SEM SPOILERS: Marvel muda a sua forma de se relacionar com os leitores

O mercado americano de quadrinhos funciona da seguinte maneira: com três meses de antecedência é divulgado o catálogo de HQs de todas as editoras. Até uma semana antes do lançamento da publicação, as lojas podem encomendar a quantidade de revistas que entendem que vão vender, ou que seus clientes solicitaram.

Normalmente essas encomendas são bastante céticas. Pois toda revista que não é vendida se torna um eventual prejuízo para a loja. Mas o foco desse post são esses complicados três meses de antecedência. Imagine que, por exemplo, que o Pássaro Trovejante retornará em uma revista a ser publicada no mês de abril, OK? Isso deveria ser um segredo, mas nesse formato dos três meses, a HQ precisará ser publicizada já no mês de janeiro.

E o pior nos dois meses seguintes (fevereiro e março), a editora precisará continuar a esconder o retorno do Pássaro Trovejante. E isso é feito com sinopses vagas/enganosas, capas que não contenham a presença do personagem e com os autores dando entrevistas despistando os jornalistas sobre o retorno.

Usualmente as editoras utilizam esse gatilho de retorno como publicidade, promovendo as revistas às custas desses retornos. Afinal, é complicadíssimo segurar os spoilers por três meses inteiros. A tarefa não é fácil, mas a Marvel está decidida a comprar essa briga.

Em um passado recente, tanto a Marvel quanto a DC utilizaram spoilers para promover as suas revistas. O final da saga Império Secreto, que marcou o retorno da figura heroica do Capitão América, foi vazado para o site do NY Times.

Essa imagem foi divulgada pelo NY Times, antes do lançamento da revista, dando spoiler sobre o final da saga Império Secreto. Foto: Marvel Comics.

A concorrente, DC Comics, adotou uma prática semelhante, vazando para o NY Times o final da edição em que o Batman pede a Mulher-Gato em casamento e mais recentemente vazando inclusive o capítulo do próprio casamento. O propósito dessa estratégia é despertar o interesse daqueles leitores que tradicionalmente não compram essas HQs, com um estalo do tipo: “Opa, isso aí pode ser interessante, vou ler“.

Só que este formato parece não estar mais dando certo. Pois com tanta informação sendo dada ao leitor antes dele de fato ler a revista, o mesmo acaba não se envolvendo tanto com a publicação e o que deveria ser uma experiência imersiva única, acaba se tornando algo esquecível.

A Marvel já está mudando a sua postura quanto a isso, buscando se relacionar de uma forma diferente com o leitor, sem spoilers. A estratégia parece ser uma iniciativa do próprio Editor-Chefe C. B. Cebulski, que assumiu o cargo no final de 2017.

Para exemplificar essa mudança na postura da Marvel, trago aqui o principal case atual da editora. Vou listar os acontecimentos por ordem cronológica:

1. No final do ano passado a Marvel divulgou o que seria o “casamento do século“. Os mutantes Colossus e Kitty Pryde, após décadas de namoro, iriam finalmente unir as suas escovas de dentes.

Teaser lançado apontando que teríamos um casamento do século nas HQs. Foto: Marvel Comics.

2. Já em abril, houve o anúncio de uma revista misteriosa que seria lançada em julho (os três meses de antecedência, viram?). Na ocasião a Casa das Ideias não revelou a equipe criativa envolvida no projeto, nem sinopse e muito menos capa, a única informação que foi dada era que tratava-se de uma história dos X-Men. Para todos os efeitos a HQ não recebeu nenhuma publicidade.

O anuncio original da revista mutante que foi mantida em sigilo por dois meses. Foto: Marvel Comics.

3. Foi em junho que a Marvel publicou X-Men Gold 30, com o tão prometido “casamento do século“. E para a surpresa de todos, no final da edição, revelou-se que Kitty e Colossus não se casaram, mas a Vampira e o Gambit casaram no lugar. E na última página ainda continha o anúncio de Sr. e Sra. X, revista mensal que a partir de julho seria protagonizada pelos pombinhos recém casados.

A identidade de Sr. e Sra. X foi mantido em sigilo pois estragaria a surpresa final de X-Men Gold.

Conseguem ver o esforço que a editora fez para manter o segredo final da HQ em sigilo? O  Editor-Chefe da Marvel C.B. Cebulski em seu Twitter confirmou que o ocorrido em X-Men Gold é apenas a primeira de muitas outras novidades nesse mesmo estilo. Confira o tweet:

“Olá fãs da Marvel … a surpresa do casamento no final do X-Men Gold #30 foi apenas um dos vários segredos que estamos segurando nas nossas histórias! Tem muitas reviravoltas, retornos e suspenses se aproximando nas HQs da Marvel neste verão!

E para não dizer que esse é um caso isolado, nessa semana que passou, no lançamento da nova revista do Espetacular Homem-Aranha, sob a batuta da equipe criativa Nick Spencer (Capitão América) e Ryan Ottley (Invencível), tivemos mais uma prova dessa nova prática editorial.

Não vou revelar o acontecimento pois é um spoiler do final da edição (mas se você quiser saber do que se trata, clica aqui). Mas é um acontecimento que é tão impactante e bombástico para a vida do Homem-Aranha, que no passado a Marvel teria se utilizado desse acontecimento para promover a HQ.

O editor das revistas da franquia do Aranha, Nick Lowe, em uma carta publicada nessa mesma revista confirmou a nova postura da editora. “É realmente muito difícil manter segredos dos leitores atualmente. Nós não apenas solicitamos edições e capas com meses de antecedência, mas também vivemos em uma época onde as pessoas ficam tentando revelar as novidades das HQs antes do tempo“, falou o editor na carta.

Um trecho da carta publicada no final de Espetacular Homem-Aranha #1. Foto: Marvel Comics.

O interessante de se destacar nessa nova estratégia que a Marvel está adotando, é que a experiência do leitor permanece intacta. Inclusive, há uma predisposição do leitor gostar mais da HQ devido o fator surpresa, e isso poderá gerar reviews positivos e uma promoção boca a boca tão ou mais eficiente do que se tivessem revelado os spoilers na internet antes da hora.

Agora é aguardar para descobrir quais são os próximos segredos que estarão escondidos nas HQs. A Marvel publica seus quadrinhos semanalmente, toda quarta-feira, lá nos Estados Unidos. Fiquem atentos.

Previous post Marvel lança teaser indicando o retorno de um grande líder mutante
Next post Homem-Formiga e a Vespa não será um sucesso de bilheteria … e daí?
error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D