Quadrinhos

10 vezes em que o Capitão América Sam Wilson nos deu um soco no estômago

Capitão América: Sam Wilson é tranquilamente uma das melhores histórias em quadrinhos publicadas pela Marvel nos últimos anos. A aventura politizada coloca o herói Sam Wilson em uma situação bastante interessante, afinal ele tem posições politicas muito firmes e está usando o manto do Capitão América.

Ao longo das 25 edições escritas por Nick Spencer e desenhadas por uma série de artistas, como Daniel Acuña, Angel Unzueta, Matt Yackey, Paul Renauld, Mike Choi e outros, fomos apresentados a vários contextos, dilemas e situações envolvendo os Estados Unidos, e os seus políticos, com a comunidade negra, LGBT, latinos e imigrantes.

A revista não romantiza ou torna tudo fofinho, pelo contrário. Somos expostos a hipocrisia do sistema e constantemente levamos socos no estômago do protagonista, que sem papas na língua acaba jogando a verdade nua e crua na nossa cara.

O que separamos abaixo são 10 momentos, das 25 edições, em que o personagem nos comoveu e deixou claro que é o Capitão América que vale.

1. O Capitão América tem opinião

Já na primeira edição somos presenteados com um ótimo monólogo do personagem. Ele conta como foi a experiência de se tornar um Capitão América e como cortou relações tanto com a S.H.I.E.L.D. quanto com o governo, para ter liberdade de ação.

Disse também que o país está dividido e que as pessoas precisam se unir. Finalizou, contando tudo isso em uma coletiva de imprensa e deixando claro para a comunidade que estaria a disposição de todo mundo. Que estaria lutando pelo povo e não pelo governo ou por instituições. O resultado disso você viu acima.

2. “Você não é o meu Capitão América”

Sam Wilson assumiu o manto de Capitão América quando Steve Rogers perdeu o soro no seu corpo e envelheceu. O próprio passou o seu manto para o Sam. Durante os eventos de Vertentes, Steve voltou à sua forma jovem, plenamente saudável.

O detalhe foi que Rogers não pediu o manto de volta, falou que o Sam estava fazendo um bom trabalho e que deveria seguir atuando como o Capitão América. O problema foi que políticos, uma parcela da comunidade e a mídia passaram a exigir que ele renunciasse, mesmo o Capitão América não sendo um cargo público ou eletivo.

3. Descanse em paz, James Rhodes

Logo no início dos eventos da Guerra Civil II, James Rhodes, o Máquina de Combate, morreu durante um ataque de Thanos. Sam Wilson foi o responsável por fazer o discurso no velório de Rhodes, uma vez que Tony Stark não estava em condições.

Na sua fala, ele destacou a importância de Rhodes para a população negra e como os seus atos refletem também o dia a dia de uma comunidade.

4. Você prendeu o cara errado

Essas duas páginas são muito simples, vai ter muita gente falando que ela é exagerada, mas ela infelizmente resume de forma direta todo o problema.  No flashback, o vilão Ardiloso estava roubando um banco e Sam Wilson (na época atuando ainda como Falcão) o interceptou. A polícia logo chegou no local e “resolveu” o problema. Tire as suas próprias conclusões.

5. “É, vou ser o primeiro negro preso por algo que não fez” [Ironia]

O vigilante Rage estava andando pela rua quando avistou uma loja sendo assaltada por super-vilões. Ele foi até o local, enfrentou os ladrões e foi nocauteado, ficando inconsciente na loja. Minutos depois os Americops, androides que “trabalham pela lei”, chegaram no local, encontraram Rage na cena do crime e o levaram preso.

A discussão aqui é que os Americops seguem perfis, uma lógica onde entendem que a comunidade negra é a mais propícia a cometer crimes e, portanto, os abordam mais. [Nota do editor: Isso se chama preconceito.] Rage era um negro em uma cena do crime e por isso o tomaram como criminoso. Nenhuma cena de gravação conseguiu flagrar os vilões, pois um deles tinha super-velocidade.

6. O papel da imprensa

Após muita luta, Sam Wilson conseguiu cenas provando que Rage, mesmo inconsciente, foi agredido pelos Americops, sem razão alguma. Acima vocês viram como a imprensa tratou a situação, deixo novamente na mão de vocês a interpretação.

7. A justiça nunca falha … para quem?

Decidido a provar a inocência do jovem Rage, Falcão desbrava o submundo do crime em busca de Corisco, o vilão velocista envolvido no assalto que gerou toda essa situação. O Capitão América captura o vilão e o leva até o julgamento, para ser a testemunha chave que provará a inocência do garoto… mas, nas palavras de Misty Knight: “eles nem sequer discutiram [a sentença] por mais de 10 minutos“. CULPADO.

8. Falcão: Sam Wilson

Após o veredito de Rage, uma Guerra Civil se formou nas ruas de NY. Muita revolução, muita baderna e muita mentira por parte da mídia. E, nesse período, Sam Wilson abandonou o manto de Capitão América. Ele escreveu uma carta explicando o posicionamento dele, acima você leu apenas um trecho dela.

9. Você acredita na América?

Estamos na era da internet e uma carta não é o suficiente. Para falar diretamente com a comunidade, Sam Wilson gravou um vídeo explicando todo o seu posicionamento. Ele não está desistindo.

A frase mais marcante que tirei de todo o seu discurso foi quando ele aponta que para vestir a bandeira dos Estados Unidos, é preciso acreditar incondicionalmente no país pelo qual se luta. E, no momento, ele não tem mais essa convicção. 

10. Uma última vez

Após Sam Wilson deixar de ser o Capitão América, muita coisa aconteceu nos Estados Unidos. A Marvel publicou a saga Império Secreto, em que descobrimos que Steve Rogers era um agente adormecido da Hidra e o fascismo tomou conta dos Estados Unidos.

As imagens abaixo são três páginas diferentes, da mesma HQ, que mostram a evolução do posicionamento final do Sam quanto ao fato de voltar a ser o Capitão América pelo menos uma última vez.

Após a conclusão da revista Capitão América: Sam Wilson, as aventuras do personagem continuaram em Falcão. A HQ manteve a mesma pegada e passou a ter roteiros de Rodney Barnes, que conversou conosco em uma entrevista. Infelizmente a revista já foi encerrada também.

OBS: Agradecimentos especiais ao meu amigo Diego Gustavo, o Calvo, que colaborou com esse texto.

Redação Jamesons

Recent Posts

CRÍTICA – Deadpool & Wolverine é o filme mais divertido de todo MCU

Com pré-estreia em todo o Brasil nessa quarta e com lançamento oficial na quinta-feira, Deadpool…

4 meses ago

14 Curiosidades do Episódio 6 de X-Men ’97

Após o frenético 5° episódio que culminou na destruição de Genosha, o 6° episódio pisou…

7 meses ago

32 Curiosidades do Episódio 5 de X-Men ’97

O quinto episódio de X-Men'97 é um ACONTECIMENTO. Um evento. Uma insanidade. Um dos maiores…

7 meses ago

24 Curiosidades do Episódio 4 de X-Men ’97

X-Men ’97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana retrasada no…

8 meses ago

8 Curiosidades do Episódio 3 de X-Men ’97

X-Men '97 já é um dos grandes sucessos da Marvel. O programa estreou semana passada…

8 meses ago

13 Curiosidades dos Episódios 1 e 2 de X-Men ’97

X-Men '97, série animada que dá continuidade ao desenho animado dos X-Men lá da década…

8 meses ago