Quadrinhos

10 personagens da Marvel que são clones e você (talvez) não sabia

Durante a década de 90, a simples menção ao termo “clone” causava arrepios a qualquer leitor da Marvel. O Homem-Aranha passou por poucas e boas envolvendo suas duplicatas genéticas. Mas ele não foi o único.

E é por isso que agora vamos listar 10 personagens da Marvel que são clones e você (talvez) não sabia.

1 – Gênesis

Durante uma missão da X-ForceFantomex acabou matando uma criança que deveria ser a nova encarnação do Apocalipse. Sem ninguém saber, ele pegou um pouco do sangue do falecido corpo e desenvolveu um clone do jovem En Sabah Nur.

Usando tecnologia para doutrinar a criança e servindo de elo com a humanidade, Fantomex conseguiu o impensável, criou uma forma bondosa do Apocalipse. Genesis tem grande apreço também por Deadpool, quem ele vê como uma figura quase paterna.

O personagem estudou no Instituto Jean Grey e supostamente está morando em Krakoa atualmente.

2 – Joseph

Nem mesmo um dos mais poderosos mutantes conseguiu evitar ser clonado. Foi através do material genético de Magneto que Joseph ganhou vida.

Astra, uma ex-lacaia de Magneto, clonou o antagonista do Professor Xavier após ser rejeitada por seu mestre. Joseph surgiu nas histórias já adulto e desmemoriado, o que fez com que os X-Men em um primeiro momento achassem que ele era o próprio Magneto renascido.

Joseph era bondoso e realmente tinha a intenção de fazer as coisas da maneira certa, mas assim como a versão original, também acabou guardando muito rancor no seu coração. Porém, mais adiante ele sacrificou a sua própria vida enfrentando o Magneto original. Sua última aparição, no entanto, foi como vilão.

3 – Madelyne Pryor

Madelyne é um clone da Jean Grey criada pelo vilão Sr. Sinistro após a morte da Fênix na Saga da Fênix Negra. Em um primeiro momento ela se mostrou uma boa pessoa e acabou se relacionando com o Ciclope. Ela e Scott casaram e tiveram um filho, Nathan.

Porém mais adiante a ruiva foi corrompida e acabou se tornando uma das mais perigosas vilãs dos X-Men, assumindo o título de Rainha dos Duendes e protagonizando a história saga chamada Inferno.

4 – Conflyto

Quando Ciclope teve um filho com Madelyne, a clone de Jean Grey, ele se chamou Nathan Summers. O problema é que a pobre criança ainda pequena foi contaminada por um tecnovírus e enviada para o futuro, onde poderia ser curada.

Nathan voltou ao presente já com a idade bastante avançada, mais velho que seu próprio pai inclusive, e atendendo pelo codinome de Cable. Só que as bizarrices não param por ai, lá no futuro ele também foi clonado, para enganar o temível Apocalipse, e assim surgiu um novo vilão, o Conflyto.

Boa parte das histórias envolvendo esses personagens nos ano 90 envolviam o dilema de quem era clone de quem. Ou seja, há um mistério no ar de quem é o original: Cable ou Conflyto?

5 e 6 – Shocket Raccoon e Linda, a Pata

Nem o pobre Rocket Raccoon conseguiu passar ileso dessa lista. Ele acabou sendo preso pelo Colecionador, junto de Howard, o pato. A dupla então foi clonada.

Como resultado nasceu a Shocket Raccoon e Linda, a pata. As personagens não tiveram grande relevância e suas aparições foram breves.

7 – Ragnarok

Em 2006, quando a Marvel lançou a saga Guerra Civil, uma das grandes reviravoltas da história foi a presença do Thor ao lado do Homem de Ferro no time pró-registro. O Deus do Trovão encontrava-se morto naquela época e o seu retorno causou grande surpresa. Porém, logo foi revelado de que se tratava de um clone cibernético do filho de Odin.

Em um primeiro momento, após matar o Golias durante a Guerra Civil, ele foi “desligado”. Porém na Invasão Secreta ele foi usado como uma arma pelos Skrulls e mais adiante retornou na segunda formação dos Vingadores Sombrios.

8 – Gabby

Gabby é a clone da X-23 personagem que apesar de muitos acharem que é clone do Wolverine, na verdade é sua filha. Gabby foi criada a partir de material genético da X-23. No fundo, é como se ela fosse neta do Wolverine.

Ela é uma personagem muito carinhosa e corajosa. Espontânea, acaba despertando um lado materno/irmã mais velha na X-23. Além do clássico fator de cura, possui uma garra retrátil de osso em cada braço. Ela também não consegue sentir dor.

9 – Kaine

Kaine é um clone de Peter Parker. Na verdade foi um clone que não deu muito certo. Mais agressivo e de tamanho desproporcional, ele nunca conseguiu se encaixar e levar uma vida “normal”.

Após ser “curado”, ele assumiu a identidade de Aranha Escarlate e se tornou o principal vigilante mascarado de Houston. Kaine, posteriormente, atuou ao lado dos Novos Guerreiros e dos Guerreiros da Teia.

10 – Ben Reilly

Na famigerada Saga do Clone do Homem-Aranha, o bom e velho Parker que conhecíamos foi substituído por um clone. A história teve algumas reviravoltas e, depois de um tempo, Peter Parker voltou a ativa.

Mas por um bom tempo quem vestiu o manto do amigão da vizinhança foi Ben Reilly, seu clone. O nome Ben é uma clara homenagem ao Tio Ben e Reilly é o sobrenome de solteira da tia May. O personagem ficou um longo período morto, mas retornou à vida recentemente.

BÔNUS!

11 – Viúva-Negra

Sim, você não leu errado, a Viúva-Negra é um clone. “Mas de quem?” você deve estar se perguntando. E a resposta é muito simples: dela mesma (kkkkk).

A espiã mais famosa do Universo Marvel foi morta em 2017 na saga Império Secreto, pelas mãos do Capitão América da Hidra. A heroína retornou em 2018 em um corpo clone e com implantas de memória da sua vida passada. A trama ainda mostrou que diversas outras duplicatas suas foram criadas, mas ela matou todas as clones explodindo a Sala Vermelha.

OBS: se levarmos em conta as atuais histórias dos X-Men, a lista de personagens famosos e que são clones aumentaria exponencialmente. Mas preferimos não listar nenhum destes casos para evitar possíveis spoilers. Se você não faz ideia do que estamos falando, ficou curioso e não tem problema com spoilers, clique aqui.

Mas e então, caro leitor, conhecia todos esses personagens? Teve algum que você não sabia que era um clone? Deixe a sua opinião nos comentários.

Redação Jamesons

Recent Posts

14 Curiosidades do Episódio 6 de X-Men ’97

Após o frenético 5° episódio que culminou na destruição de Genosha, o 6° episódio pisou…

1 semana ago

32 Curiosidades do Episódio 5 de X-Men ’97

O quinto episódio de X-Men'97 é um ACONTECIMENTO. Um evento. Uma insanidade. Um dos maiores…

2 semanas ago

24 Curiosidades do Episódio 4 de X-Men ’97

X-Men ’97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana retrasada no…

3 semanas ago

8 Curiosidades do Episódio 3 de X-Men ’97

X-Men '97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana passada…

4 semanas ago

13 Curiosidades dos Episódios 1 e 2 de X-Men ’97

X-Men '97, série animada que dá continuidade ao desenho animado dos X-Men lá da década…

1 mês ago

Tudo sobre a nova fase dos X-Men pós-Krakoa

A Era Krakoana dos X-Men está chegando ao fim. E a Marvel já iniciou os…

1 mês ago