BÊBADO? Homem de Ferro voltará a ter problemas com alcoolismo em nova fase da HQ

Os últimos anos tem sido bastante problemáticos para Tony Stark, o Homem de Ferro, nas HQs. Ele teve a sua mente rebootada, descobriu que não é filho biológico dos Starks e por fim basicamente morreu e voltou à vida.

Antes de seguir, destacamos que esse texto possui spoilers de eventos ainda inéditos no Brasil na revista do Homem de Ferro. Leia por sua conta em risco.

Atualmente o escritor do personagem é Dan Slott (Surfista Prateado), que desde que assumiu a revista prometeu desenvolver uma história que mistura a série de TV Black Mirror com a animação Rick and Morty.

Em essência o que Slott prometeu foi que entregaria aos leitores uma aventura com muita tecnologia, muita ficção científica, mas que isso também viria com uma boa dose de reflexões, talvez um pouco de epistemologia e claro, muito humor.

Quando Tony Stark morreu, a sua mente recebeu um backup em um computador. Posteriormente, quando recebeu um novo corpo, a sua mente foi devolvida para ele.

De certa forma, isso poderia configurar que o Homem de Ferro é uma inteligência artificial? De diferentes maneiras, sempre com as inteligências artificiais no centro de tudo, o Homem de Ferro de Dan Slott busca trazer uma reflexão sobre o que nos torna humanos (ou máquinas).

Para tornar tudo mais interessante a história traz coadjuvantes como a Jocasta e o Homem-Máquina, seres completamente cibernéticos. Um Tony Stark que pensa ser humano, mas que talvez seja mais máquina do que imagina.

E já que a insanidade não tem limites, o vilão do momento da revista é o Ultron/Pym. Sim, um dos principais nêmesis dos Vingadores desde 2014/2015 está literalmente fundido com Hank Pym, seu criador, tornando-o meio máquina e meio humano.

E em meio a uma trama que mistura toda essa discussão com disputas corporativas e o surgimento do Homem de Ferro 2020, Tony Stark deve voltar a beber.

Nós já explicamos nesse texto aqui como um novo Homem de Ferro deve surgir nas HQs em 2020. O personagem é Arno Stark, meio irmão de Tony e filho biológico de Howard e Maria Stark.

De alguma forma, todos os acontecimentos citados acima deverão levar Tony ao extremo, fazendo com que tenha uma recaída e volte a beber.

Recentemente, enquanto estava no mundo virtual, onde na prática nada é real, o personagem chegou a beber. Porém, acreditava-se que isso não teria nenhum impacto no mundo real.

Será que Stark se equivocou? Com o irmão assumindo o posto como Homem de Ferro, ele tendo uma crise existencial sobre ser ou não uma pessoa real, tudo isso poderia levar o herói a novamente enfrentar problemas com alcoolismo?

As primeiras imagens de Homem de Ferro 2020 #1, com roteiro de Dan Slott (Surfista Prateado) e Christos Gage (Superior Homem-Aranha) e arte de Pete Woods (Robin), mostram Tony bêbado. Confira:

Enquanto Arno segue uma popular vida de super-herói, Tony é flagrado pela mídia bêbado e bastante desequilibrado.

O Demônio na Garrafa

A relação de Tony Stark com o alcoolismo é bastante antiga na Marvel. O arco “O Demônio na Garrafa“, publicado em Homem de Ferro #120, de 1979, com roteiro de David Michelinie (Venom) e Bob Layton (Vingadores) e arte de John Romita Jr. (Homem-Aranha), é marcante até hoje.

Na história o bilionário filantropo acaba perdendo o controle da sua armadura, causando muita destruição e até danos civis, após participar de missões e cerimônias bêbado.

Essa é uma das histórias mais populares do personagem. A sua relação com o alcoolismo desde então sempre foi referenciada, com Stark parando de beber em definitivo para não sofrer nenhuma recaída.

Grandes sagas como Guerra Civil e a Essência do Medo abordam e até mostram o herói bebendo ou quase bebendo, porém ele nunca voltou a sofrer de fato com o problema. Conseguindo sempre manter o controle.

No início dos anos 2000, durante o run de Kurt Busiek na HQ dos Vingadores, a heroína Carol Danvers, atual Capitã Marvel, também sofreu com o alcoolismo. Na ocasião foi o Homem de Ferro quem a auxiliou.

Inclusive, durante a segunda Guerra Civil, enquanto Stark e Danvers travavam uma luta ideológica e ambos estavam sob um estresse gigantesco, eles se encontraram acidentalmente em uma reunião de um grupo de Alcoólicos Anônimos.

Nenhum deles botou uma gota de álcool na boca, mas a dupla chegou muito perto de ceder a tentação. E mesmo durante o momento de rixa, se apoiaram para superar o problema.

Porém, como o preview acima indica, isso está para mudar. O Homem de Ferro voltou a beber. Mas e você, caro leitor, o que acha disso tudo? Ansioso para acompanhar a nova fase do Homem de Ferro? Deixe a sua opinião nos comentários.

Você gosta do conteúdo que produzimos aqui no site? Estamos com um projeto no Catarse para tornar o Jamesons financeiramente viável. Se você confia no nosso trabalho e acha que merecemos o seu voto de confiança, nos apoie clicando no banner abaixo.

Não esqueça também de curtir a nossa página no Facebook, nos segur no Twitter e também no Instagram!

Please follow and like us:
error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D