Conheça a surpreendente história do Mjölnir no Universo Marvel

A história de Mjölnir, o martelo mágico do Thor, é uma das mais interessantes de todo o Universo Marvel. Quem acompanha apenas os filmes não tem dimensão de como o artefato místico foi concebido. E agora vamos te explicar tudo isso, para mostrar as mais recentes mudanças que ocorreram nas HQs.

[Nota do Editor: esse texto conta com spoilers de HQs ainda inéditas no Brasil. Se você acompanha a leitura pela Editora Panini, continue a ler o texto por sua conta em risco.]

Eras atrás, durante a briga de dois Deuses Ancestrais, alguns dos seres mais poderosos da existência, uma Lua feita de Uru foi quebrada e alguns pedaços caíram em Nidavellir, um dos 10 Reinos da Mitologia Nórdica e lar dos ferreiros anões.

Os anões, por sua vez, presentearam Odin, que recém havia se tornado Pai-de-Todos e Rei de Asgard, com o poderoso metal. Algum tempo depois, Odin enfrentou a Deusa Tempestade que estava se aproximando de Asgard. Essa tempestade cósmica era extremamente poderosa e o pai de Thor a derrotou aprisionando dentro do pedaço de Uru.

Odin então devolveu o Uru com a Deusa Tempestade aprisionada para os anões, para que eles forjassem o martelo Mjölnir. Foi necessário tanto calor para forjar uma arma tão poderosa que os anões usaram a energia de uma estrela, que acabou explodindo e impactando Midgard. Foi o evento que causou a extinção dos dinossauros.

Com o Mjölnir, Odin teve muita dificuldade para empunhá-lo, pois a Deus Tempestade estava furiosa dentro do martelo. Ela chegou a destruir toda Asgard, com o martelo voando descontroladamente por todo o reino. Por fim, Odin lançou um poderoso encantamento no Mjölnir para impedir que outra pessoa conseguisse erguê-lo.

Com o tempo Odin conseguiu usar sem dificuldades o martelo. Principalmente quando participou do que hoje é chamado de Vingadores Pré-Históricos, há 2 milhões de anos. O Mjölnir acabou com o tempo sendo guardado no arsenal de Asgard, ficando intocado por muito tempo. Acreditava-se que a Deusa Tempestade havia morrido, apesar do seu poder ainda resistir no seu interior.

Alguns milhares de anos depois, o martelo se tornou a principal arma de Thor e juntos viveram muitas aventuras. Mais recentemente, em 2014, quando Jane Foster se provou digna e ergueu o martelo, ela pareceu ter uma conexão com a Deusa Tempestade. Ou pelo menos ela despertou a Tempestade de um loooongo sono.

Jane conseguiu usar o martelo com uma agilidade que nem mesmo o filho de Odin conseguia. E Mjölnir frequentemente demonstrava ter autonomia e consciência, servindo não apenas como uma arma, mas uma personagem de fato.

Em Poderosa Thor #705, quando Jane Foster sacrificou o seu poder como a Poderosa Thor arremessando o Mjölnir no Sol junto do vilão Mangog, o Uru derreteu e a Deusa Tempestade foi finalmente libertada. E a entidade usou o seu poder para ressuscitar o corpo de Jane, que estava fragilizado devido ao câncer que estava matando seu corpo.

Durante a Guerra dos Reinos, em um momento de extrema necessidade, Thor clamou e a Deusa Tempestade retornou para dentro de um refeito Mjölnir para se tornar a poderosa arma do filho de Odin.

Porém com o tempo Thor identificou que havia algo errado com Mjölnir. O martelo se tornou cada vez mais pesado para ele e leve para pessoas consideradas indignas (como Tony Stark). Odinson então partiu em uma jornada para entender o que estava acontecendo com o feitiço lançado por Odin.

As coisas ficaram ainda mais estranhas e perigosas quando Mjölnir passou a ser usado por uma figurada chamada de “Divindade dos Martelos” para causar destruição pelos 10 Reinos. Thor ficou enfurecido quando a destruição alcançou Oklahoma, seu lar na Terra.

Foi então que ele descobriu que Dividade dos Martelos era Mjölnir. Aparentemente a Deusa Tempestade conseguiu assumir uma forma humanoide feita de raios. Até o momento não está clara a sua motivação, por qual motivo ela está levando tanta destruição por pelos 10 Reinos.

Algumas respostas são esperadas para a revista Thor #21, que será publicada nos Estados Unidos na próxima quarta-feira. Fique atento aqui no site para qualquer atualização sobre a história de Mjölnir.

Esse texto envolveu histórias publicadas ao longo de diversas décadas, pegando recortes de fase como a de Michael Avon Oeming, Daniel Berman & Andrea DiVito & Laura Villari; Jason Aaron & Russell Dauterman, Frazer Irving & Matt Wilson e Donny Cates & Nic Klein, Aaron Kuder & Matt Wilson.

Mas e então, caro leitor, o que você achou de tudo isso? Fazia ideia que Mjölnir possui uma história tão complexa assim? Deixe a sua opinião nos comentários.

Previous post O Anarquista Punk-Aranha ganhará a sua própria HQ
Next post Confira todas as HQs que a Marvel publicará nos EUA em 26 de janeiro de 2022
error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D