Jamesons

– O maior site especializado em Marvel do Brasil

16 ANOS DEPOIS! Feiticeira Escarlate enfim se redime com a comunidade mutante

Desde 2005 uma das pautas mais recorrentes na franquia mutante foi o genocídio promovido pela heroína Feiticeira Escarlate. Em um momento de fragilidade psicológica, onde ela foi manipulada pelo seu irmão Pietro (e posteriormente via retcon pelo vilão Dr. Destino), ela acabou proferindo a frase “Chega de Mutantes“.

[Nota do Editor: Antes de prosseguir, é importante deixar claro que esse texto conta com spoilers de X-Men: O Julgamento de Magneto #5, revista publicada hoje nos Estados Unidos e ainda inédita no Brasil.]

Dessa forma, com uma simples frase, Wanda usou a Magia do Caos para eliminar o Gene x em mais de 900 mil mutantes. Mas mais do que isso, a partir de então nenhum mutante voltou a nascer no planeta. Na época, sobraram, oficialmente, apenas 198 mutantes na Terra inteira. Os mutantes entraram oficialmente em extinção.

A personagem já havia encontrado, parcialmente, uma redenção na saga Vingadores vs X-Men, quando ajudou a Messias mutante, Esperança Summers, a reativar o gene x no planeta. A ocasião marcou o fim da extinção, com diversos adolescentes manifestando poderes ao redor do globo.

Mas a Wanda ainda tinha uma dívida com aqueles mais de 900 mil que ela retirou o direito de ser mutante. Alguns, inclusive, chegaram a morrer devido a isso. Imagine um mutante cujo poder é voar, assim que a sua habilidade sumiu ele despencou e morreu. Só pra exemplificar.

Durante a saga Impéryio, a Wanda tentou se redimir quanto a isso também. Tentou realizar um feitiço perigoso e obscuro para ressuscitar todos os mortos em Genosha. A antiga nação mutante foi dizimada por um gigantesco sentinela e mais de 15 milhões de Homo Superior perderam a vida. Foi o maior genocídio da espécie mutante.

Só que o feitiço da Wanda não deu certo e ela trouxe os mutante de volta a vida como zumbis. Ou seja, piorou ainda mais a situação. Vale dizer que os mutantes atualmente já desenvolveram protocolos de ressureição eficientes. Eles já estavam aos poucos trazendo de volta à vida o povo de Genosha. A Feiticeira Escarlate só fez atrapalhar tudo isso, na tentativa de ajudar.

Porém, agora na minissérie X-Men: O Julgamento de Magneto, com roteiro de Leah Williams (X-Factor) e arte de Lucas Werneck (X-Men), ela parece enfim ter encontrado a redenção que há tanto tempo busca.

Wanda decide realizar um feitiço envolvendo os protocolos de ressurreição de mutantes como forma de se redimir pelo Dia M. Ela queria aprimorar eles. Anos atrás o Professor X começou a guardar memórias de todos os mutantes da Terra no Cérebro. E isso é uma parte fundamental dos protocolos de ressureoção. Mas quem morreu antes da criação desse equipamento, não tem como voltar à vida. E foi isso que a Wanda tentou resolver.

Só que o primeiro passo para o feitiço necessitaria que ela própria encarasse esse processo, morrendo e tendo sua consciência restaurada pelo Cérebro.

A Feiticeira Escarlate então pede que Magneto a mate, garantindo que ela encontraria uma forma de ressuscitar, mesmo que não fosse mutante para ser trazida de volta pelos Cinco. E assim ela faz. Encarando seu passado e futuro, Wanda encontra seu caminho pelo pós-vida e consegue ressuscitar seu próprio corpo. Em seguida, Esperança restaura suas memórias com o backup do Cérebro – armazenado quando Xavier e Magneto ainda acreditavam que a Feiticeira era mutante.

[Nota do Editor: Como assim você não sabia que a Feiticeira Escarlate não é mutante? Leia esse texto aqui que a gente te explica tudo direitinho.]

Durante a revista, Wanda reganha o restante de suas memórias por completo, com a ajuda de Rachel Summers e Jean Grey. Embora confusa, ela eventualmente enfrenta o seu próprio passado – e futuro – até finalmente se permitir o perdão.

Com isso, agora era a hora de fazer com que os mutantes também a perdoassem, concluindo o feitiço que começou. Ela então reúne Legião, Polaris e Proteus, filhos biológicos de Xavier, Magneto e Moira (as três principais lideranças de Krakoa), para a realização do ritual. Só que as coisas não funcionam.

Quando as coisas parecem não funcionar, Polaris sugere que Wanda é quem deveria tomar o seu lugar como a filha de Magneto no ritual. Por mais que a Feiticeira não fosse mutante ou sua filha biológica, o fato de se considerar irmã de Lorna e filha de Magneto já seria poderoso os suficiente, independente de seus genes. Claro que o fato de os três serem poderosos seres com experiência alterando a realidade também pode ter ajudado.

O feitiço é então concluído e uma espécie de Campos Elísios é criado para os mutantes. Uma dimensão de bolso para onde as almas de todos os mutantes ficariam, aguardando pela ressurreição, um lugar fora do tempo-espaço, onde essas restrições temporais não importavam.

A partir de então, o Cérebro consegue acessar essa “Sala de Espera“, encontrando mutantes que não possuíam um backup de consciência salvo. Dessa forma, qualquer mutante pode ser ressuscitado em Krakoa, não só aqueles que estavam vivos na época em que Magneto, Xavier e Moira começaram a colocar o plano da imortalidade em prática.

O novo protocolo faz suas estreia logo com o retorno de um dos mortos mais famosos das HQs mutantes, John Proudstar, o Pássaro Trovejante original. E graças a Wanda, 20 milhões de mutantes poderão ser ressuscitados.

A revista ainda termina com uma cena muito bonita. Ao longo dos últimos anos o líder mutante Exodus tem espalhados para as crianças mutantes de Krakoa a história da “Farsante“, pintando a Wanda como uma das maiores inimigas da espécie mutante. Mas com a sua redenção, Exodus a acolheu e agora ela virou a “Redentora” e até se juntou a ele e as crianças.

Mas e então, caro leitor, feliz de ver que a Marvel finalmente deu um ponto final nesse drama da Feiticeira Escarlate? Qual será o futuro da heroína? Deixe a sua opinião nos comentários.

error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D