Marvel revela a origem secreta do Thor nas HQs
Desde Thor#300, de 1980, é estabelecido na cronologia dos quadrinhos que o Thor é filho de Odin com Gaia, a Deusa da Terra. Porém ele foi criado e tem como mãe também a atual esposa de Odin, Freya.
Para a surpresa dos fãs, durante o arco do Torneio da Fênix, publicado recentemente na HQ dos Vingadores, o escritor Jason Aaron estabeleceu, sem mais detalhes, que a Fênix, antiga hospedeira da entidade e que namorou Odin na equipe dos Vingadores de 1 milhão de anos atrás, era a mãe de Thor.
Clique aqui para conhecer a origem dessa pré-histórica versão da Fênix, que é uma das mutantes mais antigas do Universo Marvel.
Obviamente os fãs ficaram muito cabreiros com a revelação, pois seria o segundo retcon na maternidade do Deus do Trovão. Mas, algumas semanas atrás, na edição especial dos Vingadores de 1 Milhão de Anos Atrás, foi esclarecida a relação entre Thor, Fênix e Gaia.
O texto a seguir conta com spoilers de Vingadores de 1 milhão de Anos atrás #1, revista inédita no Brasil. A HQ conta com roteiro de Jason Aaron (Thor), arte de Kev Walker (Star Wars) e cores de Dean White (X-Force).
E a revista, ao contrário do que os leitores estavam esperando, confirma aquilo que já sabíamos: Thor é realmente filho biológico de Gaia. A revista mostra o parto do jovem deus, com ele nascendo na Montanha de Adamantium em Wakanda (seria Thor então um Wakandano?) e o seu parto foi auxiliado pela antiga Punho de Ferro, a Fênix e Agamotto, o primeiro Feiticeiro Supremo da Terra. Todos integrantes da primeira equipe de heróis da Terra, os Vingadores de 1 milhão de anos atrás.
Mas em um ataque de vingança, o Gigante de Gelo Laufey, o pai biológico de Loki, apareceu logo após o parto e atingiu o bebê Thor com um raio de gelo. E foi a Fênix, com as suas chamas que ressuscitou o pequeno príncipe de Asgard.
Então sim, a sua primeira vida foi dada por Gaia, mas a segunda pela Fênix. Sendo assim, Thor é um Deus com três mães: Gaia, Fênix e Freya.
A história ainda estabelece que, anos atrás, a Fênix deu um fora em Odin devido a sua insensibilidade com a morte do colega Pantera Negra. E pior, Odin ainda tentou forçá-la a se casar com ele. Ela foi viajar pelo espaço, enquanto Odin começou a se relacionar com Gaia.
Cheio de ressentimentos, Odin mandou a Fênix ir embora após ela ressuscitar o Thor. E ela foi, partiu da Terra novamente e, até onde sabemos, acabou deixando de ser a Fênix algum tempo depois e morrendo de velhice. Mas parte da sua essência ainda reside junto da Força Fênix, na Sala Incandescente.
Mas e então, caro leitor, o que achou da novidade? Gostou dessa origem secreta do Thor? Achou que a Marvel faria mais confusão? Deixe a sua opinião nos comentários.