Tudo o que você precisa saber para começar a ler as Guerras Infinitas

Depois da chocante edição de Guerras Infinitas Prime, sobre a qual já fizemos um post com spoilers, a Marvel se prepara para sua próxima saga cósmica, Guerras Infinitas. Desenhada pelo brasileiro Mike Deodato, ela é a última parte da fase espacial de Gerry Duggan, que começou com sua mensal dos guardiões da galáxia e depois Infinity Countdown.

Como na saga o destaque serão as Pedras do Pnfinito, que voltaram a um estado mais bruto no universo pós-Guerra Secretas, e seus portadores terão um papel central, o texto vai contextualizar as principais informações que você precisa saber para curtir a história.

Pedra do Espaço

Uma das primeiras pedras a reaparecer, teve Wolverine, recém revivido, como portador. Não se sabe ainda como o Logan voltou a vida e nem como ele obteve a Pedra. O mutante se julgou incapaz de cuidar do objeto cósmico e a passou para a Viúva Negra, que estava dada como morta desde Império Secreto. Ela aprendeu a usar a pedra para teleporte e se envolveu com o submundo místico de Londres enquanto escondia a mesma. Teve a ajuda de Merlin para escapar e tentou passar a Joia para o Doutor Estranho, que recusou por já estar com a Pedra do Tempo.

Pedra da Alma

Outra Pedra que passou por muitas mãos. Inicialmente estava nas mãos de Hank Pym/Ultron, mas agora o artefato voltou para seu portador mais conhecido, Adam Warlock, que voltou a vida com o auxílio de Kang. Warlock teve ajuda do Surfista Prateado e de Galactus para derrotar Ultron, o que trouxe Galactus de volta ao status de devorador de mundos. A pedra da alma também teve alterações em suas capacidades, antes um paraíso que conservava a alma de mortos, agora é uma paisagem desolada e perigosa, habitada por partes daqueles que passaram por ela. Gamora é uma das que tiveram contato com a pedra anteriormente e agora busca a mesma, chegando a debandar dos Guardiões para isso.

Pedra do Poder

Inicialmente encontrada no formato de uma rocha gigante, a pedra do poder foi escondida por um esquadrão da Tropa Nova. Quando sua existência foi descoberta, passou a ser disputada pela Fraternidade dos Raptores, um grupo dissidente de antigos guerreiros do Império Shiar e também pelos Chitauri, controlados por Thanos. A Pedra estava fraca após a sua volta e foi encolhida pelos Guardiões da Galáxia, que passaram a usar seu poder de ampliar força física para encerrar a disputa. Atualmente na posse de Peter Quill, após Drax debandar dos guardiões e partir com Adam Warlock.

Pedra do Tempo

Foi encontrada pelo Super Skrull, que pretendia utilizar seu poder para reerguer o Império Skrull. Porém antes de realizar seus planos a Pedra foi tomada pelo Doutor Estranho, que estava numa cruzada pelo espaço pra recarregar sua mágica. Conhecendo o poder do objeto e temendo o que os Skrulls fariam com ela, ele roubou a Pedra e tomou para si o papel de cuidar dela. Foi também o Doutor Estranho que marcou um encontro dos portadores das pedras, no final de Infinity Countdown!

Pedra da Mente

Após Tucão, criminoso pequeno da Cozinha do Inferno, encontrá-la por acaso em uma luta, ele utilizou a força da Pedra de influenciar mentes para conseguir poder. Ele ainda a utilizou para impedir que outros, como o Demolidor, descobrissem que está em posse da Pedra e vem se mantendo seguro na Cozinha do Inferno.

Pedra da Realidade

Em uma aventura em outra dimensão, Carol Denvers, a Capitã Marvel, esbarrou com a Pedra da Realidade e se tornou sua guardiã. O artefato permite que ela acesse o Multiverso, habilidade que já utilizou para contatar outros Capitães Marvel em busca de conselhos.

Loki

Ainda não se sabe bem o papel de Loki na saga. Ele envenenou o Jardineiro, um dos guardiões do universo, que que utilizou o Groot para criar um exército de Flora Colossus, prendendo por um tempo o Guardião da Galáxia na sua forma “baby”. Em Guerras Infinitas Prime, Loki é mostrando interessado em sua  própria história e como ele sempre é derrotado, mas como isso se liga ao resto da trama e as Pedras do Infinito, é ainda um mistério.

Requiem

Requiem promete ser a grande vilã da saga. Sua identidade, assim como habilidades e objetivos ainda permanecem um mistério, mas ter raptado e matado um anão para construir sua espada, já mostra o perigo que representa e que está disposta a sujar as mãos.

Vale destacar que Guerras Infinitas, apesar de envolver uma quantidade bem grande de personagens, não deve conter muito tie-ins. Isso é uma resposta da Marvel aos leitores que reclamaram dos excessos de conexões entre as revistas mensais e as sagas. Apenas algumas minisséries vão complementar a história, nenhuma HQ regular se tornará um tie-in. Confira o checklist da saga:

O que você achou de toda essa preparação da Marvel para Guerras Infinitas? Será que a Marvel fará jus ao hype que a história está gerando? Qual será a identidade de Requiem, uma personagem capaz de matar o Thanos com tanta facilidade.

Confira também essas novidades