A QUEDA DE X! A Era Krakoana vai realmente acabar?
Os fãs ficaram extremamente apreensivos nesse final de semana quando a Marvel divulgou o seu line-up de eventos que estão por vier nas HQs. E no final da timeline, lá por junho de 2023, nós temos algo chamado “A Queda de X“. O que será que isso significa? É o que nós vamos debater agora.
Em 2019, o escritor Jonathan Hickman deu início a um ambicioso projeto de revitalização dos X-Men nas HQs. Ele introduziu diversos novos conceitos e mudou alguns padrões da franquia. A população Homo Superior, por exemplo, agora vive quase integralmente em Krakoa, a nação mutante.
O país possui seus próprios líder (O Conselho Silencioso com 12 mutantes de diferentes vertentes ideológicas). Foram desenvolvidos também Protocolos de Ressurreição, onde cinco mutantes, unindo seus poderes, podem trazer de volta dos mortos qualquer mutante. E o objetivo é resgatar todos que já morreram (leia mais sobre aqui).
Além disso o antigo povo mutante de Apocalipse foi resgatado e hoje vive em Arakko, outrora conhecido como o planeta Marte. Sim, os mutantes tem uma nação bem estabelecida na Terra. Domaram a Morte. E também contam com um planeta só para eles.
Mas será que tudo isso sobreviverá “A Queda de X“? Esse é o medo dos fãs e é isso que me proponho a debater aqui com vocês agora.
A identidade visual
Nesse final de semana a Marvel anunciou quatro novas revistas da franquia mutante: X-23, Capitã Britânia, Vampira & Gambit e Bishop. E aqui as coisas já começaram a chamar a minha atenção.
Pode parecer besteira, mas todas as HQs novas anunciadas possuem logotipos diferentes uma das outras. Cada uma com o seu próprio conceito e tipografia. Confira:
Desde 2019 as revistas mutantes tem recebido um tratamento gráfico especial pelo designer Tom Muller. O artista tem concebido todas as identidades visuais das HQs da franquia mutante. E mantém uma unidade entre elas, para que todas se encaixem como uma coisa só. Wolverine, X-Men, X-Factor, Carrascos … tudo tem logotipo com a mesma tipografia.
Se antes tudo tinha identidade visual alinhada para mostrar unidade, o que significa agora que estão brotando diversas novas HQs que não possuem esse alinhamento gráfico?
Pode não significar absolutamente nada. Pode ser apenas que esses títulos não são, cronologicamente falando, tão relevantes e por isso a Marvel não as adicionou nesse conceito da franquia. Ou, pode ser que toda essa unidade está gradualmente se perdendo.
A Queda de X
Outra coisa importante para entender é, o que exatamente é “A Queda de X”? Seria uma saga? Ou talvez todo um período?
Desde 2019 a Marvel tem estabelecido “fases” na franquia mutante. Entre o final de Potencias de X #6 e a conclusão da saga X de Espadas, tivemos a “Aurora de X“. Entre a conclusão X de Espadas e Inferno #4 o período se chamou “Reinado de X“. E atualmente, entre X Mortes do Wolverine #6 alguma história ainda não determinada, vivemos o “Destino de X“.
Sendo assim, a próxima fase pode ser que seja batizada de “A Queda de X”? Pode. E como a história está agendada para começar lá por junho e a última saga mutante antes dela é “Pecados do Sinistro“, que termina em abril, o evento que pode estar causando esse estopim é o Hellfire Gala 2023, evento anual da franquia mutante e que tem ocorrido sempre no mês de junho.
O quê ou quem é X?
Outra questão importante é entender o quê ou quem exatamente é o X que vai cair. Seria X enquanto comunidade mutante? Todos com gene X, logo, a queda de Krakoa? O fim de todos esses conceitos que o Hickman trouxe para a franquia em 2019? É uma possibilidade. Acho muito improvável, mas não impossível.
Mas o meu palpite, nesse momento, é que o X da questão seja Charles Xavier. Aquele que desde 2019 desfila por Krakoa com um enorme X na cabeça. Desde que o Conselho Silencioso foi criado, Krakoa vem vagarosamente perdendo seus líderes (e seus eixos morais).
Originalmente o Conselho Silencioso era formado por:
Charles Xavier, Magneto, Apocalipse, Tempestade, Noturno, Jean Grey, Emma Frost, Kate Pryde, Sebastian Shaw, Mística, Exodus e Sr. Sinistro. Em uma análise mais simplista: 8 pessoas devotas e crentes no futuro de Krakoa enquanto lar dos mutantes e 4 vilões que são mais interesseiros e agentes do caos, com suas próprias agendas.
Acontece que ao longo do tempo mudanças foram ocorrendo no Conselho:
Jean Grey e Apocalipse saíram. E chegaram: Sina e Colossus
A Moira, que não fazia parte do Conselho acabou virando a casaca na saga Inferno. Mais recentemente Magneto abandonou o Conselho e mais adiante morreu, com a Esperança Summers assumindo o seu lugar.
A questão é que gradativamente o Conselho Silencioso tem sido minado. E Magneto, antes de morrer, pediu para que Tempestade ficasse de olho em Charles, prenunciando que ele seria testado, tentado e precisaria de suporte.
Charles Xavier é hoje a grande figura de liderança do Conselho Silencioso e Magneto alertou a Tempestade que ele estará sozinho quando seus inimigos contra-atacarem. E sem suporte e precisando desesperadamente salvar e proteger a sua nação, ele pode não tomar as melhores decisões.
O que será A Queda de X?
A revista do Cable, escrita por Gerry Duggan, lá em 2021 prenunciou de forma misteriosa algo grandioso acontecendo em 2023. Cable tinha um caderno de anotações listando grandes eventos bombásticos que estão por vir no Universo Marvel no futuro e o próximo será em 2023.
Gerry Duggan também é quem tem explorado o Xavier e seus planos ambiciosos (e questionáveis) com o Forge no título “X-Men“. É ele também quem, nos últimos dois anos, organizou o Hellfire Gala. E levando em consideração a sua ausência em “Pecados do Sinistro“, saga que é mais focada nos roteiristas Al Ewing, Si Spurrier e principalmente Kieron Gillen, me parece seguro presumir que o Duggan está cozinhando algo que pode ser “A Queda de X“.
Além disso, em Immortal X-Men #3, quando vislumbramos um mapa de possibilidades previsto pela Sina para o futuro do Universo Marvel, dois eventos no futuro próximo se encaixam no que presumimos que pode acontecer em “A Queda de X”: “A Dissolução de Krakoa” e “Uma Nova Krakoa“.
Como se tratam de possibilidades, os dois eventos podem não acontecer. Ou podem. Teremos de aguardar para ter qualquer certeza.
Levando em consideração tudo que foi citado aqui, meu palpite para “A Queda de X” é a morte ou derrocada moral de Xavier, sendo possivelmente deposto do Conselho Silencioso. E talvez isso acabe sim por causar o fim de Krakoa.
Não um fim definitivo, mas o fim do país como o conhecemos atualmente. Talvez ressurgindo com linhas ideológicas distintas? Uma vertente na Terra, em Krakoa e outra em Marte, com Arakko? Ou talvez tenhamos apenas uma reorganização do Conselho Silencioso, com ele se tornando algo diferente?
Ciclope, Jean e novas lideranças ocupando as posições que outrora foram de Xavier, Magneto, Moira e Apocalipse? A vez da nova geração assumir o controle?
Seja o que for, será algo que deve impactar a linha inteira. E talvez isso explique os vários títulos aleatórios e sem identidade visual padrão que estão surgindo. Quem sabe o enredo dessa nova era seja justamente a falta de unidade.
Quem acompanha a franquia há mais tempo sabe como os X-Men adoram um cisma ideológico. E os quadrinhos são cíclicos, podemos estar vendo algo assim acontecer novamente.
Mas isso tudo é o que eu acredito que TALVEZ POSSA acontecer. Não é um fato e posso estar completamente equivocado e absolutamente nada do que eu falei se concretizar. É possível.
Mas agora, no que eu não acredito? No fim absoluto de Krakoa. O conceito foi muito bem recebido pelo público. As vendas estão estáveis. E o próprio Jonathan Hickman queria ter encerrado essa fase antes, mas a Marvel não quis e então ele seguiu seu rumo.
Mas de novo, são apenas palpites. Daqui a mais ou menos meio ano a gente vai começar a descobrir exatamente o que vai acontecer.
Mas enquanto isso, qual é o seu palpite, caro leitor? Qual a leitura que você faz de tudo o que foi apresentado aqui? Esquecemos de algum ponto? Você pensa diferente? Deixe a sua opinião nos comentários.