E se eu te falar que os X-Men apoiam o MTST?

Engana-se quem pensa que histórias em quadrinhos de super-heróis são apenas lutinhas entre personagens usando colantes coloridos e apertados. Há de se encontrar importantes pautas nas histórias. E dessa vez encontrei uma conexão entre os X-Men e o MTST.

Mas antes e começar, deixa eu só esclarecer o óbvio, pois existe muita fake news por aí. Eu não sei vocês, mas eu, que tenho 30 anos, escudo desde pequeno na TV e em rodas de conversa que o MTST são um bando de vagabundos que invadem as casas das pessoas. Mas isso é MENTIRA!

O MTST é um movimento social e político que surgiu em 1997 e que luta principalmente pelo direito a moradia. Ocupam imóveis que não cumprem função social (leia-se: locais abandonados). O movimento também tem cozinhas solidárias espalhadas pelo Brasil que ajudam a combater a fome.

Ok, mas o que isso tem a ver com os X-Men? Em X-Men #22, publicada nessa semana nos Estados Unidos, com roteiro de Gerry Duggan (Homem de Ferro), arte de Jushua Cassara (X-Force) e cores de Marte Gracia (Dinastia X), a HQ mostrou o herói Forge oferecendo uma solução para as pessoas em situação de rua do mundo inteiro. Mas antes:

Quem é o Forge dos X-Men?

Forge é um mutante, herói e atual integrante dos X-Men. Seu poder mutante é a genialidade. Ele é INCRÍVEL. Constrói os mais variados aparatos tecnológicos que os X-Men precisam. Ele também é um nativo-americano da tribo cheyenne e tem uma prótese mecânica.

Ele foi o responsável por criar a maioria das tecnologias e armas de Krakoa, a nação mutante. Mas ele está cansado de usar seu intelecto pra criar armas. Ele quer fazer a real diferença no mundo. E pra isso quer resolver o problema das pessoas em situação de rua do mundo todo.

Abaixo transcrevo a carta que ele mandou para uma das líderes de Krakoa, confessando o seu desejo:

Os X-Men têm testado a tecnologia da Casa na Árvore. Superou minhas elevadas expectativas e, no interesse da transparência, gostaria de dá-lo ao mundo.

Uma observação: Casa na Árvore é o nome de uma tecnologia dos X-Men que o Forge criou e que cria de forma instantânea um habitat natural para dezenas de pessoas morarem. É literalmente uma moradia sustentável em árvores que usam o bioma de Krakoa.

Continuando:

Se o dermos ao mundo — e quero dizer ao mundo inteiro — podemos acabar com a falta de moradia globalmente em menos de um mês. Uma reserva estratégica de biomas de Casa na Árvore poderia ser implantada em áreas de desastres [ambientais].

Como você sabe, a Casa na Árvore tem carbono negativo e pode ser cultivada até mesmo para produzir alimentos. Comida e abrigo enlatados, e acho que você me deve isso, já que estou essencialmente tornando-o de código aberto.

Torne-o gratuito. Que esses biomas sejam um presente, porque temos abundância. Flama me lembrou que minha prioridade número um é salvar o máximo de pessoas que puder todos os dias, e que melhor maneira do que ajudar as vítimas do capitalismo humano em estágio avançado?

É incrível ver um gibi dos X-Men defendendo moradia e alimento gratuito para as pessoas em uma clara manifestação contra o capitalismo, não é mesmo? Ousado! Mas vou dar o spoiler aqui: o Forge não vai conseguir cumprir o seu desejo. E quem vai impedir?

O Capitalismo. Uma organização chamada Orchis está tramando contra os mutante e estão sabotando tudo o que os mutantes oferecem para a humanidade. E um dos seus próximos objetivos é colocar fogo na Casa da Árvore.

Quem é a Orchis?

Uma organização formada por ex-integrantes da IMA, Hidra, SHIELD, CIA, FBI, Mossad, demais agências militares e de espionagem do mundo, milionários e vilões. O objetivo é exterminar os mutantes e eles operam em nível industrial, cultural, científico e político.

Eles tem altos status social no mundo todo e temem perder seus luxos, privilégios e riquezas com a ascensão dos mutantes em nível global. Temem que os mutantes os substituam como espécie dominante do planeta.

Olha só essa história, e tem gente que tem a pachorra de falar que “não se deve misturar quadrinhos com política“. E que “a lacração está acabando com os X-Men“. Quem fala isso nunca leu um balão de fala e só prestou atenção nas cenas de lutinha.

X-Men SEMPRE FOI e SEMPRE SERÁ uma história de personagens que pertencem a comunidades historicamente marginalizadas. Se você já sofreu preconceito, em qualquer nível, você é capaz de se identificar com os X-Men. É isso que torna essa equipe tão maravilhosa.

Mas e então, caro leitor, o que achou dessa abordagem na HQ dos X-Men? Se você achou interessante, manda o texto para um amigo que pode se interessar pelo tema. E nos segue lá no Twitter, Instagram e Facebook.

Previous post Vingadores de Estimação protagonizarão nova HQ
Next post Marvel apresenta variante mangá do Venom
error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D