Durante o mês de maio, um vazamento das páginas da revista mensal do Homem-Aranha escrita pelo roteirista Zeb Wells balançou a internet. Depois de semanas de especulação sobre uma possível morte na revista do Teioso (a maioria dos leitores apostava na Mary Jane), descobrimos pelo vazamento que a Marvel mataria Kamala Khan, a Miss Marvel.
A polêmica ‘Amazing Spider-Man (2022) #26’ balançou as redes sociais e dividiu os fãs. Por que matar uma personagem tão importante em uma revista onde ela sequer era protagonista? Não tem um filme estrelando a personagem batento à porta em alguns meses?
E não demorou nem um mês. Surpreendendo talvez um total de zero pessoas, a Marvel anunciou rapidamente que Kamala não ficaria morta para sempre. A Miss Marvel voltaria dos mortos durante a terceira edição do Baile do Inferno, o bombástico evento anual na revista dos X-Men.
Sim, X-Men! Porque Kamala agora é uma mutante.
Quando Kamala Khan estreou nas páginas de ‘Ms. Marvel (2014) #1’, ela ganhou seus poderes depois de entrar em contato com a nuvem terrígena. A terrigênese concedeu a ela as capacidades de alteração de tamanho parcial ou completa do corpo, transformação da aparência, e fator de cura.
Durante a saga Infinito, o rei dos Inumanos, Raio Negro, ativou uma bomba nomeada Bomba Terrígena. A ideia principal era matar o vilão Thanos, mas o efeito mais impactante da bomba foi a disseminação das névoas terrígenas pela atmosfera do planeta Terra.
A partir daí, milhares de humanos ao redor do mundo ficaram suscetíveis à terrigênese — o processo de metamorfose que os inumanos (e seus descendentes) passam ao entrar em contato com as névoas liberadas por minerais conhecidos como cristais terrígenos.
Embora os inumanos sejam um povo recluso que vivia em maioria na isolada Attilan, há milhões de anos, alguns deles deixaram as paredes da cidade inumana para se aventurar entre os humanos e se misturaram entre eles. Os descendentes humanos desses “desertores” são aqueles que começaram a desbloquear suas habilidades inumanas latentes após a terrigênese global. A Kamala é um desses humanos com uma linhagem inumana ancestral.
Mas então por que ela é mutante? Tem como ser mutante e inumano ao mesmo tempo?
Quando os executivos da Marvel venderam os direitos de alguns de seus heróis mais populares, nos anos 90, para grandes estúdios como a Universal, Sony Pictures e 20th Century Fox, eles não imaginavam que isso voltaria para assombrá-los anos depois. Na época, foi uma jogada que ajudou a livrar a editora da falência.
Só que, anos depois, quando a Marvel Studios foi criada e os Vingadores se tornaram um sucesso estrondoso de bilheteria, os direitos cinematográficos dos X-Men, e de tudo relacionado aos mutantes, continuava fora do alcance da Marvel.
Então quando a editora Sana Amanat, responsável pela co-criação da Kamala nas HQs, sugeriu que a nova Miss Marvel fosse uma mutante, a ideia logo precisou ser revista. Eles precisavam criar novos heróis que eventualmente poderiam ser utilizados também nos cinemas. E se a Kamala fosse uma mutante, ela só poderia ser utilizada pela 20th Century Fox.
Ao mesmo tempo, a Marvel estava jogando muito dos holofotes para os inumanos, com novas revistas, participações em grandes sagas e a multiplicação de seus heróis inumanos. Os inumanos eram personagens que eles podiam usar nos cinemas e na TV.
Assim, Kamala foi criada nas HQs como inumana e assim se estabeleceu por quase 10 anos. Ela tem um forte vínculo com o Dentinho, cachorro da família real inumana, participou ao lado de outros inumanos em eventos como Inumanos VS X-Men e Império Secreto, e foi adaptada assim em animações e jogos. Mas não no MCU.
Quando a Marvel anunciou que a Miss Marvel seria finalmente adaptada para o MCU, muito se especulou sobre quais seriam as origens de seus poderes. Isso porque os inumanos já existiam no MCU, mas tinham sido introduzidos na Marvel TV. E com a chegada do Disney+, a Marvel TV, e tudo que aconteceu nela foi perdendo sua canonicidade.
Pra piorar, a série dos Inumanos produzida para a ABC foi um desastre completo. Desde os efeitos especiais, caracterização e, principalmente o roteiro foram uma total catástrofe. Tanto é que a série não foi renovada nem citada em nenhuma outra produção. Ficou complicado vincular uma nova personagem a essa tragédia.
Quando a série da Miss Marvel foi exibida, descobrimos que ela teria poderes bem diferentes daqueles que já conhecíamos dos quadrinhos. Sua origem também foi modificada, agora ligada à dimensão Noor, um mundo habitado por seres feitos de luz.
Porém, o que mais surpreendeu a todos, foi que, na última cena da série, Kamala descobre que seus genes são diferentes… que são um tipo de mutação. insira o tema do desenho dos X-Men aqui. Apesar de seus poderes de projeção de luzes sólidas terem origem na energia extraída da dimensão Noor, o fato de que ela é capaz de controlá-los estaria ligado a essa mutação.
Isso só foi possível porque a Disney (dona da Marvel Studios) comprou a Fox e, com isso, os direitos cinematográficos dos mutantes, de volta em 2019.
Seguindo um hábito já estabelecido de aproximar personagens dos quadrinhos de suas adaptações do MCU, a Marvel decidiu que era hora de também tornar Kamala uma mutante.
Os inumanos praticamente desapareceram das HQs, sendo reduzidos a figurantes de luxo. Por outro lado, os mutantes têm voltado com tudo após o novo fôlego que a franquia recebeu durante a Era Krakoa.
E foi justamente com uma das principais mudanças que a era Krakoa trouxe que a Kamala ressurgiu dos mortos: os protocolos de ressurreição. Os mutantes conquistaram a imortalidade. E a Kamala agora é mutante.
Mas a terrigenese? E todo o histórico que ela teve com os inumanos?
Aí é que está o pulo do gato: ela ainda é de linhagem inumana. Nada disso mudou. Acontece que a Kamala TAMBÉM é uma mutante. Talvez a primeira canonicamente na Terra-616. Em ‘Hellfire Gala (2023) #1’, Esperança Summers deixa isso bem claro para a Miss Marvel (e para o leitor).
Na mesma edição, Xavier ainda ressalta que felizmente Kamala entrou em contato com as névoas antes de despertar seu gene mutante, ou poderia ter sofrido com a doença provocada pela névoa que matou milhares de mutantes durante os eventos que antecederam a saga Inumanos VS X-Men.
Infelizmente, porém, a biologia inumana também atrasou os poderes mutantes de Kamala de se manifestarem, então ainda é um mistério o que eles podem ser. Mas alguém duvida que vai ter alguma relação com construtos sólidos de luz?
Mas e a Luna? Alguns de vocês mais experientes com as HQs devem estar se perguntando. Nos anos ’80, o quadrinista John Byrne introduziu Luna Maximoff como a filha da inumana Krystalis com o (na época) mutante Pietro Maximoff, o Mercúrio. A relação entre uma inumana e um mutante teria produzido uma criança híbrida mutante-inumana.
Na época, inclusive, os roteiristas sugeriram que Luna havia nascido uma “humana comum“, já que os genes mutante e inumanos se neutralizavam. Anos mais tarde, isso sofreu um retcon quando Luna acabou passando pelas névoas terrígenas e ganhando poderes inumanos. Nunca se falou sobre o que seriam seus poderes mutantes, se é que fossem ser diferentes.
Isso até que, em 2015, o Mercúrio sofrer seu próprio retcon e deixar de ser mutante na revista ‘Fabulosos Vingadores (2015) #4’. E desde então nunca mais se falou sobre Luna ser também mutante. Até onde sabemos, ela é apenas uma híbrida entre um humano e uma inumana.
Os únicos outros casos de híbridos são um clone do Ciclope criado pelo Sr. Sinistro usando DNA inumano (um plot que durou uma única edição) e Talogan, uma criança filha de um inumano com uma tataraneta do Wolverine na realidade alternativa futurística dos Guardiões da Galáxia originais, no ano de 3000 e ninguém se importa.
Assim, pode-se dizer que, até então, no 616, Kamala Khan é a única mutante (confirmada) com linhagem inumana.
Uma curiosidade, inclusive, é que na revista ‘A História do Universo Marvel (2019)’, descobrimos que a migração dos primeiros inumanos que deixaram Attilan há milhões de anos, antes mesmo do surgimento do homo sapiens moderno, fez com que o DNA do ser humano atual fosse mais suscetível a mutações. De certa forma, os inumanos deram origem aos mutantes nas HQs.
Toda a questão mutante de seu DNA, seus possíveis novos poderes, o que significa ser uma inumana-mutante e diversas outras questões devem ser exploradas na nova minissérie Ms. Marvel: The New Mutant, co-escrita por Sabir Pirzada (roteirista de alguns episódios da série da Ms. Marvel no MCU) e Iman Vellani (a própria atriz que interpreta a Kamala Khan nos filmes e séries).
A revista começa a ser publicada nos EUA em 30 de agosto.
A Miss Marvel dos filmes também dá as caras esse ano em As Marvels, que estreia em 9 de novembro e também deve explorar mais da origem e os poderes da Kamala do MCU.
Com pré-estreia em todo o Brasil nessa quarta e com lançamento oficial na quinta-feira, Deadpool…
Após o frenético 5° episódio que culminou na destruição de Genosha, o 6° episódio pisou…
O quinto episódio de X-Men'97 é um ACONTECIMENTO. Um evento. Uma insanidade. Um dos maiores…
X-Men ’97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana retrasada no…
X-Men '97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana passada…
X-Men '97, série animada que dá continuidade ao desenho animado dos X-Men lá da década…