Fundação Fênix! Entenda o novo projeto liderado por Jean Grey
Acabou hoje nos Estados Unidos a saga VXE: Dia do Julgamento, história que colocou os Eternos contra os X-Men, com os Vingadores no meio do fogo cruzado tentando salvar a Terra. E, obviamente, a história trouxe algumas consequências importantes. Nós vamos trazer essas repercussões aqui no site ao longo da semana, e o primeiro texto será sobre a Fundação Fênix.
Ao longo da saga, quando o Celestial estava julgando a Terra e assassinando diversos terráqueos que ele considerava indignos, foi esclarecidos que humanos sem o gene x também podem ser ressuscitados em Krakoa. Caso queira entender em detalhes esse processo de ressureição desenvolvido pelos mutantes, clique aqui.
Inclusive, na história, o primeiro humano que os mutantes trouxeram de volta nesse esquema foi o Capitão América, que também foi morto pelo Celestial. Sendo assim, quando as coisas se tranquilizam após o fim de toda a confusão, Jean Grey optou por ouvir a população.
No começo de o Dia do Julgamento, veio a público a informação de que os mutantes podem ressuscitar e os humanos ficaram extremamente enciumados com isso e começaram a protestar. Então assim que as coisas se acalmaram Jean criou a Fundação Fênix.
Essa é uma organização independente de Krakoa que será liderada pela Jean com o objetivo de ressuscitar humanos que foram mortos. Confira a explicação que a própria heroína deu:
“Nossos telepatas não podem ajudar as oito bilhões de pessoas na Terra. Mesmo que pudéssemos, não é rápido. Vai levar mais de uma década para trazer de volta todos os mortos de genocídios mutantes.
Temos que trazer de volta nosso povo … no entanto, também reconhecemos que somos uma nação excepcionalmente afortunada. As nações que são afortunadas têm o dever de ajudar aquelas que não são.
No espírito da ajuda externa, estarei examinando pessoalmente aqueles que forem selecionados para apoio e recuperação imediatos. A Fundação Fênix é um organismo independente da Krakoa. Que estará selecionando aqueles que recebem este presente.
Vamos priorizar os vulneráveis, os fracos, os pobres e aqueles que o mundo abandonou. Talvez não possamos salvar a todos. Mas vamos salvar quem pudermos. É o que os X-Men sempre fizeram e sempre farão …“
São os mutantes compartilhando, mesmo que apenas uma parcela, os protocolos de ressureição com a humanidade. E vale destacar que não estarão lucrando com isso. Não terá direito ao processo aquele que puder pagar mais caro. O benefício vai para os mais humildes.
Consigo escutar aqui de casa os leitores reaças defendendo que os mutantes tragam de volta “aqueles que merecem, independente da classe social“. É sempre bom lembrar que apesar de Krakoa estar inserida em um contexto global capitalista, como evidenciado por esse discurso do Magneto, a economia interna de Krakoa opera muito mais próximo ao Comunismo.
VXE: Dia do Julgamento #6 contou com roteiro de Kieron Gillen (X-Men), arte de Valerio Schiti (ESPADA) e Ivan Fiorelli (Venom) e cores de Marte Gracia (X-Men).
Mas e então, caro leitor, o que achou da novidade? Curioso para ver como ficará a franquia daqui por diante? Como os humanos ricaços vão lidar com a decisão da Jean? Deixe a sua opinião nos comentários.