Josh Boone, o diretor do filme dos Novos Mutantes, respondeu em entrevista ao site Gizmodo AU as críticas sobre o elenco “embranquecido” do filme. Além de elogiar o ator Henry Zaga (Mancha Solar), Boone disse que “não se importou muito com a questão do racismo” e que escolheu quem “melhor representava a sua visão para o personagem“.
Gizmodo: Precisamos falar sobre as críticas que têm surgido contra o filme por conta da escolha de Henry Zaga para interpretar o Roberto, um personagem que é um brasileiro negro nos quadrinhos, e cuja origem toca na questão do racismo no Brasil. Minha primeira pergunta é: você entende de onde essa crítica vem?
Boone: “Não vou brigar sobre isso. O meu objetivo era escolher um ator que fosse brasileiro de verdade, e vi uns 300 atores negros de pele em tons escuros, e de peles mais claras. Eu vi gente de todos os tons. Foi o mesmo caso com a Blu Hunt (Dani Moonstar). Vimos uns 300 atores nativos-americanos e pessoas que tinham laços com a comunidade nativo-americana.
Meu objetivo era encontrar o melhor ator que pelo menos se parecesse um pouco com o que eu visualizei mentalmente para o personagem. Não tinha ninguém que se comparasse ao Henry. Se o Henry não existisse, talvez eu tivesse escolhido alguém de pele mais escura que simbolizasse aquilo que eu precisava. Mas nunca busquei baseado em tom de pele.”
Boone: “Eu não me importei muito com a questão do racismo que eu ouvi falar no brasil, sobre tons de pele mais claro versus tons de pele mais escuro. Eu queria representar o Brasil de forma positiva, e queria alguém que pudesse parecer com um cara que nasceu num berço de ouro, alguém que parecesse ter um pai muito rico, e o Henry simbolizava todas essas coisas.
Henry é um ator dedicado e você consegue ver na performance dele em ‘A Dança da Morte’, onde ele interpreta um personagem surdo. Ele coloca tanta dedicação na linguagem de sinais, passou tanto tempo aprendendo com pessoas surdas, que é ótimo. Ele é um ser humano incrível, e eu desafio qualquer pessoa que queira dizer que o Henry não é um bom Roberto simplesmente porque ele tem a pele clara.”
Desde a divulgação do elenco, fãs dos quadrinhos questionaram a escolha de Henry Zaga, Alice Braga para interpretarem, respectivamente, Roberto da Costa e a Drª Cecilia Reyes. Isso porque, nas páginas dos gibis, esses personagens são apresentados como afro-latinos, personagens de origem latina e de descendência africana, de forma muito mais evidente em seus traços do que Henry e Alice mostram. Já a atriz Blu Hunt, que tem descendência nativo-americana, também foi criticada pelo tom de pele claro e ausência dos traços marcantes presentes na Dani Moonstar dos quadrinhos dos Novos Mutantes.
Nas páginas do gibi, inclusive, a primeira aparição de Roberto é justamente em um momento em que ele é vítima de racismo.
Deixamos aqui umas reflexões para o nosso leitor: Porque será que o ator Henry Zaga, um brasileiro de pele clara (que poderia ser muito bem chamado de branco pelos padrões do país), representa melhor um personagem “que nasceu em um berço de ouro“, que “tem um pai rico” do que um ator negro, que se pareça fisicamente com ele?
Ignorar a questão racial para “representar o Brasil de forma positiva” é justo com os leitores negros, que sempre se identificaram com o personagem de Novos Mutantes? É a melhor escolha de fato? Deixa aí a sua opinião nos comentários!
Não esqueça também de curtir a nossa página no Facebook e seguir nossas demais redes sociais! Temos também o nosso grupo no Facebook, aberto para discussões.
Com pré-estreia em todo o Brasil nessa quarta e com lançamento oficial na quinta-feira, Deadpool…
Após o frenético 5° episódio que culminou na destruição de Genosha, o 6° episódio pisou…
O quinto episódio de X-Men'97 é um ACONTECIMENTO. Um evento. Uma insanidade. Um dos maiores…
X-Men ’97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana retrasada no…
X-Men '97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana passada…
X-Men '97, série animada que dá continuidade ao desenho animado dos X-Men lá da década…