Afinal, quem é a misteriosa Vingadora Voyager?
A partir da edição #675, as revistas dos Vingadores foram unificadas sob o título principal, para a saga No Surrender. A trama envolve um conflito entre a Ordem Negra e a Legião Letal na Terra, enquanto o planeta foi “sequestrado”. E um dos pontos principais da trama é a introdução de Voyager, uma dos fundadores da equipe.
UMA BREVE RECAPITULAÇÃO
No Surrender começa com uma série de eventos cataclísmicos atingindo a Terra devido ao “roubo” do planeta. Ao redor do globo, vários heróis e equipes estão fazendo o possível para manter a população segura. Em meio às catástrofes, os Vingadores sofrem sua primeira baixa, com o mordomo Jarvis soterrado por escombros ao salvar uma criança. Vários times como os X-Men, Campeões e alguns membros isolados dos Vingadores são “congelados”. Um misterioso objeto em forma de pirâmide cai do espaço em Roma. A Ordem Negra e a Legião Letal chegam à Terra e começam seu combate. Todos estes acontecimentos criam caos e colocam grande pressão sobre os Vingadores restantes. E, quando tudo parece perdido, Valerie Vector, a Voyager, aparece como um farol de esperança e mobiliza os heróis.
A HEROÍNA ESQUECIDA
Voyager é apresentada como alguém que sempre esteve presente na história dos Vingadores. Vemos “depoimentos” de outros membros do time, atribuindo a personagem a vários momentos icônicos de sua história. Todos os membros mais antigos a tratam como alguém essencial ao time e por quem tem grande respeito e afeição.
Vemos então como a personagem teria desaparecido. Durante uma competição entre Kang e o Grão-Mestre (publicada de Avengers #69 a #71 nos EUA), Voyager teria perecido enfrentando Victory, o Homem Eletromagnético. Os poderes dos dois reagiram, matando Victory imediatamente e jogando Voyager para fora do espaço tempo e das memórias do mundo. O sequestro da Terra foi o que a trouxe de volta ao plano de existência dos outros personagens.
Ao longo da edição #676, vemos Voyager como uma figura serena e heróica, mais preocupada em dar apoio moral do que liderar o time. A personagem reconhece Falcão, Vampira e Mancha Solar como líderes e dá seu suporte a eles. Até o momento, nada na personagem provoca desconfiança.
AFINAL, VOYAGER É AMIGA OU INIMIGA?
Aqui entramos, para mal ou para bem, no terreno da especulação. Ao mesmo tempo que Valerie parece bem intencionada, há uma certa artificialidade em como a personagem é escrita. Todos a tratam imediatamente como uma dos maiores Vingadores e não há menção à estranheza da situação em si. Junto com fatos como a conveniência de sua aparição e a existência de um segredo que Jarvis, que convenientemente entrou em coma, sabe, é justa uma certa desconfiança sobre Voyager. Resta, portanto, esperar ver como a personagem será desenvolvida.
No Surrender segue sendo publicado semanalmente na revista dos Vingadores, como uma saga de 16 partes.