X-Men! Afinal, quem foi o Primeiro Mutante da Marvel?

Os mutantes são um dos grupos mais populares entre os fãs de quadrinhos. Embora tenham ficado meio esquecidos na última década, tanto pelo público geral quanto pela própria Marvel, eles agora têm voltado com tudo na nova fase intitulada “Dawn of X“.

E com vários novos termos sendo cunhados, novas histórias sendo escritas e outras reescritas, uma das questões mais frequentes entre os fãs também têm voltado à tona: afinal, quem foi o primeiro mutante? Fica com a gente, que vamos discutir os vários “primeiros mutantes” ao longo das décadas e tentar desvendar esse mistério.

En Sabah Nur (Apocalipse)

Seja nos quadrinhos ou nos filmes, o mutante conhecido como Apocalipse é frequentemente apelidado de “O Primeiro Mutante“. Nascido há milênios, En Sabah Nur é um dos principais vilões dos X-Men. Mas seria ele, realmente, o primeiro?

No quadrinho ‘Ascensão do Apocalipse‘, de Terry Kavanagh e Adam Pollina, vemos que Apocalipse teria cerca de 5.000 anos. Esta origem do vilão conta que ele fora abandonado ainda bebê pelo povo do clã Akkaba e adotado por Baal e sua tribo de saqueadores.

Anos depois, Apocalipse derrotou a invasão da Ninhada no Egito ao lado de Imhotep, o lendário fundador da Sociedade do Escudo (que viria a ser a SHIELD), em S.H.I.E.L.D. #1, escrita pelo próprio Jonathan Hickman, atual chefe da franquia mutante na Marvel. A história se passa há mais de 4.600 anos.

Primeiro Mutante Apocalipse
Imhotep e En Sabah Nur em S.H.I.E.L.D. #1, por Jonathan Hickman e Dustin Weaver | Marvel Comics

Recentemente, na revista Excalibur (Tini Howard e Marcus To), Apocalipse comenta que estava atrás de cristais feitos de ossos mutantes com mais de dez mil anos de idade – e que seus próprios ossos eram tão velhos, se não mais.

Mas como isso seria possível se En Sabah Nur, supostamente, nasceu há apenas cinco mil anos? Talvez, esse não seja o primeiro nascimento do mutante. Ou melhor, do X-Eterno, já que Apocalipse é de uma raça de mutantes que sempre retorna à vida depois da morte.

Dessa forma, En Sabah Nur pode, muito bem, ser o primeiro de todos os mutantes na Terra, tendo sua encarnação original predatando todos os demais. Já falamos sobre quem são os X-Eternos em uma matéria especial aqui no site.

Selene Gallio

Mais velha do que Apocalipse já afirmou ser, Selene Gallio teria nascido há pelo menos dezessete mil anos, durante a Era Hiboriana (a mesma de Conan, O Bárbaro). Antiga Rainha Negra do Clube do Inferno, Selene é uma icônica vilã dos X-Men, já tendo atormentado os mutantes de Xavier em diversas ocasiões.

Um de seus feitos mais famoso foi a ressurreição de milhões de mutantes em Genosha com a ajuda do vírus tecnorgânico, durante o evento conhecido como Necrosha.

Primeiro Mutante Selene
Selene Gallio por Clayton Crain | Marvel Comics

Em A História do Universo Marvel, recém lançada no Brasil, Selene é dita como “uma das primeiras mutantes da Terra“, e sua origem é citada antes de sequer falarem sobre o Apocalipse. Seria ela a mais antiga?

A vilã também é uma dos X-Eternos, tendo inclusive dizimado o restante há alguns anos. Com o grupo de volta nos próximos eventos de Excalibur, será que teremos sua real origem explicada?

Lady Fênix

Sendo membro dos Vingadores de 1.000.000 A.C., a Lady Fênix é, possivelmente, a mais antiga dos mutantes. Descartando as teorias a respeito dos X-Eternos, e confirmando que ela é, de fato, uma mutante, a Lady Fênix é, canonicamente, a mutante mais antiga já registrada no universo principal da Marvel.

Lady Fênix por Arthur Adams | Marvel Comics

O lendário feiticeiro Agamotto, também membro dos Vingadores de 1.000.000 A.C., fala que na equipe há “Deuses, mutantes, monstros, homens da caverna com os poderes das estrelas“. Sabemos que com “Deuses” ele se refere a Odin; com “monstros” ele provavelmente se refere ao primeiro Motoqueiro Fantasma (ou Mamuteiro?); e com “Homens da caverna c om poderes das estrelas” ele se refere ao Estigma.

Teríamos os primeiros Punho de Ferro e Pantera Negra, Lady Fênix e o próprio Agamotto para classificarmos como mutante, mas visto que já sabemos a origem dos poderes desses outros, é fácil afirmar que a hospedeira ruiva da Fênix com poderes telepáticos era uma mutante. Da mesma forma que Jean Grey, Rachel Summers e Esperança Summers também foram.

BÔNUS: Namor, o Submarino

Esse não é, cronologicamente, o primeiro mutante da Marvel. Ainda assim, de certa forma, Namor é o primeiro mutante dos quadrinhos. Isso porque o rei dos oceanos estreou em 1939 na primeira edição da Motion Picture Funnies Weekly, a primeira HQ da Marvel.

Por mais que na época Namor não fosse considerado um mutante, a revista ainda marca a primeira aparição de um personagem que seria classificado como homo superior no futuro.

Primeiro Mutante Namor
Namor por David Marquez | Marvel Comics

BÔNUS: James Howlett (Wolverine)

Você provavelmente já sabe que o Wolverine, graças ao seu fator de cura, não envelhece da mesma forma que as outras pessoas. Mas como assim ele é o primeiro mutante? Bem, estamos falando de outro Wolverine, o do Universo Ultimate (Terra-1610).

Primeiro Mutante Wolverine
Wolverine por Gabriele Dell’Otto | Marvel Comics

Na cronologia do Universo Ultimate, os mutantes surgiram após experimentos promovidos pelos governos canadense e americano. O objetivo era criar supersoldados par auxiliar na Segunda Guerra Mundial.

No programa conhecido como “Projeto Arma X” (o mesmo que lhe garantiu o esqueleto de Adamantium), o Wolverine desse universo foi o primeiro a ser bem sucedido, se tornando assim o primeiro mutante, apelidado “Mutante Zero“.


E então, caro leitor? Qual desses “primeiros mutantes” é o seu favorito? Deixa sua opinião aí nos comentários! Não esqueça também de curtir a nossa página no Facebook e seguir nossas demais redes sociais! Temos também o nosso grupo no Facebook, aberto para discussões.

Please follow and like us:
error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D