Quadrinhos

Os últimos momentos de Jane Foster, a Poderosa Thor

A Marvel publicou hoje A Poderosa Thor 703, o quarto capítulo do arco “A Morte da Poderosa Thor“. Para quem não sabe, a médica Jane Foster atualmente atende pelo nome heroico e se tornou a Deusa do Trovão. E tem feito um grande trabalho, só que ela sofre com um câncer que a está matando.

A revista já inicia mostrando como Jane está aos poucos se privando de momentos de lazer com os amigos, de curtir as coisas boas da vida, para salvar o mundo como a Thor. E isso é péssimo.

O seu câncer chegou e um nível que está devastando a heroína por completo. Ela acorda inconsciente, deitada em uma maca de hospital, cercada pelo Dr. Estranho, seu médico, Roz Solomon, sua amiga, o Falcão, atual namorado e Odinson, seu eterno confidente e grande amor.

O grupo está reunido para promover uma “intervenção“. Eles estão decididos a impedir que ela se torne a Thor novamente. Como o Estranho conta, toda vez que ela assume a forma de Deusa do Trovão, ela deixa o seu corpo mais fragilizado, elimina as toxinas da quimioterapia que estavam em seu sangue tratando a doença, e o câncer retorna ainda mais agressivo.

Jane já fez isso vezes demais. Caso ela se transforme mais uma vez, será a última. Stephen Strange é bastante claro “Se você se transformar na Thor … apenas mais uma vez … quando você voltar … Jane Foster vai morrer“.

A situação fica ainda mais complicada pois em Asgardia a fúria incontrolável de Mangog estava destruindo tudo e promovendo um verdadeiro Ragnarok. Heimdall foi derrotado com facilidade, Cul Borson também não teve a força necessária. Nem mesmo a Freya, usando a armadura do Destruidor, foi capaz de promover qualquer dano no monstro.

Aqui, vale destacar, o autor Jason Aaron e o desenhista Russell Dauterman fizeram algo simplesmente intrigante. Usaram a figura do Mjölnir de uma forma heroica e quase vilanesca. O martelo veio clamar pelo apoio de Jane no confronto com Mangog.

Obviamente a poderosa arma não fala, mas a construção da cena que Aaron e Dauterman construíram é emblemática demais. Jane precisa ser a Thor uma vez mais para salvar Asgardia, mas se ela o fizer, também morrerá. O leitor quase sente um repulsa ao Mjölnir por estar colocando a Dra. Foster nessa situação.

Todos os amigos de Jane se colocam contra o Mjölnir. Não aceitarão que sua amiga sacrifique a sua vida. Como falei, o martelo é posto numa situação quase vilanesca, mesmo que seus objetivos sejam nobres (salvar Asgardia).

Por fim, graças ao clamor dos amigos, Jane não aceita portar uma última vez o seu martelo. Mas ela pede para que todos sejam guerreiros e lutem por Asgardia. Na sequência, temos Odinson e Odin enfrentando Mangog, mas será que eles serão o suficiente para deter a praga?

Infelizmente, o desfecho para essa história a gente já sabe qual é. Mas ficamos torcendo até o último segundo para que isso não aconteça. A Jane, desde que assumiu essa nova abordagem, em meados de 2014, tem se consolidado como uma das grandes personagens da Marvel. Vai ser complicado aceitar a sua perda.

A Poderosa Thor 704, com a conclusão de “A Morte da Poderosa Thor”, será lançada apenas no dia 21 de fevereiro.

Redação Jamesons

Recent Posts

14 Curiosidades do Episódio 6 de X-Men ’97

Após o frenético 5° episódio que culminou na destruição de Genosha, o 6° episódio pisou…

1 semana ago

32 Curiosidades do Episódio 5 de X-Men ’97

O quinto episódio de X-Men'97 é um ACONTECIMENTO. Um evento. Uma insanidade. Um dos maiores…

2 semanas ago

24 Curiosidades do Episódio 4 de X-Men ’97

X-Men ’97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana retrasada no…

3 semanas ago

8 Curiosidades do Episódio 3 de X-Men ’97

X-Men '97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana passada…

4 semanas ago

13 Curiosidades dos Episódios 1 e 2 de X-Men ’97

X-Men '97, série animada que dá continuidade ao desenho animado dos X-Men lá da década…

1 mês ago

Tudo sobre a nova fase dos X-Men pós-Krakoa

A Era Krakoana dos X-Men está chegando ao fim. E a Marvel já iniciou os…

1 mês ago