Entenda o que pode ter levado a Marvel a cancelar a HQ do Homem de Ferro
O portal Comic Book surgiu com a informação agora a noite que a Marvel Comics está encerrando a revista mensal do Homem de Ferro no mês de dezembro. Mas acalme o seu coração, não precisa entrar em pânico.
Conforme o site, a revista Tony Stark: Homem de Ferro chegará ao fim em dezembro, na edição de número 19. O título conta com roteiro de Dan Slott (Quarteto Fantástico) e Jim Zub (Campeões) e arte de Valerio Schiti (Guardiões da Galáxia).
A Marvel não oficializou o cancelamento da HQ, mas o site Comic Book possui uma ótima relação com a editora e ainda essa semana será revelado o catálogo completo da Marvel para dezembro.
A revista do Homem de Ferro tem explorado, ao longo das suas 19 edições, a dinâmica entre inteligências artificiais, com o escritor brincando entre o que é real e o que é digital.
O autor inclusive falou, quando assumiu a HQ, que o seu objetivo era escrever uma história que misturasse as insanidades de Rick and Morty com as reflexões tecnológicas de Black Mirror.
Tony Stark: Homem de Ferro não era um título campeão de vendas, mas os seus números eram bem razoáveis para o mercado atual. A sua última edição publicada, a de número #15 que saiu em agosto, vendeu cerca de 37 mil cópias, números próximos HQs como Flash, Arlequina, Conan e Miles Morales, por exemplo.
Mas o Homem de Ferro acabou mesmo?
Dito isso, a decisão de encerrar a HQ não tem origem financeira, mas criativa. Nos últimos meses o escritor Dan Slott tem provocado os leitores sobre uma grande história do personagem que ele está elaborando para o ano que vem. E esses planos, aparentemente, continuam valendo.
Trata-se do Homem de Ferro 2020. O conceito desse personagem foi criado em 1984, trata-se de uma versão alternativa de um descendente de Tony Stark, da Terra 8410, cujas histórias se passam no ano de 2020.
O personagem em questão se chama Arno Stark e ele foi adaptado em 2013 para a Terra 616 como um novo personagem. Não querendo postergar muito, pois não é o objetivo desse texto, mas o Arno 616 é o filho biológico dos Stark, enquanto que Tony é na verdade um filho adotivo. Isso torna Arno e Tony irmãos adotivos.
Obviamente o ano de 2020 era bastante distante da realidade de 1984, mas para nós já é ano que vem. Então a Marvel está cancelando a revista do Homem de Ferro no último mês de 2019, curioso, não?
Muito provavelmente, e é importante destacar que isso não é uma informação, mas um palpite, a editora lançará em janeiro a revista Homem de Ferro 2020.
Dessa forma, os planos de Dan Slott não serão cancelados. Trata-se apenas de um relançamento estratégico aproveitando o gancho de estarmos exatamente no ano de 2020.
Inclusive, a armadura do Homem de Ferro 2020 (com as engrenagens nos ombros) já foi sugerida na atual revista Tony Stark: Homem de Ferro. Ou seja, está tudo conectado de fato.
Vale destacar também que o mesmo deve ocorrer daqui há 80 anos, quando estivermos no ano de 2099. Afinal, a Marvel possui toda uma linha de HQs dedicada a reimaginar o Universo Marvel nesse futuro distante.
Mas enfim, caros leitores. A revista do Homem de Ferro foi cancelada, mas não precisam sofrer por antecipação. Muito provavelmente os planos de Dan Slott continuarão com o Homem de Ferro 2020.
Mas e você, caro leitor, acha que essa sacada de aproveitar o personagem do Arno Stark é uma boa? Deixe a sua opinião nos comentários.