Jesus Cristo era um mutante no Universo Marvel das HQs?
Jesus Cristo é um personagem muito popular e peça central da Bíblia, livro sagrado do Cristianismo, vertente religiosa que acredita nos ensinamentos de Jesus Cristo, o Filho de Deus.
Pois bem, mas isso é o que consta na Bíblia. Mas e se no Universo Marvel dos quadrinhos Jesus Cristo for algo diferente? Lembrando que a Marvel tem o histórico de “brincar” com diversas mitologias.
O próprio Thor é um personagem originalmente criado na mitologia nórdicas e que foi adaptado para o Universo por Stan Lee e Jack Kirby lá na década de 60. Outros panteões como os Olimpianos, Egípcios e Japoneses por exemplo também aparecem frequentemente nas HQs.
Inclusive, o conceito de Céu e Inferno, Anjos e Demônios, tudo isso também existe no Universo Marvel. É tudo encarado como panteões divinos diferentes. Esses elementos herdados mais do cristianismo costumam ser peças muito importantes nas histórias do Motoqueiro Fantasma, por exemplo, cuja origem envolve Mefisto (um demônio) e Zadkiel, um Anjo corrompido que se aliou a Lúcifer.
Sim, as tramas envolvendo esses elementos são complexas pois envolvem histórias publicadas ao longo dos 80 anos da Marvel e que foram escritas por dezenas de escritores diferentes.
Inclusive, recentemente, na mais nova revista do Motoqueiro Fantasma escrita por Ed Brisson (Novos Mutantes) e desenhada por Aaron Kuder (Quarteto Fantástico), a Marvel estabeleceu e diferenciou os 9 Reinos Infernais, cada um comandado por um demônio diferente.
Mas Jesus Cristo era um mutante?
Aí nós chegamos no Jesus Cristo, o que certamente é o motivo pelo qual você está lendo esse texto. Entre as edições Fabulosos X-Men #429 e #434, publicadas originalmente entre 2003 e 2004, há uma revelação sobre o Universo Marvel que pode causar essa interpretação. Foi durante a fase do escritor Chuck Austen.
Foi no arco chamado “Draco“, onde é revelada a identidade do pai do Noturno. Na ocasião descobrimos que ele é filho de Azazel, um dos Lordes Infernais que comanda um Reino Infernal (conforme a lista acima).
Mas mais do que isso, ele existe desde os tempos bíblicos. Ou seja, há mais de 2 mil anos atrás, ele era um mutante com aparência de um Demônio que vivia na Terra.
Inclusive essa história traz como revelação também que na época ele foi enfrentado por outros mutantes, que possuíam asas e tinham o visual que conhecemos como Anjos, muito semelhante ao próprio Anjo que é um dos X-Men fundadores. Ao final, Azazel foi exilado para o mundo Infernal que dominou e passou a comandar.
Bom, então há 2 mil anos atrás o Diabo era um mutante e os anjos também, o que isso diz sobre Jesus Cristo que conforme a Bíblia tinha a capacidade de multiplicar os pães, transformar água em vinho, curar os doentes e até caminhar sobre a água?
Inclusive o Anjo dos X-Men seria um descendente destes antigos anjos mutantes, da mesma forma que o Noturno é de Azazel. O que também explicaria que justo nessa fase dos X-Men o Anjo desenvolveu uma mutação secundária onde seu sangue passou a curar os ferimentos de outras pessoas.
Vale destacar também que em uma história do Surfista Prateado, publicada em 1996 com roteiro de Stan Lee e arte de George Perez, é revelado que a Estrela de Belém, que sinalizou o nascimento de Jesus, foi um evento cósmico de grande escala no espaço.
O que combina com a trama de Thor #293, de 1980, quando um novo Ragnarok no Panteão Divino também foi um evento cósmico de grandes proporções que ocorreu em simultâneo ao nascimento de Jesus Cristo.
Ou seja, todo o Universo Marvel está conectado. É tudo uma tapeçaria que vai se complementando. Na revista Novíssimos X-Men #37, lançada em 2014, apesar do tom de piada, Emma Frost em conversa com Jean Grey fala que Jesus era mutante:
A Marvel nunca foi incisiva em dizer claramente que Jesus Cristo era um mutante, afinal sabemos que apesar disso ser apenas histórias em quadrinhos e em nada influenciar de fato na religião, poderia despertar a fúria de muitos crentes devido ao uso que eles entendem como inadequados para a figura de Cristo.
Atualmente Azazel, assim como praticamente todos os mutantes existentes, vive em Krakoa, a nação oficial dos mutantes no Universo Marvel.
Vale destacar também que caso Jesus algum dia venha a ser oficializado como mutante, ele não seria o primeiro mutante do Universo Marvel. Os vilões Apocalipse e Selene são hoje os mais velhos.
Enquanto Apocalipse nasceu cerca de 3 mil anos antes de Jesus, Selene é ainda mais velha, tendo surgido 15 mil anos antes de Cristo.
Mas e você, caro leitor, o que acha disso tudo? Gostaria de ver a Marvel desenvolvendo uma história mostrando as aventuras de Jesus contra Azazel há 2 mil anos atrás? Deixe a sua opinião nos comentários.