FAKE NEWS! É mentira que a Marvel pode comprar a DC. Entenda!

Na última semana tomou a internet um enorme rumor de que a DC poderia ser vendida para a Marvel. Obviamente apesar de parecer um absurdo gigantesco, também fez muito barulho.

Seria o mesmo que a Coca Cola comprando a Pepsi, ou o McDonald’s adquirindo o Burger King. Mas calma lá, antes de tudo já deixamos claro que esse rumor não faz o mínimo sentido e vamos desmistificar essa fake news inteira agora.

A ORIGEM DA FAKE NEWS

Para entendermos essa notícia falsa, precisamos primeiro compreender de onde ela surgiu.

Na sexta-feira da semana passada (dia 21) a DC comics demitiu um dos seus mais importantes editores executivos: Dan Didio. Ele estava comandando uma iniciativa denominada Geração 5.

Essa nova empreitada não foi anunciada oficialmente, porém o que se especula dela é que ele daria espaço para que jovens super-heróis se tornassem os novos principais protagonistas da DC, substituindo medalhões como Batman, Superman, Flash, Lanterna Verde e outros.

Atuais membros da Justiça Jovem. Equipe escrita por Brian Michael Bendis, co-criador do Miles Morales na Marvel. Foto: DC Comics.

O filho do Superman, por exemplo, assumiria o manto do pai. Possivelmente um dos antigos Robins se tornaria o novo Batman. E assim por diante.

Porém, essa iniciativa por envolver novos heróis e uma geração mais jovem, também teria o objetivo de ofertar muita diversidade. O que se especula é que seria para a DC a mesma coisa que a Totalmente Nova e Diferente Marvel foi para a Casa das Ideias.

A oportunidade de criar novos personagens, estabelecer novos legados e também trazer uma variedade nova de profissionais para o mercado. Pessoas que representam o nosso mundo plural.

O primeiro rumor

Sendo assim, o ex-artista da DC, Ethan Van Sciver, líder do movimento Comics Gate, que busca boicotar todos os personagens e criadores de diversidade por entender que eles representam a ruína dos quadrinhos, gravou um vídeo falando sobre a demissão de Didio e a iniciativa Geração 5.

Se você quiser entender melhor o que é o Comics Gate, nós já produzimos esse texto aqui no site que aborda o assunto.

No vídeo, Ethan fala o seguinte:

Compreendo. Isso não significa que os personagens vão a lugar algum. Batman, é claro, é um dos bens mais preciosos da AT&T agora. A AT&T é o Batman, e eles continuarão lançando filmes, produtos, brinquedos e tudo mais. Os quadrinhos estão mortos e logo fecharão a editora. Vou lhe dizer o que um profissional com quem falei recentemente disse: ‘Sim, eu estava conversando com um dos superiores da DC Comics que disse que se o Geração 5 não der certo, é isso, a AT&T está fechando o setor de quadrinhos.“.

Ou seja, Ethan, um notório militante contra personagens e criadores do sexo feminino, negros e da comunidade LGBT, e que foi basicamente excluído da comunidade de quadrinhos devido a esse seu comportamento tóxico, está falando que ouviu fontes da DC apontando que caso a Geração 5 fracasse, eles vão parar de publicar quadrinhos.

Para os que não conhecem, esse é Ethan Van Sciver. Foto: Wikipedia.

Pois bem, aqui há alguns pontos a analisar.

Primeiro: Ethan já parte do pressuposto de que a Geração 5 vai fracassar.

Segundo: ele não cita fonte alguma, tudo o que disse pode ter sido inventado ou mesmo que mentiram para ele.

Terceiro: A DC Comics apesar de ser a segunda colocada no mercado de quadrinhos e ter muita dificuldade para superar a Marvel, ela não dá prejuízo. Ainda é uma editora que dá lucro e que serve de matéria prima para produções de sucesso na TV e cinema, que dão retornos milionários para a Warner.

O segundo rumor

Junto do rumor lançado por Ethan de que a AT&T estaria deixando de publicar quadrinhos devido ao fracasso da Geração 5, o canal no youtube Lords of the Long Box lançou uma extensão desse rumor apontando que a empresa não vai simplesmente deixar de publicar quadrinhos, eles trabalham com a ideia de vender os direitos para a Marvel.

Porém um ponto a se destacar é que o Lords of the Long Box é um canal no youtube com 3,5 mil inscritos e uma média de 1 mil views por vídeo. Ou seja, é um canal sem nenhuma relevância.

Print do vídeo do Lords of the Long Box onde eles anunciam que a Warner está interessada em vender a DC para a Marvel. Foto: Youtube.

A FAKE NEWS SE ESPALHA

A partir dai o portal We Got Discovered, já popular por propagar notícias falsas, rumores sem sentido e sensacionalismo, repercutiu esses dois rumores JUNTOS. O boato espalhado pelo ex-artista da DC que odeia diversidade e o rumor do canal no youtube sem nenhuma relevância.

Foi então que outros portais que publicam notícias falsas e sensacionalistas começaram a repercutir também. Um dos principais foi o site Cosmic Book News.

Veja bem, nos Estados Unidos há diversos sites de confiança que possuem nomes parecidos: O Comic Book Resources, Comic Book Movie e o Comic Book. Todos são confiáveis.

Porém há um quarto site de nome parecido que só faz espalhar click baits, fake news e sensacionalismos: o Cosmic Book News.

A notícia começou a viralizar, diversos sites questionáveis espalharam. Em fóruns de discussão, grupos de facebook e whatsapp a notícia foi sendo espalhada. Mas a cada republicação dela algo se perdia, então a origem da notícia falsa que foi o Ethan e o Lords of the Long Box, já nem eram mais citadas.

Aqui no Brasil a notícia começou a bombar pra valer quando o canal no youtube Ei Nerd, já famoso por republicar rumores sem nenhum sentido do We Got Discovered, repercutiu o boato fazendo parecer que ele tinha algum sentido. O vídeo já conta com quase 500 mil visualizações, ou seja, a notícia apenas pelo seu canal no youtube já foi espalhada para MUITA GENTE.

O site da revista Rolling Stone Brasil, que sempre foi referência em jornalismo de qualidade, também mostrou que está em decadência e repercutiu a notícia, desinformando ainda mais as pessoas.

E assim uma notícia falsa se espalhou pelo mundo inteiro, enganando milhares de pessoas.

Desmistificando a Fake News

OK, mas como posso ter certeza de que os rumores são falsos? Não há a possibilidade deles terem algum fundamento, apesar de serem absurdos?

Pois bem, agora nós vamos te explicar como uma análise bem simples e rápida sobre essas informações já deixam bem claro como tudo foi distorcido desde o início para enganar as pessoas e promover uma fake news.

São dois pontos bem simples:

1 – A Lei Antitruste

O Estados Unidos possui leis bastante rígidas para impedir o monopólio por lá. Uma série de Leis formam a Lei Antitruste, que visa impedir esse tipo de prática.

Esse foi um dos motivos pelos quais a compra da Fox pela Disney demorou tanto para ser finalizada. Pois houve uma atenta análise para compreender se a aquisição não configurava monopólio.

Inclusive, algumas empresas da Fox precisaram ser vendidas antes da compra, pois não poderiam ser encaixadas na mega corporação da Disney sem que isso configurasse monopólio.

Atualmente a Marvel Comics já controla cerca de 45% do mercado de quadrinhos e a DC detém outros 35%. Caso as duas editoras se tornassem uma só, controlariam 90% do mercado.

Deixando apenas 10% para que Image, Dark Horse, IDW, Boom!, Valiant e outras editoras menores disputassem. Isso é inconstitucional e não ocorrerá.

2 – O Batman

O Batman é uma das propriedades intelectuais mais fortes da atualidade. Ao lado do Homem-Aranha e dos X-Men são tranquilamente as marcas mais poderosas dos quadrinhos.

O Batman sozinho vende praticamente mais do que todas as demais HQs da DC Comics juntas. E mais do que boa parte das revistas da Marvel também.

Além disso, ele é uma marca forte para filmes, séries, animações e produtos licenciados em geral. Ao vender a DC Comics, a AT&T estaria abrindo mão de uma das marcas mais poderosas do mercado e possivelmente a propriedade intelectual mais forte do seu atual catálogo.

Então, mais uma vez, essa venda é impossível de acontecer.

Tudo não passa de uma fake news que possui raízes na intolerância do comics gate. Entre 2015 e 2017, quando a Marvel publicava a iniciativa Totalmente Nova e Diferente Marvel, com heróis de diversidade, o mesmo comics gate espalhava a notícia falsa de que a Marvel estava em crise e que poderia vir a falir.

Os heróis da Totalmente Nova e Diferente Marvel. Foto: Marvel Comics.

Hoje, cinco anos depois, a Marvel nunca deixou de ser a líder do mercado. Assim como a DC não vai falir ou ser vendida caso a Geração 5 seja ou não um fracasso.

A DC possui criadores fantásticos, como o Brian Michael Bendis, que na Marvel criou personagens como o Miles Morales, Jessica Jones, Tremor e a Coração de Ferro que estão bombando nas mais diversas mídias da Marvel.

Então, não acredite nessas notícias falsas. Se a informação parece absurda, procure a fonte. Tente entender de onde saiu a notícia. E caso não encontre ou fique com dúvida, sempre nos procure.

Nós do Jamesons estamos sempre disponíveis para trocar informações e ajudar no que for possível. Podem nos procurar no nosso grupo de discussão do Facebook, na nossa fanpage, no nosso Instagram ou mesmo no nosso Twitter.

Mas e então, caro leitor, o que achou disso tudo? Você foi um dos que caiu nessa fake news? Ou você desde o início desconfiou que havia algo muito estranho nessa notícia? Deixe a sua opinião nos comentários.

Você gosta do conteúdo que produzimos aqui no site? Estamos com um projeto no Catarse para tornar o Jamesons financeiramente viável. Se você confia no nosso trabalho e acha que merecemos o seu voto de confiança, nos apoie clicando no banner abaixo.

Previous post Marvel anuncia nova grande saga dos X-Men nos quadrinhos
Next post Marvel anuncia o lançamento da sua primeira HQ do Ultraman
error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D