13 heróis da Marvel que são ex-presidiários

O sistema penal, no mundo inteiro, não funciona com a perfeição que deveria, sobretudo no Brasil. Em todo o planeta, 1 a cada 3 presos aguarda julgamento. Aqui em nosso país, em dados de 2020, tínhamos uma população de 710 mil pessoas encarceradas, sendo que 31% nem ao menos foram julgadas.

Além disso, existem diversos erros por parte da justiça, seja por corrupção ou até mesmo por problemas básicos como o erro no reconhecimento dos acusados.

Dito isso, o Universo Marvel é uma representação significativamente fidedigna em relação ao mundo real. E dois heróis se destacam por sempre buscar a justiça: o Demolidor e a Mulher-Hulk, os heróis advogados da Marvel. Frequentemente eles precisam intervir em casos para que haja uma celeridade nos casos ou uma correção de algum erro.

O texto abaixo compila uma lista de 13 heróis da Marvel que foram presos nos quadrinhos e agora são ex-presidiários. As causas dessas prisões são variadas, mas boa parte tem em comum a falha do Poder Judiciário, que é uma peça fundamental da democracia, mas também não é à prova de falhas.

Levando em consideração todas as vidas que esses personagens já salvaram e todo o bem que praticaram, eles deixaram de ser heróis por serem também ex-presidiários? Colocando tudo na balança, qual a sua opinião?

Lembrando, claro, que uma das principais funções do sistema penal é reeducar o cidadão para ele ser reintegrado a sociedade. O estigma de ex-presidiário é negativo tanto para o indivíduo quanto para o coletivo da comunidade. Todos ganham quando alguém que é preso e consegue se recolocar devidamente na sociedade.

13 heróis ex-presidiários da Marvel

1 – Homem-Aranha

Lá por 2017 uma facção corrupta da SHIELD estava atrás da irmã de Peter, a Theresa Parker, que é uma espiã. A organização foi então prender o Peter por suspeita de envolvimento. Ele foi algemado, levado para a delegacia e interrogado.

Eventualmente ele se livrou das acusações, afinal ele era inocente. E quando a corrupção parte da acusação e não do acusado, todo processo é jogado no lixo. Então ele foi inocentado.

Ok, talvez vocês não considerem isso como “ex-presidiário” pois ele não foi pra cadeia. OK. Acontece que lá em 1981, em O Espetacular Homem-Aranha #219, o Peter entrou escondido em uma prisão para tirar algumas fotos para o Clarim Diário e acabou sendo pego.

Os policiais não entenderam o que ele estava fazendo dentro da prisão, acharam que ele era um dos prisioneiros e acabou preso. Foi preciso ligar para o Matt Murdock intervir, em um julgamento urgente para provar que ele estava preso injustamente.

Então sim, Peter Parker já foi um ex-presidiário.

2 – Ciclope

Scott Summers é o mais famoso líder dos X-Men. É um dos heróis mais amados da Marvel e conta com uma legião de fãs. Acontece que durante uma fase mais caótica para os mutantes, quando eles estavam lidando com a iminente extinção, Ciclope liderou um movimento de independência da sua espécie onde primeiro foi fundada a nação chamada Utopia.

Após isso, durante a saga Vingadores vs X-Men, como um efeito colateral da intervenção dos Vingadores na Foça Fênix, Ciclope se tornou um hospedeiro da entidade. A Fênix conta com mais poder do que qualquer pessoa consegue suportar. E Scott enlouqueceu.

Em um momento de surto, assassinou o Professor Xavier e quase destruiu a Terra. Apesar de ser visto por parte da sua espécie como um líder rebelde, que faz tudo o que está ao alcance para os seus iguais, foi condenado a prisão e ficou algum tempo por lá até fugir.

Posteriormente o assunto nunca mais voltou a ser debatido, afinal, o Ciclope é inegavelmente um herói que já salvou a Terra dezenas de vezes antes e depois de ser um ex-presidiário.

3 – Luke Cage

Carl Lucas teve uma juventude bastante problemática. Participou de gangues, praticou furtos e vandalismo. Mas eventualmente encontrou um emprego e seguiu com uma vida honesta.

Acontece que um ex-amigo, por vingança, plantou drogas na sua casa e ele acabou sendo injustamente preso. Foi levado para uma das prisões mais perigosas, sofreu na mão de policiais racistas e foi cobaia de um experimento do governo para recriar o soro do super-soldado do Capitão América.

Com seus novos poderes, fugiu da cadeira, mudou seu nome para Luke Cage e então iniciou a sua carreira heroica. Inicialmente cobrando para salvar o dia, como Herói de Aluguel, mas aos poucos Luke foi se tornando um dos mais altruístas e conscientes heróis do Universo Marvel.

Atualmente ele é o Prefeito de NY no Universo Marvel e o fato dele ser um ex-presidiário não o impediu de alcançar esse posto. Afinal, todos os moradores da cidade sabem da sua adoração pelo Harlem e a devoção diária que ele deu ao povo salvando todos de grandes ameaças.

4 – Steve Rogers

Nos últimos anos Steve Rogers foi preso duas vezes nos quadrinhos. A primeira lá em 2006, durante a famigerada Guerra Civil. Após liderar por meses o lado Anti-Registro que se opunha a uma Lei Federal que buscava regulamentar a atividade super-heroica, ele acabou se rendendo após uma grande batalha em Nova Iorque e foi preso.

Após ficar alguns dias preso, Rogers foi assassinado enquanto subia as escadarias do tribunal que iria lhe julgar.

Mais recentemente, em 2018, Steve foi injustamente acusado de assassinar o General Ross e foi enviado para a prisão. Ficou um tempo preso, precisou enfrentar alguns vilões que ele mesmo mandou para a prisão. Mas acabou fugindo com a ajuda das Filhas da Liberdade.

Eventualmente também foi esclarecido que o Capitão América era inocente. Assim ele se tornou um ex-presidiário.

5 – Demolidor

Em 2021 foi a vez do Demolidor ir para o xilindró. Mas dessa vez foi por uma escolha dele mesmo. Durante um confronto com bandidos comuns de rua, o herói acertou um soco em um deles, que acabou batendo a cabeça muito forte na parede e morreu.

Matt passou então a viver com essa culpa, chegando até mesmo a desistir de ser o Demolidor. O advogado então aceitou participar de um julgamento, como Demolidor, mantendo a sua identidade secreta e durante o processo se declarou culpado.

Ele foi condenado a dois anos de prisão e ganhou o direito de ficar de máscara na prisão para que a sua identidade não fosse exposta. Durante o tempo que ficou preso, sofreu diversas tentativas de assassinato, seja por facadas, envenenamento e tantas outras coisas.

Ele também descobriu um esquema de corrupção dos policiais e auxiliou para investigar e esclarecer a situação.

6 – Mulher-Hulk

Durante um tempo o feiticeiro e vilão Arthur Moore conseguiu uma ordem de restrição contra a Mulher-Hulk. Foi bem no período em que a Jen passou a atuar como uma caçadora de recompensas. Ela estava procurando por um homem chamado Bran Murphy.

Acontece que Bran era guarda-costas de Arthur Moore e por se aproximar de ambos a Mulher-Hulk desobedeceu a ordem de restrição. Ela ficou presa por um tempo, mas logo foi libertada quando Arthur morreu e a polícia precisou da sua ajuda.

Mesmo assim, a Mulher-Hulk fico presa durante cerca de três edições e por isso já pode ser considerada um ex-presidiária.

7 – Coisa

Em um momento de grande fragilidade emocional, Ben Grimm estava em uma sala fechada na presença da sua esposa cega, Alicia Masters e o vilão Mestre dos Bonecos, quando o último foi assassinado. Por estar no local do crime e por falta de evidências para provar a sua inocência, foi considerado culpado.

O Coisa foi levado para a Balsa, prisão de super-seres. Ficou ao lado de diversões vilões que ele e o Quarteto Fantástico prenderam. Mesmo com a sua pele resistente, passou a usar um abafador de poderes na prisão e perdeu a sua super-força. O que o tornava um alvo fácil para outros prisioneiros.

Após um tempo acabou fugindo da prisão e mais adiante foi revelado que ele foi incriminado pelo vilão Homem Silencioso e que não assassinou ninguém. Mas ele segue como um ex-presidiário.

8 – Sam Wilson

Certa vez, enquanto ainda atuava como Falcão, o Sam Wilson foi atender a uma emergência quando o vilão Ardiloso estava roubando um banco. Acontece que ao chegar no local, por ser uma pessoa negra, foi, de maneira racista, confundido com o criminoso pela polícia.

Enquanto o Ardiloso, que roubou o banco, foi visto pelos oficiais da Lei como o herói da situação. O Falcão foi capturado e preso. Foi preciso que Steve Rogers fosse pessoalmente na delegacia esclarecer o equívoco dos policiais.

Ou seja, por puro racismo o Sam Wilson se tornou um ex-presidiário. E infelizmente essa história reflete muito o que acontece na nossa realidade. Dados divulgados em 2021 revelam que 83% dos presos injustamente por reconhecimento fotográfico no Brasil são negros, por exemplo.

9, 10, 11 e 12 – Sr. Fantástico, Mulher Invisível, Homem de Ferro e Cavaleiro da Lua

Durante a saga Reinado do Demônio, Wilson Fisk, o antigo Rei do Crime e na época o Prefeito de NY, sancionou uma Lei Municipal que proibia os vigilantes/super-heróis na cidade. As únicas pessoas com poderes habilitadas eram vilões que ele designou para trabalharem em delegacias, como uma milícia.

Sendo assim, alguns heróis acabaram sendo presos por violar essa lei. Os heróis presos foram: Sr. Fantástico, Mulher Invisível, Cavaleiro da Lua e o Homem de Ferro.

Todos ficaram um tempo na prisão, até que conseguiram fugir e então se juntaram aos heróis na grande batalha final contra a milícia do Rei do Crime.

13 – Punho de Ferro

Durante a Guerra Civil, Danny Rand, o Punho de Ferro, substituiu Matt Murdock como Demolidor em um esforço para convencer a mídia e a população de que Matt Murdock e o Demolidor não eram a mesma pessoa.

Ele também se aliou ao lado Anti-Registro da Guerra Civil e chegou a ser preso pelo Tony Stark. A situação gerou a icônica cena em que ele dá uma moeda de prata para o Homem de Ferro e diz “agora você tem 31 moedas de prata“.

A frase foi uma referência a Judas, que conforme a Bíblia, traiu Jesus por 30 moedas de prata. Rand foi levado para a prisão 42, que ficava na Zona Negativa e lá ficou até que o Capitão América e os demais rebeldes libertaram todo mundo no final da saga.

Como podemos ver nessa lista, quase todos os heróis foram presos de maneira injusta. Sofreram nas mãos de policiais, juízes ou políticos corruptos. E provadas as suas inocências, foram libertados. Mas, querendo ou não, serão para sempre ex-pesidiários.

Mas e então, caro leitor, o que você achou dessa lista? Já tinha reparado que vários heróis da Marvel são ex-presidiários? Deixe a sua opinião nos comentários.

Não esqueça também de curtir a nossa página no Facebook e nos seguir no Instagram Twitter.

Previous post Ex-Presidente da DC Comics escreverá “A Guerra Através do Tempo” na Marvel
Next post Marvel revela o novo uniforme do Demolidor nas HQs
error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D