O que sabemos sobre o mais recente retiro criativo da Marvel Comics
Cerca de duas vezes ao ano a Marvel promove retiros criativos. São momentos onde os seus principais escritores, em sua maioria exclusivos, se reúnem com todo o corpo editorial e alguns desenhistas para traçar os planos da editora pelos próximos oito meses.
Ano passado, por exemplo, um dos destaques do retiro criativo foi a presença de Jonathan Hickman. Revelamos essa novidade com exclusividade na época em nosso grupo de discussão no Facebook. O fato despertou teorias de que ele estaria voltando para a Marvel. E de fato, mês passado ele foi oficializado como o novo escritor dos X-Men.
O retiro do ano passado foi marcante por ser o primeiro com a presença de novos nomes da Casa das Ideias, como Donny Cates (Venom) e Matthew Rosenberg (Fabulosos X-Men), por exemplo e o último de Brian Michael Bendis (Homem-Aranha).
Confira o vídeo que a Marvel divulgou sobre o evento do ano passado:
Já o desse ano, pelos relatos, ficou marcado pela presença de Hickman e o seu planos para os X-Men. Os retiros criativos são sigilosos e não são revelados os participantes ou o conteúdo das reuniões.
Porém, conseguimos uma lista parcial de artistas que estiveram presentes no último retiro, que ocorreu entre os dias 1° e 3 de abril. Confira:
Escritores: Matthew Rosenberg (Fabulosos X-Men), Jonathan Hickman (X-Men), Dan Slott (Quarteto Fantástico), Donny Cates (Venom), Nick Spencer (Homem-Aranha), Saladin Ahmed (Miles Morales), Kurt Busiek (Marvels), Jason Aaron (Thor) e Chip Zdarsky (Demolidor). O escritor Tom Taylor (X-Men Red) aparentemente também esteve participando do momento, mas não há essa confirmação.
Desenhistas: Adam Kubert (Capitão América) e Ryan Stegman (Venom).
Lembrando que essa é uma lista parcial, outros escritores participaram do retiro criativo, porém não foi divulgado em nenhum lugar as suas presenças no evento.
O escritor Dan Slott deu um depoimento sobre o que foi rebatido no retiro: “Tudo sobre este retiro criativo da Marvel tem me animado para o que vem por aí! Tantos segredos! Planos para os X-Men, planos para os Vingadores, planos para o Aranha, para os personagens cósmicos (inclusos o Quarteto), para os personagens de nível de rua.“.
O roteirista também falou que tudo o que viu dos X-Men do Hickman até o momento justifica a comparação com grandes marcos da franquia mutante, como as seguintes fases: Lee/Kirby, Claremont/Byrne, Morrison/Quitely e Whedon/Cassaday.
Mas e você, caro leitor, qual a sua expectativa para o futuro da Marvel? O que será que os escritores planejaram para os próximos oito meses? Deixe a sua opinião nos comentários.