era Cindy Moon, que se manteve reclusa por anos para se proteger dos Herdeiros, o que é explicado na saga Aranhaverso. Após deter os Herdeiros, Moon adota o codinome Teia de Seda e teve uma revista mensal escrita por Robbie Thompson que durou 26 edições. Atualmente, a personagem está sumida dos quadrinhos, mas possivelmente Slott ainda tem planos para sua chocante criação.

Peter Parker, o Espetacular Empresário

O grande legado da fase superior do Homem-Aranha foi, sem dúvidas, o sucesso profissional que Otto Octavius deixou na vida de Peter Parker. Após anos de fracasso financeiro e pessoal, Peter era diretor de uma empresa multinacional, as Indústrias Parker. O relançamento da revista, no final de 2015, após a saga Guerras Secretas, tratou especificamente da nova vida bem-sucedida do herói. Equipado com muitos funcionários e apetrechos tecnológicos desenvolvidos por ele mesmo, além de disfarçar o Homem-Aranha como seu guarda-costas, o Amigão da Vizinhança foi muito comparado com o Homem de Ferro. Inclusive, a ira dos fãs que não concordaram com a mudança de status do herói seguiu esse raciocínio.

Recentemente, com a saga Império Secreto, Otto Octavius fez com que Parker desmantelasse sua própria empresa, fazendo com que o Homem-Aranha voltasse à sua vida difícil, como um homem de trinta anos sem estabilidade financeira. Dessa vez, o ódio partiu daqueles que não queriam a “regressão” do sucesso de Peter, fazendo-o voltar ao que era no passado. No entanto, Slott já arranjou uma nova função para o herói, lá no Clarim Diário. O fato é que, pé-rapado ou milionário, o estado financeiro de Peter Parker tem o poder de ser polêmico entre os fãs.

Ilha das Aranhas

Logo no início de sua passagem no Homem-Aranha, a primeira grande história planejada por Slott teve a capacidade de ser controversa. A ideia da trama é que o Chacal, sendo comandado por Adriana Soria, a Rainha-Aranha, infectou toda ilha da Manhattan com um vírus capaz de simular os poderes do Homem-Aranha. No entanto, logo os habitantes nova-iorquinos passaram de Homens-Aranha para Aranhas-Homens quando o vírus se tornou mais potente e transformou os habitantes em monstros.

A história foi acusada na época de ser surreal, muito inverossímil e absurda. Afinal, era algo que afetava sem exceção todos os habitantes de uma cidade imensa. Apesar disso, as reclamações morreram com o fim da saga, que deixou poucas marcas. O impacto maior foi bater o último prego no caixão do enredo de Um Dia a Mais, pois na história Peter quebra o feitiço que protegia sua identidade secreta.

Gwen Stacy… viva?

Ressurreições são comuns em quadrinhos, mas há personagens intocáveis pela mágica da ressurreição. Uma morte tida como definitiva é a do Capitão Mar-Vell. Para os X-Men, falam do irrelevante Pássaro Trovejante. O parceiro do Capitão América, Bucky, também era irressuscitável e provou que é possível ser uma exceção das exceções. A namorada morta de Peter Parker, Gwen Stacy, no entanto, nunca teve previsões de retorno. Até que Slott publicou uma nova saga em 2017.

Dead No More: The Clone Conspiracy trouxe praticamente todos aqueles conhecidos do Homem-Aranha, amigos e inimigos, de volta à vida. O novo Chacal, entre Martha Jameson e Massacre, não perdoou nem mesmo Gwen Stacy, cuja morte era imaculada desde então. Dessa vez não era um outro clone de Gwen, mas sim a verdadeira. Apesar de auxiliar o Chacal no início, Gwen se sacrifica para ajudar o Homem-Aranha a derrotar o vilão. A volta do Tio Ben foi insinuada, mas Slott não foi tão audacioso para trazê-lo de volta. Podemos com certeza esperar por repercussões de The Clone Conspiracy no futuro das histórias do Homem-Aranha.

Homem-Aranha Superior

Sem dúvida alguma, o Homem-Aranha Superior é a polêmica mais extrema da passagem de Slott no Homem-Aranha. O autor chegou a receber ameaças de morte na época em que trouxe a ideia à tona. O motivo? Na virada do ano de 2013, o Homem-Aranha teve seu corpo roubado por um de seus maiores vilões, o Doutor Octopus. Peter morreu no corpo moribundo de Octopus e o vilão adotou em segredo a identidade do Homem-Aranha. A revista do Aranha foi encerrada na edição #700 e relançada como o Homem-Aranha Superior logo em seguida, tendo como protagonista, o Doutor Octopus.

Por 30 edições, Octopus foi oficialmente o Homem-Aranha. Obviamente, Peter Parker retornou ao seu corpo, apesar de trazer as marcas de seu tempo ausente. Ameaças de morte à parte, os leitores de Homem-Aranha Superior têm a tendência de elogiar enormemente o título, muitos deles lamentando sua curta duração. Atualmente, é possível contentar-se com uma versão do Octopus Superior continua ativa e escondida da Peter Parker.

Previous post Adam Warlock está de volta pelas mãos de um vilão
Next post Marvel lança HQ do Legion inspirada na série de TV
error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D