Panini lançará encadernado do Arma H, mas vai ignorar Homem de Gelo, Harpia, Gaviã-Arqueira …
Nós já havíamos repercutido aqui no grupo que a Panini, aqui no Brasil, já ignorou diversas revistas da Marvel que foram indicadas ao Prêmio Eisner nos últimos anos.
Recentemente foi divulgada a lista dos indicados em 2019 e mais dois títulos muito elogiados parecem estar fora dos planos da editora: Fugitivos e X-Men: Grand Design.
Mas enquanto revistas premiadas e/ou muito elogiadas como Homem de Gelo, Harpia, Mundo de Wakanda, Gaviã-Arqueira, Raio Negro, Moon Girl e Garota Esquilo, por exemplo, são sumariamente ignoradas, um material chama a atenção por aparecer no catálogo da editora nesse mês de maio: Arma H.
O Arma H surgiu em um crossover entre o Totalmente Incrível Hulk (Amadeus Cho) e a revista da Arma X. É um novo personagem que recebeu as garras retráteis do Wolverine e a super-força do Hulk. Se tornando a mais poderosa arma viva da Terra.
Não entrando no mérito da qualidade, apesar das revistas citadas acima terem sido em sua maioria indicadas a premiações, enquanto o Arma H não, o que leva um título desses ser publicado no formato encadernado, enquanto as demais revistas foram ignoradas?
Lembrando ainda que o Arma H, nos Estados Unidos, teve apenas 12 edições publicadas e então o título foi cancelado. Enquanto isso a Garota Esquilo, como relatado essa semana aqui no site, está chegando na sua 50° edição. Ou seja, lá fora foi um título com muito mais apreço junto aos leitores.
Por outro lado, se o baixo número de edições do Arma H foi um fator preponderante para a escolha da sua publicação, por qual motivo não lançar a Harpia, que teve apenas 8 edições. Ou a Gaviã-Arqueira, com 16 edições. O Raio Negro mesmo, que venceu o Eisner, teve as mesmas 12 edições também.
A Panini priorizar títulos com personagens de destaque como Homem-Aranha, Vingadores e X-Men nos seus lançamentos é compreensível. Mas quando se opta por publicar o Arma H, que é um personagem novo e sem fanbase, ao invés de títulos premiados e/ou muito elogiados, não dá pra defender.
Arma H #1 (de 2) será publicado em maio, em formato encadernado, terá 120 páginas e o preço sugerido de R$ 20,90. Confira a sinopse:
“Com a força do Hulk e a raiva e as garras do Wolverine, vem aí a Arma H! Atualmente foragido, Clay só quer paz e solidão… mas, quando um novo tipo de Wendigo coloca vidas em risco, a recém-criada Arma H vai fugir de sua responsabilidade, ou será que parte de sua humanidade continua enterrada nas profundezas de seu ser?“
Mas e você, caro leitor, também fica incomodado ao ver a editora ignorando títulos aclamados para lançar revistas como a do Arma H? Deixe a sua opinião nos comentários.