Em julho de 2018 noticiamos aqui no site que o Miracleman (ou Marvelman) estaria ganhando histórias inéditas em 2019 escritas por Neil Gaiman (Sandman) e desenhadas por Mark Buckingham (Fábulas) … pois bem, está acontecendo.
O portal CBR conversou exclusivamente com Neil Gaiman recentemente e o autor fez o favor de nos atualizar sobre a situação do Miracleman. Confira o que ele disse:
“Miracleman está de volta à pista. E estou quase hesitante em falar demais, porque fomos para o acostamento tantas vezes por razões que estão além do meu controle e de Mark Buckingham. Havia um monte de coisas contratuais que as pessoas nos quartos dos fundos passaram literalmente anos resolvendo antes de sermos permitidos a continuar a nossa história, e isso foi resolvido. Mark Buckingham está, creio eu, trabalhando em Miracleman nesse momento, enquanto conversamos. Então pode ser que desde que a última edição do Miracleman saiu em 1993, é um pouco … Eu estou tipo, ‘eu posso estar falando muito cedo. Algo terrível pode acontecer‘. Mas nesse momento, ele está na pista“.
O CBR tentou contatar a Marvel para obter alguma declaração oficial da editora, mas não obteve retorno.
Ou seja, Neil Gaiman já escreveu alguns roteiros (ou todo ele) e Mark está trabalhando na parte gráfica. Se nenhuma reviravolta jurídica ocorrer (como muitas que já ocorreram), em breve teremos novas histórias do Miracleman sendo publicadas.
Gaiman e Buckingham começaram a trabalhar na HQ do personagem em 1992. O planejamento original era que fossem lançados três livros, compilando 6 edições cada: A Era de Ouro, A Era de Prata e A Era das Trevas. O primeiro livro foi terminado, mas apenas duas edições do segundo foram lançadas.
A Eclipse, editora que publicava o material na época, faliu em 1994 e a revista nunca foi finalizada. Nas décadas seguintes, seguiu uma enorme discussão jurídica sobre os direitos do personagem, o que impediu a continuação do material escrito por Neil Gaiman. Em 2012 a Marvel adquiriu os direitos do personagem, avançando negociações sobre o caso jurídico e impedia qualquer novo material de ser publicado.
Adquiridos os novos direitos, foi relançado o material original remasterizado de Alan Moore (agora chamado de O Escritor Original, por solicitação do próprio), Gary Leach, Alan Davis, John Totleben e outros artistas. Essa fase é anterior ao material de Gaiman e Buckingham.
A continuação foi originalmente programada para sair em 2017, mas foi interrompido sem explicações. Espera-se que esse material original seja a continuação e encerramento do trabalho não terminado dos autores.
Além disso, já foram lançadas reimpressões da fase de Neil Gaiman e Mark Buckingham e do criador do personagem, Mick Anglo, só que o final dessa história ainda está em aberto. E em 2017, uma história original foi publicada em Marvel Miracleman Annual #1, por Grant Morrison, Joe Quesada e Mike Allred.
Mas e você, caro leitor, ansioso para ver o material inédito do Gaiman? Deixe a sua opinião nos comentários.
Com pré-estreia em todo o Brasil nessa quarta e com lançamento oficial na quinta-feira, Deadpool…
Após o frenético 5° episódio que culminou na destruição de Genosha, o 6° episódio pisou…
O quinto episódio de X-Men'97 é um ACONTECIMENTO. Um evento. Uma insanidade. Um dos maiores…
X-Men ’97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana retrasada no…
X-Men '97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana passada…
X-Men '97, série animada que dá continuidade ao desenho animado dos X-Men lá da década…