Destaque

DINASTIA PYM: a árvore genealógica mais insana do Universo Marvel

O Universo Marvel reúne cerca de 80 anos de histórias continuadas e conectadas de maneira ininterrupta. É uma enorme cronologia que cresce toda quarta-feira, quando novas HQs são publicadas nos Estados Unidos.

Então não é de se espantar que haja uma enorme árvore genealógica que foi construída ao longo de todos esses anos no Universo Marvel. Na verdade existem várias, que aumentam e diminuem conforme novos personagens são criados e retcons escritos.

Destacamos nesse texto o que entendemos ser a maior e mais insana árvore genealógica do Universo Marvel. Uma família que começa com um Vingador fundador, mas também engloba alguns dos mais notáveis Vingadores das gerações seguintes e até integrantes dos Jovens Vingadores e Campeões.

Enquanto outras famílias foram enfraquecidas ao longo dos anos por retcons (sim estamos falando do Magneto) e outras se perdem na insanidade (aqui nos referimos aos Summers e os clones/filhos alternativos), a família mais coesa, por incrível que pareça, é a de Hank Pym.

Confira a árvore genealógica da Dinastia Pym:

Hank Pym: filho de Brad e Doris Pym, criado em 1962 nas páginas de Tales to Astonishing #27. Já atuou como Homem-Formiga, Gigante, Golias, Jaqueta Amarela e Vespa, por exemplo.

Companheiras de Hank Pym:

Maria Pym: ex-esposa de Hank Pym, criada em Tales to Astonishing #44, seu sobrenome de solteira é Trovaya.

Tigresa: se envolveu com um Skrull se passando por Hank Pym e que tinha um DNA 100% fiel do herói, durante o período da Invasão Secreta. Foi nessa época que ela engravidou. Ela foi criada em 1972 nas páginas de A Gata #1.

Filhos e Filhas de Hank Pym:

Nadia Pym: filha de Hank com Maria Pym, criada em 2016 na revista Free Comic Book Day: Guerra Civil II. É uma filha que Hank não sabia da existência, que foi treinada pela Sala Vermelha Russa e apenas no final da adolescência resolveu conhecer o pai.

William Nelson: filho do skrull se passando por Hank Pym e da Tigresa. Apesar de tudo, a criança não possui DNA alienígena, é um filho genético perfeito de Hank Pym. Ele foi criado em 2010, nas páginas de Vingadores: A Iniciativa #35.

Ultron: Ultron é um robô de alta tecnologia desenvolvido por Pym e que se tornou senciente, ganhando vida própria e se tornando um dos maiores inimigos dos Vingadores. Foi criado em 1968 nas páginas de Vingadores #54.

Netos e Netas de Hank Pym:

Jocasta: ela é uma robô criada pelo Ultron para ser sua companheira, ela possui resquícios mentais da Vespa. Mas ela sobrepujou a sua programação e se tornou inclusive uma Vingadora. A personagem foi criada originalmente em 1977 em Vingadores #162.

Uma curiosidade é que na psicanálise existe o Complexo de Jocasta, que é o desejo incestuoso de uma mãe pelo seu filho. Logo o nome da personagem faz referência ao fato de Ultron, seu pai, a ter criado para ser sua parceira (o que seria Complexo de Édipo, mas vocês entenderam a ideia do roteirista).

Visão: esse é talvez o integrante mais popular da família. Visão é um notório Vingador, também foi criado por Ultron. Ele possui os parâmetros mentais de outro Vingador, o Magnum e foi criado em Vingadores #57, de 1968.

Victor Mancha: surgido na HQ dos Fugitivos, Victor é um ciborgue criado por Ultron usando o DNA de Marianella Mancha, uma mulher mexicana incapaz de engravidar e que ajudou Ultron no passado. O personagem foi criado em Fugitivos #1, de 2005.

Companheiras do Visão:

Feiticeira Escarlate: foi por anos a grande parceira romântica do Visão. Também é uma das vingadoras mais clássicas da equipe. Porém desde A Queda dos Vingadores, em 2004, o casal não tem mais se acertado. A personagem foi criada em 1964, nas páginas de X-Men #4.

Virgínia: na prática Virgínia seria filha do Visão, uma vez que ela foi criada pelo Visão com os parâmetros mentais da Feiticeira Escarlate (assim como o Ultron fez com a Jocasta usando os parâmetros da Vespa).

Porém a personagem sempre foi retratada como sua esposa, eles tem filhos, então achei mais coerente encaixar ela como sua parceira. Mas fica o registro de que sim, ela poderia ser entendida como sua filha. Virgínia foi criada em Visão #1, de 2016.

Bisnetos e bisnetas de Hank Pym:

Wiccano: filho da Feiticeira Escarlate com o Visão, puxou a mãe e possui poderes mágicos. É um dos principais personagens homossexuais da Marvel atualmente. Inclusive foi o pivô da birra do Prefeito do Rio com a Bienal do Livro em 2019. O herói é um membro fundador dos Jovens Vingadores.

Célere: irmão gêmeo de Wiccano, puxou ao tio Mercúrio e é um velocista. Também já integrou os Jovens Vingadores, apesar de não ser um membro fundador.

Vivian: filha do Visão com a Virgínia, é uma ciborgue e seus parâmetros mentais são uma mistura dos parâmetros do Visão e da Virgínia. Também se destacou como uma grande heroína, integrando os Campeões. Surgiu nas HQs em 2016, na revista Visão #1.

Vin: irmão gêmeo de Vivian, também herdou os parâmetros mentais dos seus pais. O jovem acabou sendo morto acidentalmente pelo seu tio, Victor Mancha. A sua estreia nas HQs também foi em 2016, na HQ Visão #1.

Vale destacar ainda que ao longo dos anos Hank Pym e Ultron criaram outros seres robóticos, que também se encaixariam nessa árvore genealógica. Porém como são personagens com pouquíssimas aparições e praticamente nenhum desenvolvimento, ficaram de fora da árvore genealógica.

Mas e então, caro leitor, o que acho da árvore genealógica da Dinastia Pym? Grande, confusa e bastante peculiar, não é mesmo? Gostaria de ver outras árvores genealógicas sendo postadas aqui no site? Deixe a sua sugestão nos comentários.

Redação Jamesons

Recent Posts

14 Curiosidades do Episódio 6 de X-Men ’97

Após o frenético 5° episódio que culminou na destruição de Genosha, o 6° episódio pisou…

1 semana ago

32 Curiosidades do Episódio 5 de X-Men ’97

O quinto episódio de X-Men'97 é um ACONTECIMENTO. Um evento. Uma insanidade. Um dos maiores…

2 semanas ago

24 Curiosidades do Episódio 4 de X-Men ’97

X-Men ’97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana retrasada no…

3 semanas ago

8 Curiosidades do Episódio 3 de X-Men ’97

X-Men '97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana passada…

4 semanas ago

13 Curiosidades dos Episódios 1 e 2 de X-Men ’97

X-Men '97, série animada que dá continuidade ao desenho animado dos X-Men lá da década…

1 mês ago

Tudo sobre a nova fase dos X-Men pós-Krakoa

A Era Krakoana dos X-Men está chegando ao fim. E a Marvel já iniciou os…

1 mês ago