No seu segundo final de semana em exibição nos cinemas do mundo todo, Homem-Formiga e a Vespa: Quantumânia teve uma significativa queda na sua arrecadação. Apesar do fenômeno ter explicação, é importante a Marvel Studios ligar o sinal de alerta.
Nos Estados Unidos, a arrecadação do filme caiu 69%, a maior queda da história Marvel Studios. Ao todo, o filme já arrecadou até o momento $167 milhões nos EUA e mais $196 milhões no resto do mundo, totalizando $363 milhões globais em pouco mais de uma semana.
Uma corrente de pensamento entende que a queda na segunda semana é determinante para compreender a bilheteria de um filme. E que as quedas recentes da Marvel Studios mostram que há um grave problema.
Outra interpretação do fato é que nessas comparações de queda, as bilheterias de estreia acumulam os valores de 4 dias (quinta, sexta, sábado e domingo) da primeira semana, contra 3 dias (sexta, sábado e domingo) da segunda semana. Tem 1 dia a mais para vender ingresso devido as pré-estreias de quinta que são somadas junto da sexta-feira, lá nos EUA.
No caso do Homem-Formiga 3, teve um feriado nos EUA na última segunda, então a bilheteria de estreia acumulou 5 dias no total. Contra 3 dias do segundo final de semana. Isso, então potencializou a disparidade de 69% da queda. Talvez somando 5 dias da primeira semana com 5 dias da segunda, não tivesse uma queda tão íngreme.
A Variety ouviu analistas para entender a queda na bilheteria da Marvel. Além do fato citado acima, eles apontam também que os filmes da Marvel historicamente contam com uma gigantesca venda antecipada, então quanto mais se vende em pré-venda, maior tende a ser a queda na segunda semana também.
Conforme o portal, fontes da Marvel Studios falaram que os preços dos ingressos vendidos antecipadamente para os primeiros dias de exibição de um filme são definidos pelos próprios cinemas, que cobram mais caro. Isso então ameniza qualquer eventual queda na bilheteria da segunda semana, não sendo um problema para o estúdio.
Os filmes recentes da Marvel todos tiveram quedas semelhantes na segunda semana: “Thor: Amor e Trovão” (67,6%), “Homem-Aranha: Sem Volta para Casa” (67,5%) e “Doutor Estranho: Multiverso da Loucura” (67%). Mas todos fizeram ótimas bilheterias, entre $760 milhões e $1,9 bilhão.
Há ainda o contexto de que Homem-Formiga e a Vespa: Quantumânia, é o filme mais criticados da história recente da Marvel. Apesar de uma parcela significativa do público ter gostado do filme, mesmo ela reconhece alguns problemas. Já outra parcela simplesmente detestou a experiência.
Os analistas preferem avaliar os números de Homem-Formiga 3 quando ele encerrar a sua trajetória no cinema. Duas semanas é muito pouco para entender como será o comportamento do público e definir algo em sucesso ou fracasso. Afinal, se o filme conseguir ultrapassar a barreira dos $600 milhões (e deve atingir os $400 milhões nessa semana), já deve se tornar o mais lucrativo da franquia do Homem-Formiga. Mas é a possibilidade dele não chegar aos $600 milhões que deve ligar o sinal de alerta na Marvel Studios.
Mas e então, caro leitor, o que você achou de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumânia? Clique aqui para ler a nossa crítica do filme. Deixe a sua opinião nos comentários.
Com pré-estreia em todo o Brasil nessa quarta e com lançamento oficial na quinta-feira, Deadpool…
Após o frenético 5° episódio que culminou na destruição de Genosha, o 6° episódio pisou…
O quinto episódio de X-Men'97 é um ACONTECIMENTO. Um evento. Uma insanidade. Um dos maiores…
X-Men ’97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana retrasada no…
X-Men '97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana passada…
X-Men '97, série animada que dá continuidade ao desenho animado dos X-Men lá da década…