A Marvel publicou nessa semana, lá nos Estados Unidos, o capítulo final de VXE: Dia do Julgamento, saga que reúne os Vingadores, X_Men e Eternos e que foi escrita por Kieron Gillen (X-Men), desenhada por Valerio Schiti (ESPADA) e colorida por Marte Gracia (X-Men).
Ao longo dos próximos dias vamos repercutindo as principais consequências da saga. Ontem nós falamos sobre a criação da Fundação Fênix. E hoje vamos falar como os vilões dos X-Men saíram vitoriosos dessa história.
Desde que os mutantes criaram a nação Krakoa e vivem no paraíso, surgiu um novo inimigo para toda a espécie: a Orchis. Trata-se de uma organização que conta com ex-integrantes da IMA, ESPADA, SHIELD, Hidra e várias outras organizações importantes do Universo Marvel.
O grupo acredita que, no longo prazo, os mutantes são a maior ameaça da humanidade. E por isso se reuniram para traçar os planos para exterminar os Homo Superior. Eles inflam a humanidade com campanhas de ódio anti-mutante, além de criar Sentinelas e Nimrods para caçar e exterminar os moradores de Krakoa.
E recentemente, na saga do Dia do Julgamento, foram os responsáveis por jogar os Eternos contra os mutantes e promover um grande extermínio dos Homo Superior.
E quando o Celestial Progenitor despertou e começou a julgar toda a humanidade, matando milhares de cidadãos, a Orchis em um primeiro momento optou por ficar neutra no conflito. Em sua base espacial, na órbita da Terra, preferiram ficar longe do conflito para serem poupados, ao invés de tentar salvar o máximo de humanos possíveis.
Mas mais do que isso, a organização aproveitou o que seriam os últimos instantes da humanidade para promover o ódio anti-mutante. Para caso alguém sobrevivesse a tudo isso, ficasse com os mutantes a culpa.
Apesar disso, no momento final, quando o Progenitor estava para dar seu golpe final na humanidade e muito pouco antes dos heróis conseguirem reverter tudo, a Orchis resolveu se posicionar. Os vilões jogaram todos os seus Sentinelas e Nimrods para cima do Celestial, dando tempo para os heróis.
Para quem conhece a história, sabe que a Orchis não estava fazendo nada além do mínimo. Limpando a bagunça que eles mesmos começaram. Mas aos olhos da humanidade? Eles se tornaram heróis.
Heróis que, no momento de maior necessidade da Terra, quando nem mesmo os X-Men e os Vingadores pareciam dar conta e estavam já derrotados, a Orchis apareceu para resolver (não foram eles que resolveram, mas a narrativa para a humanidade pode ser que acabe colando).
E como resultado prático, podemos ver em uma das páginas da edição final da saga uma criança usando uma camisa da Orchis e um balão do Nimrod. Sim, máquinas de extermínio mutante agora são tratados como cultura de entretenimento para uma criança. É a Orchis expandindo a sua influência pelo mundo e tomando conta da narrativa anti-mutante.
Então sim, os preconceituosos venceram, no final das contas. Criaram todo o conflito e ainda saíram como heróis.
Gostaria de poder dizer que essa conclusão foi um absurdo e que nada semelhante poderia acontecer de verdade no mundo real. Mas estaria mentindo. Não é como se nas últimas décadas os Estados Unidos, por exemplo, não tivesse usado o entretenimento para propagar o seu imperialismo e agenda, criando narrativas que normalizam e doutrinam as pessoas sem mesmo que elas percebam, não é mesmo?
Mas enfim, o que você achou dessa conclusão, caro leitor? Continue nos acompanhando que traremos mais consequências da saga nos próximos dias. E não esqueça de deixar a sua opinião nos comentários.
Com pré-estreia em todo o Brasil nessa quarta e com lançamento oficial na quinta-feira, Deadpool…
Após o frenético 5° episódio que culminou na destruição de Genosha, o 6° episódio pisou…
O quinto episódio de X-Men'97 é um ACONTECIMENTO. Um evento. Uma insanidade. Um dos maiores…
X-Men ’97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana retrasada no…
X-Men '97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana passada…
X-Men '97, série animada que dá continuidade ao desenho animado dos X-Men lá da década…