Marvel Comics toma medidas para amenizar a crise do Coronavírus no mercado de quadrinhos

O mercado de quadrinhos nos Estados Unidos movimenta uma legião de fãs toda semana. Nas quartas-feiras, sem exceção, uma leva de dezenas (as vezes centenas) de novas publicações são lançadas nas comic shops.

E devido a pandemia do Coronavírus, que tem afetado todos os segmentos de negócio, os quadrinhos também estão sendo prejudicados. A Marvel, por ser a editora responsável sozinha por cerca de metade do mercado, está tomando algumas decisões para amenizar a crise para os lojistas e ela mesma.

Essa decisão da Marvel se se movimentar durante a crise é de extrema importância. Detentora de mais da metade das vendas e arrecadação do mercado, a Casa das Ideias sinaliza com a possibilidade do mercado inteiro não amargar prejuízos gigantescos.

Entenda o mercado americano de quadrinhos

O mercado de histórias em quadrinhos dos Estados Unidos funciona da seguinte maneira:

Com três meses de antecedência é divulgado o catálogo de quadrinhos de todas as editoras. Até uma semana antes do lançamento da publicação, as lojas podem encomendar a quantidade de HQs que entendem que vão vender, ou que seus clientes solicitaram.

Normalmente essas encomendas são bastante céticas. Pois toda revista que não é vendida se torna um eventual prejuízo para a loja. Então na quarta-feira, ao longo do dia, os leitores visitam a comic-shop para comprar as suas HQs encomendadas. Importante destacar também que essas revistas mensais são vendidas apenas nas comic shops. Nenhum outro lugar tem permissão para vender essa mídia no formato físico e na data do seu lançamento.

A decisão da Marvel Comics

O Presidente da Marvel Comics, Dan Buckley, soltou nesse final de semana uma declaração apontando as medidas que a Marvel Comics está tomando para lidar com a crise do coronavírus. Confira na integra a fala do executivo:

Como todos enfrentamos desafios novos e incertos com o COVID-19, nós [da Marvel] tomamos medidas extraordinárias para priorizar a segurança e o bem-estar de todos na indústria e além dela, nossos pensamentos estão com toda a indústria e comunidade que apoiamos.

Conversamos com muitos varejistas sobre o impacto econômico dessa situação em suas lojas e estamos aqui para ajudar. Para todos os nossos parceiros na comunidade de varejistas que enfrentam impactos econômicos sem precedentes em suas lojas, a Marvel está implementando as seguintes medidas de vendas para ajudar e apoiar os varejistas em todo o país:

Para os títulos da Marvel programados para serem vendidos entre 18 de março e 8 de abril, a Marvel oferece grandes descontos profundos (ajustados sobre os descontos existentes pelos varejistas) para ajudar a aliviar as pressões do fluxo de caixa e dar aos varejistas a flexibilidade de vender seus produtos resposta à demanda do cliente, conforme necessário.

Essa ação aumentará os descontos totais para os varejistas antecipadamente e preservará o dinheiro disponível imediatamente. Esses descontos também removerão o ônus das lojas de quadrinhos para dedicar recursos e funcionários ao processamento de retornos em uma data futura.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A Marvel e a Diamond também preservarão os descontos regulares atuais da Marvel para os varejistas, independentemente de reduções nos níveis de pedidos. Ao manter todos os descontos regulares atuais, esperamos dar aos varejistas a confiança de que precisam para reduzir e ajustar seus pedidos e acomodar de forma constante seus clientes em andamento.

Essas medidas entrarão em vigor imediatamente.

A Marvel também continuará ampliando e conscientizando sobre os esforços do varejista para fornecer serviços, incluindo a manutenção ou criação de listas de compras, pick-ups na calçada, entregas especiais ou outras opções de envio e muito mais para acomodar as comunidades em que estão.

Para equipar lojas e empresas de quadrinhos locais, os títulos da Marvel continuarão a ser disponibilizados semanalmente, normalmente.

Estamos monitorando ativamente a situação todos os dias e continuaremos ouvindo os comentários dos varejistas e compartilhando atualizações regulares com eles nos próximos dias e semanas.

Ou seja, editoras como a Marvel e a DC recorrentemente adotam a estratégia de oferecer descontos caso os lojistas encomendem grandes quantidade da suas HQs.

O que a Marvel está fazendo é intensificar esses descontos, para que os lojistas tenham um melhor fluxo de caixa. Pois com a quarentena sendo implementada nos Estados Unidos, muitos leitores não poderão, ou terão receio, de ir até a comic shop.

Então as lojas terão de começar a investir no serviço de tele-entrega, levando os quadrinhos até a casa do cliente. E claro, isso gera um novo custo ao lojista.

A DC Comics, que detém cerca de 35% do mercado atual de quadrinhos, também deve adotar estratégias comerciais próprias para auxiliar os lojistas. Mas destacamos aqui a iniciativa da Casa das Ideias por dois fatores:

1 – Somos um site exclusivamente de Marvel.
2 – A Marvel é a maior editora e detém quase 50% do mercado, então a sua decisão sempre será a mais relevante para a saúde do mercado inteiro.

Mas e você, caro leitor, o que achou de tudo isso? Essas informações, claro, dizem respeito apenas ao mercado norte-americano. Aqui no Brasil os quadrinhos são lançados pela Panini Comics, que até o momento não se manifestou se será afetada e de qual maneira por essa crise.

Previous post Entenda esse papo de que o Miles Morales vai ganhar uma Saga do Clone
Next post Marvel Ultimate Alliance 3 lança 20 novas skins e a DLC do Quarteto Fantástico
error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D