Salvadora dos mutantes? Entenda o novo papel de Moira MacTargget nos X-Men

Uma das poucas aliadas fieis dos X-Men, Moira MacTargget estava desaparecida das histórias da equipe desde que morreu pelo vírus legado, lá em 2001. Por isso houve muita especulação quando ela apareceu em capas e teasers da nova fase dos mutantes. Parte desse mistério foi revelado em House of X #2 que foi publicada na última quarta-feira, onde, de várias maneiras, o passado de Moira é revisitado.

House of X 2 começa com a continuação de uma cena que apareceu em Powers of X 1, em que Moira encontra Xavier pela primeira vez, diz já conhecê-lo e fala para ele ler sua mente.

[CMXDB783932] House of X-Powers of X Free Previews-001.jpg

Nas primeiras páginas já temos a maior revelação da edição, Moira é uma mutante com poder de reencarnação. Cada vez que morre, ela volta ao momento que nasceu com total lembrança de sua vida passada.

A história então passa a nos apresentar brevemente as suas vidas passadas, nos introduzindo a esse novo conceito/poder.

Depois de uma primeira vida normal, ela procurou entender sua existência através da ciência e se descobre como mutante após assistir uma transmissão de Xavier, mas morreu em um acidente antes de conhecê-lo. Em sua terceira vida ela decide criar uma cura para sua condição, mas é atacada pela Irmandade de mutantes.

A precognitiva Sina, capaz de ver os futuros de Moira, revela que ela não é imortal e terá 10 ou talvez 11 vidas, já que se morrer antes de desenvolver seus poderes na adolescência ela não vai poder reencarnar. Também deu um ultimato: se tentasse criar uma cura novamente, o ataque da Irmandade iria se repetir. E a matou para consolidar a ameaça.

Em sua quarta vida, Moira decide estudar a questão mutante e decide abraçar a causa depois que conhece Xavier. Eles criam os X-Men e vivem juntos até serem mortos por sentinelas.

Após o fracasso da convivência pacífica de Xavier, ela tenta diversas abordagens para resolver questão mutante, que vão desde o isolamento em uma nação mutante a se aliar a Apocalipse ou Magneto contra a humanidade. Curiosamente ela parece tentar abordagens comuns utilizadas pelos autores de X-Men e em todas os mutantes acabam derrotados.

A edição acaba com Moira dizendo que em sua décima vida, talvez a última de acordo com Sina, ela e Xavier quebrariam todas as regras, o que nos leva de volta ao encontro do início da edição.

A edição só aumenta o número de perguntas sobre a nação de Krakoa e o futuro dos mutantes. Qual o plano de Moira e Xavier? Como ela influenciou na criação de Krakoa? O que ela aprendeu nas outras vidas que levou a isso?

As vidas de Moira são resumidas em linhas de tempo no final da edição, mas elas também criam algumas questões. Das 10 vidas de Moira, 7 são descritas do início ao fim. A edição não traz nenhuma informação da 6ª vida e não mostra como acabou a 9ª, vida em que ela se junta a Apocalipse. Por que essas vidas estão escondidas? Quando serão reveladas essas informações? Isso está relacionado às imagens promocionais que mostram o Apocalipse e Sinistro? Elas explicam o papel deles em Krakoa?

E a 10 vida, também incompleta, deixa algumas perguntas sobre a própria linha do tempo de House of X e Powers of X. Elas se passam nessa 10ª vida de Moira? Ou uma delas é a 10ª e a outra a 11ª, em duas vidas com ações e escolhas parecidas?

Ao final das 12 edições das duas minisséries essas questões devem ser respondidas. E se essa foi de fato a maior cena da história dos X-Men só o tempo dirá. Mas uma coisa é certa, é o momento mais intrigante dos mutante em muito tempo.

participacao-da-agente-carter Previous post S.H.I.E.L.D: Última temporada contará com participação da Agente Carter
marvel-julho-2019-magneto Next post Com os X-Men de Jonathan Hickman no topo, Marvel lidera o mercado em julho
error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D