A morte nos quadrinhos hoje em dia já não tem mais o significado que já teve um dia. Nós sabemos que os heróis sempre vão voltar. Não necessariamente por uma questão criativa, mas pela perspectiva financeira. Afinal, propriedades intelectuais tão valiosas não podem ser sucateadas.
Mas vale destacar que o brilho das histórias não está na questão de se o personagem vai voltar ou não, mas sim se a história que englobou a sua morte foi bem escrita e proporcionou uma experiência satisfatória. Se a resposta for positiva, é isso o que importa.
Antes de prosseguir, é importante avisar que esse texto contará com spoilers de acontecimentos mostrados em uma HQ lançada hoje nos Estados Unidos. Siga a leitura por sua conta em risco.
Pois bem, o que será relatado abaixo ocorreu em O Espetacular Homem-Aranha #52, HQ que que contou com roteiro de Nick Spencer (Capitão América) e arte de Patrick Gleason (Superman).
Desde O Espetacular Homem-Aranha #1, lá de 2018, o vilão Condenado, que nas últimas edições se revelou uma versão corrompida de Harry Osborn, vem torturando física e psicologicamente o Peter Parker. Ao longo das últimas mais de 50 edições ele fez o herói enfrentar alguns dos maiores perrengues da sua vida.
Na últimas edições, inclusive, ele trouxe do inferno o vilão Devorador de Pecados, que por si só já é um grande trauma psicológico para o Homem-Aranha. Também colocou em risco a vida de outros heróis aranha amigos de Peter, como a Gwen-Aranha, Mulher-Aranha, Garota-Aranha, Miles Morales, Madame Teia e a Teia de Seda.
Mas o ápice da tortura foi quando o Condenado exumou os corpos de amigos e parentes queridos de Peter Parker. Sim, o vilão obrigou o Aranha a ficar frente a frente com os corpos sem vida de Marla Jameson, Capitão Stacy, Gwen Stacy, Flash Thompson, Jean DeWolff e claro, o Tio Ben.
Todo esse sofrimento levou Peter ao seu limite e ele então decidiu fazer um pacto: se o Condenado não machucar mais ninguém, se ele deixar todas as pessoas que ele ama em paz, ele aceitará ser morto. Peter topa sacrificar a sua própria vida pela dos seus amigos. Ele cansou dessa tortura, ele não aguenta mais. Chegou no seu limite.
E o Condenado cumpre o que prometeu. Ele solta todos os amigos dele que estavam sendo torturados. Mas ele cobra o preço do acordo e quebra o pescoço do Homem-Aranha. Sim, Harry Osborn matou Peter Parker.
Como falei no início do texto, a morte não costuma ser algo definitivo nos quadrinhos. Na próxima edição ou ao final desse arco o Aranha pode retornar. A questão é apenas como será explicada essa volta. Se a história foi bem escrita e convincente o suficiente, isso que importará.
Mas pra todos os efeitos, nesse momento, o Homem-Aranha está morto.
Mas e então, caro leitor, o que você está achando do trabalho do Nick Spencer na HQ do Homem-Aranha? E o que tem achado do desenvolvimento do Condenado? Quando o Homem-Aranha voltará? Deixe a sua opinião nos comentários.
Com pré-estreia em todo o Brasil nessa quarta e com lançamento oficial na quinta-feira, Deadpool…
Após o frenético 5° episódio que culminou na destruição de Genosha, o 6° episódio pisou…
O quinto episódio de X-Men'97 é um ACONTECIMENTO. Um evento. Uma insanidade. Um dos maiores…
X-Men ’97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana retrasada no…
X-Men '97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana passada…
X-Men '97, série animada que dá continuidade ao desenho animado dos X-Men lá da década…