12 easter eggs do 5° episódio de Loki que você pode ter perdido
O quinto episódio de Loki foi recheado de easter eggs. Se o espectador pescar na hora errada ou marcar bobeira, perde uma referência. Mas não se preocupe, é para isso que nós estamos aqui, para reunir em um lugar só os principais easter eggs do episódio.
12 easter eggs do 5° episódio de Loki
1 – Jornada ao Mistério
As referências foram tantas que já começaram pelo título do episódio. Jornada ao Mistério é a tradução de “Journey into Mistery“, nome de uma importante revista publicada pela Marvel nas décadas de 50 e 60. Foi nela que Thor e Loki foram criados, por exemplo.
E mais recentemente, ali por 2010, foi nessa HQ que o Kid Loki teve as suas principais aventuras. E é sempre bom lembrar, Kid Loki apareceu com bastante destaque nesse quinto episódio.
2 – Kid Loki
Falando no Kid Loki, essa sua versão televisiva é consideravelmente diferente dos quadrinhos. Enquanto no MCU ele é uma variante capturada pela AVT por ter matado seu irmão Thor, nas HQs ele é uma reencarnação mais bondosa do Loki. Porém, algo a se destacar, é que os dois Kid Lokis possuem o mesmo visual e são muito carismáticos.
3 – Jaqueta Amarela
Aos 8min e 40 segundos do episódio, podemos avistar um capacete gigante na paisagem. Pelo tamanho, formato e principalmente pelas cores, parece ser o capacete do Jaqueta Amarela, vilão do primeiro filme do Homem Formiga.
Nesse mundo em que o Kid Loki matou Thor, os Vingadores parece que nunca se juntaram e o Homem Formiga acabou levando a pior.
4 – Thanos
O easter egg mais divertido também é o mais óbvio: o helicóptero do Thanos. Na década de 70, quando o personagem foi criado e, antes de se tornar essa grande referência cósmica, ele era um personagem menos popular da Marvel.
E foi daí que saiu a clássica cena dele pilotando um helicóptero escrito Thanos, enquanto tentava roubar o Cubo Cósmico da Felina. Cena inesquecível e que agora está imortalizada no MCU.
5 – Thor Sapo
Se há uma coisa que ninguém pensou que veríamos no MCU, era o Thor Sapo. Na década de 80 o autor Walter Simonson comandou uma das mais importantes fases do Deus do Trovão nos quadrinhos. Foi ele quem criou vários conceitos e personagens que são populares até hoje.
Em Thor #365, Loki enfeitiça Thor e o transforma num sapo. E nesse 5° episódio de Loki, quando mostram o subterrâneo, podemos ver o Thor Sapo preso em um vidro com T365 escrito nele. É uma referência a edição em que o Thor, na forma de sapo, encontrou o Mjolnir e se tornou o Sapo do Trovão.
6 – Qeng
Os mais atentos repararam que na cena em que aparece a Torre Stark destruída, há um detalhe significativo e de fundamental importância no prédio que o difere da versão tradicional do MCU: não é a Torre Stark, mas a Torre Qeng.
Qeng, nos quadrinhos, é um novo conglomerado de empresas comandadas pelo CEO conhecido como “Senhor Gryphon“. Ele, por sua vez, é uma versão do vilão Kang, o Conquistador, que ficou presa no século 21 e precisou recomeçar a sua Dinastia do zero. Nas HQs, uma das suas primeiras medidas foi comprar a Torre Stark.
7 – Alioth
Enquanto no MCU, Alioth é basicamente um monstro fumaça, sem muita inteligência, que simplesmente consome tudo o que aparece na frente, nas HQs ele é muito mais do que isso. Alioth foi o primeiro ser a se livrar das restrições do tempo, ele possui um império muito maior do que o de Kang.
Enquanto a Dinastia Kang se limita a alguns séculos no futuro e alguns para o passado, ficando numa área de tempo de alguns milhares de anos, Alioth controle todo o resto. Desde o passado muito distante, até o futuro longínquo.
8 – RoxxiWine
Um easter egg já recorrente no MCU são produtos e empresas que começam com o prefixo Roxx. Todos fazem referência a Corporação Roxxon. Nos quadrinhos (e no MCU), essa é uma empresa com viés extremamente capitalista e que frequentemente é comandada por algum vilão.
Normalmente, a Roxxon esgota recursos naturais, explora os seus recursos humanos ao máximo e viola Leis. Sempre que há um eminente apocalipse, pode ter certeza que a Roxxon está metida no meio.
9 – Deus dos Rejeitados
Em determinado momento do episódio, o Loki Clássico definiu ele e suas variantes como “Deus dos Rejeitados“, por estarem fadados a solidão e infelicidade. Essa alcunha, no entanto, vem direto dos quadrinhos. Em Loki #5, revista lançada em 2019, com roteiro de Daniel Kibblesmith e arte de Andy MacDonald, Loki se define da mesma maneira.
10 – Kree
Outro detalhe que podemos ver no mundo destruído que apareceu nesse episódio, é a uma Nave Acusadora Kree, idêntica a usada por Ronan, o Acusador, em Guardiões da Galáxia e Capitã Marvel.
Fica evidente que, nesse mundo, os Krees atacaram ou tentaram invadir a Terra. Mas aparentemente as coisas não terminaram bem.
11 – Tribunal Vivo
Um dos mais surpreendentes easter eggs do episódio é o rosto em decomposição do Tribunal Vivo, que está no chão assim como o capacete do Jaqueta Amarela.
Nos quadrinhos, o Tribunal Vivo é uma das entidades cósmicas mais poderosas do Universo. Ele é único no Multiverso inteiro (então é bem preocupante que ele esteja morto ali), pode coexistir ao mesmo tempo em todas as realidades e age para controlar tudo, buscando manter um equilíbrio no Universo.
12 – Cronópolis
Esse último easter egg também é uma teoria. Ao final do episódio, quando Sylvie e Loki conseguem passar pelo Alioth, eles avistam o que parece ser uma cidadela com um castelo. Apesar de não ficar claro que lugar é esse, as apostas estão em Cronópolis.
Nos quadrinhos, é dessa cidade que Kang comanda todos os reinos. Lá no primeiro Homem Formiga já se especulava que a cidade poderia aparecer no Microverso e, tendo em vista como essa dimensão foi usada para viajar no tempo em Vingadores: Ultimato, pode estar tudo conectado?
A Cronópolis dos quadrinhos é uma área bem variada, com muita tecnologia, pirâmides do Antigo Egito e até mesmo naves espaciais. E convenhamos, muito disso nós já vimos no mundo destruído do Kid Loki.
Mas e então, caro leitor, você tinha identificado sozinho todos esses easter eggs? Teve algum que não listamos? Deixe a sua opinião nos comentários.