Nova HQ dos X-Men discute pós-verdade e a manipulação da mídia
A Marvel publicou no mês de junho, nos Estados Unidos, uma série de HQs dos X-Men que mostram a narrativa opressora promovida pela mídia conservadora. E isso é facilmente associável ao que acontece DIARIAMENTE com grupos historicamente marginalizados no mundo real.
Esse texto contará com spoilers de revistas que estão sendo publicadas nos Estados Unidos e que ainda não chegaram no Brasil. Então siga a leitura por sua conta em risco.
Recentemente um bilionário anti-mutante adquiriu as Indústrias Stark, a contragosto do Tony, e passou a fabricar robôs Sentinelas com a tecnologia do Homem de Ferro. Ele se chama Feilong e está unido com outros empresários, cientistas, políticos, e vilões para exterminar os mutantes.
Esse conjunto de pessoas se chama Orchis. Eles são muito ricos, poderosos e determinados. E não pretendem acabar com os mutantes apenas na base da força. Eles pretendem acabar os mutantes em nível militar, midiático, científico, econômico e como mais puderem.
Aí chegamos em X-Men #23, publicada no começo de junho, com roteiro de Gerry Duggan, arte de Joshua Cassara e cores de Dee Cunniffe. O gibi mostra um Sentinela salvando o dia ao ajudar os bombeiros que estavam resgatando civis de um prédio em chamas.
Só que logo após salvar as pessoas, o Sentinela começa a atacar um bombeiro que foi identificado como mutante. O bombeiro era um civil que estava lá salvando vidas. E do nada o Sentinela estava tentando lhe matar pelo simples fato de ter nascido com os genes x e, por tabela, ser mutante.
É aí que os X-Men entram em ação para salvar o dia. E passaram sufoco, hein? Com a tecnologia do Homem de Ferro, esses robôs ficaram ainda mais fortes, inteligentes e resistentes.
Como esse fato foi reportado na mídia? A Orchis tratou de cuidar disso. Pagaram uma fortuna para todos os principais jornais dos EUA publicarem um artigo de opinião orientando a perspectiva pública para o que eles desejam. Vou trazer uns trechos do artigo:
“Hoje cedo na cidade de Nova York, um dos novos guardiões da humanidade da Orchis, o Sentinela, estava ajudando o Corpo de Bombeiros de Nova York quando foi atacado pelos X-Men. Essas novas máquinas maravilhosas são uma colaboração entre a Orchis e a Stark Unlimited e, hoje, salvaram a vida de dois bombeiros que corriam risco de morte devido ao desabamento parcial do telhado.
O Sentinela foi destruído pelos bandidos de Krakoa porque o programamos para ser respeitoso com a proteção de vidas humanas em todos os momentos. Em vez de defender nossa propriedade em uma batalha prolongada contra mutantes em um ambiente urbano lotado, decidimos permitir que os X-Men se “divirtam” vandalizando um traje do Homem de Ferro de um bilhão de dólares projetado para preservar vidas humanas.
Amanhã, a cidade de Nova York acordará e terá um Sentinela a menos para ajudar a nos proteger das ameaças tremendas e terríveis que enfrentamos todos os dias. Por favor, faça a si mesmo esta pergunta: Por que os X-Men odeiam e temem as ferramentas defensivas básicas com as quais nós humanos procuramos nos proteger?
Estamos em crise desde o momento em que o fanático mutante Charles Xavier invadiu o lugar mais sagrado que um ser humano tem – as nossas próprias mentes. A soberania sobre o próprio corpo deve incluir quem convidamos a entrar em nossos pensamentos.
Xavier invadiu nossos cérebros não para nos salvar, mas para ameaçar qualquer um que ousasse questionar a validade de sua oligarquia antidemocrática. Certamente nem todos os mutantes são ruins, mas certamente alguns são, e já passou da hora da humanidade se proteger de uma minoria poderosa que ainda não provou sua vontade de coexistir conosco.”
Esse foi um resumo das principais mensagens da carta. Alguns meses atrás a Orchis criou uma confusão entre mutantes e Eternos que quase causou a destruição da Terra. Enquanto isso X-Men e Vingadores tentavam salvar o dia. Quando A Orchis viu que estavam pondo a humanidade INTEIRA em risco, foram para a linha de frente da batalha ajudar.
A Orchis transformou essa demonstração pública de “heroismo” em narrativa. Passaram a vender imagem de que a organização é heroica. Temos imagens, após a saga, de crianças usando a camisa da Orchis e segurando um balão na forma do Nimrod, o robô assassino de mutantes.
Deu pra perceber que eles estão usando toda a influência política e midiática deles para se pintar de heróis, enquanto pintam os X-Men de vilões? É um negócio DESCARADO. E ninguém percebe … ou a ninguém intere$$a perceber.
E aí chegamos em “Antes da Queda: O Primeiro Ataque Mutante“, publicado também no começo de junho, com roteiro de Steve Orlando, arte de Valentina Piti e cores de Frank William. Na história, uma grande explosão ocorreu numa cidade pequena, matou muita gente e destruiu muitas casas.
A mídia obviamente não perdeu tempo: Diversos telejornais reportaram o caso como “agressão mutante“, “ataque coordenado“, “bomba de Krakoa“, “um ataque suicida mutante” e coisas do tipo. A verdade? Foi um ataque da Orchis para culpar os mutantes. Com total suporte da mídia.
E o que os X-Men fizeram? Colocaram jalecos com um X Vermelho no peito e atuaram igual a Cruz Vermelha. Usaram seus poderes para curar, dar conforto, alimento e reconstruir a vida de todos que sofreram com isso. Os poderes mutantes sendo usados para o bem.
Em paralelo, pessoas impactadas pela mídia, tentavam atacar os mutantes. Culpando-os com sangue nos olhos. E eles nem sabiam que estavam sendo usados pela Orchis. Caíram total na manipulação. Em um paralelo bem claro com as população terrorista que invadiu, com sangue nos olhos, o Congresso Nacional Brasileiro e o Capitólio Americano.
Ao final da HQ, a Prefeita da cidade dá entrevista a um jornal e explica que os mutantes não foram culpados pelo ataque e que os X-Men estavam lá ajudando. No que a repórter responde com algo tipo “isso é o que vc diz, mas muitas pessoas estão falando sobre um ataque mutante.“
É aquela mídia que não está preocupada com a verdade. Eles distorcem a situação para dar o enfoque que bem desejam. O fato: mutantes não foram culpados. O que é reportado: muitas pessoas ACHAM que é um ataque mutante. No jornalismo sério não importa o que as pessoas acham, o que importa é a verdade.
Esse tipo de mídia mal intencionada só cria ruído na imagem. Toda semana surge uma notícia acusando os mutantes. Todas mentiras. Mas vez ou outra uma cola. Uma ou outra mentira acaba tendo perna longa e pauta os noticiários. Dai só se fala sobre isso.
É mentira, mas uma hora começa a parecer verdade. É a tal da pós-verdade. Os mutantes foram lá ajudar a cidade destruída. Deram conforto, alimento e todas as condições para reconstruírem suas vidas. Mais cedo, salvaram a vida de um bombeiro. Mas ninguém está ouvindo a verdade.
Isso tudo parece comum pra vocês? Tudo isso é muito associável pois é a nossa mais pura realidade. Quantas pessoas vocês já ouviram falar que o movimento Black Lives Matter, que combate o racismo, é um movimento terrorista?
Quantas pessoas vocês já ouviram espalhar mentiras associando as pessoas trans com pedofilia? Ou a comunidade LGBTQIA+ no geral com a pedofilia? Distorcendo uma pauta que é sobre respeito e dignidade. Misturando isso da forma mais MENTIROSA E BAIXA POSSÍVEL com um crime hediondo.
E quem faz isso? A nossa mídia distorcida do mundo real. Emissoras de TV ligadas a líderes religiosos. Podcasts com influencers com nome de bicicleta. Emissoras denominadas jovens mas que só tem velho preconceituoso na sua grade. Ou lá nos EUA, a Fox News e derivados.
Infelizmente muita gente não consegue pensar por si só. Apenas repetem opiniões que escutam na TV, na rádio ou leem no jornal E se tem gente escrota e preconceituosa promovendo discurso de ódio nesses espaços, seus públicos sem opinião crítica vão repetir isso igual papagaios.
Essa história dos X-Men ressoaram MUITO forte com o mundo real. São mutantes voando em jatos e criando água a partir do corpo, atirando raios com os olhos, moldando o clima com as próprias mãos. Mas por trás dessa ficção, tem uma assustadora realidade.
Mas e você, gosta de ver histórias dos X-Men que vão para além os poderes e das lutas? Que outras histórias vocês gostam? Deixe a sua opinião nos comentários.
Se você gostou desse texto, ele foi inspirado em uma thread que fizemos lá no Twitter. Nos segue por lá também.