Wolverine e Ciclope estão se pegando? Mas que papo é esse? Entenda.

Com a nova fase dos X-Men se Jonathan Hickman se iniciado com um estrondoso sucesso, junto dela veio uma polêmica levantada por leitores com comportamentos mais conservadores. A birra dessa galera diz respeito a relacionamento de Wolverine e Ciclope.

Logan e Scott desde os primórdios da Marvel têm uma relação tumultuada, isso se dá pelo fato de ambos mutantes terem uma atração em Jean Grey, colega de equipe deles.

Jean namorou por muito tempo o Ciclope, eles chegaram inclusive a casar. Porém, ela também já por repetidas vezes se relacionou e mostrou ter um enorme carinho por Wolverine.

Esse triangulo amoroso é uma presença constante na franquia desde a década de 70 e também pode ser visto nas animações e filmes dos X-Men.

Esse foi, inclusive, um dos fatores que fizeram com que os mutantes ganhassem o estigma de “novela mexicana“. Pois apesar de sempre abordar uma série de pautas socialmente relevantes, lá no meio sempre tinha um novelão envolvendo o relacionamento de alguém.

No início dos anos 2000, Scott foi flagrado por Jean a traindo telepaticamente com Emma Frost. Ela se aproximou de Wolverine e logo depois acabou morrendo.

Scott seguiu uma união estável com a Rainha Branca e Wolverine entrou em um relacionamento com Melita, uma jornalista civil que não pertence ao universo dos heróis.

Em 2010, na saga “O Cisma”, Wolverine e Ciclope cortaram relações de vez após uma briga ideológica sobre o futuro da comunidade mutante. Ciclope ficou na ilha de Utopia militarizando alguns mutantes e Wolverine foi fundar o Instituto Jean Grey, para voltar a dar aulas aos estudantes.

Inclusive, o ápice do raxa da dupla foi numa discussão quando o Wolverine disse que Jean teria vergonha do caminho militar escolhido por Scott. Essa briga afetou por muito tempo a franquia inteira.

Cerca de 4 anos depois, Logan e Scott após uma missão em conjunto acabaram ficando bêbados num armazém da SHIELD e desabafaram um com o outro. Lavaram todas as roupas sujas e no fim brindaram à Jean Grey.

Wolverine morreu em 2014. Ciclope em 2016. Em 2018 Jean Grey, Logan e Ciclope retornaram. E agora, nessa nova fase dos X-Men, o relacionamento do trio está sendo redefinido.

Jonathan Hickman parece ter abraçado a ideia de que a franquia é um gigantesco novelão mexicano. Uma vez que os fãs estão extremamente ansiosos para saber com quem Ciclope ficará: Jean ou Emma? E Jean, escolherá Ciclope ou Wolverine? Hickman parece disposto a não dar respostas simples.

No fundo não existe escolha certa. Uma parcela significativa dos leitores ficará decepcionada com seja qual for a escolha do autor. Então, pelo menos nesse primeiro momento, a impressão é de que “todo mundo é de todo mundo“. Foi assim que surgiu o trisal de Krakoa: Ciclope, Jean e Wolverine.

Em nenhum momento as histórias falaram com clareza ou mostraram algo explícito que confirme isso, mas para os fãs os mutantes Scott, Jean e Logan estão em relacionamento aberto. E é possível que Emma Frost também esteja envolvida.

A PRIMEIRA DICA!

A primeira dica sobre isso ocorreu na última edição de Dinastia X, quando o trio apareceu junto em uma celebração de Krakoa. O clima que sempre foi tenso entre eles, pareceu super de boa, com eles bebendo juntos numa clima muito confortável.

Na cena seguinte, Jean para de beber com Scott e vai até Emma Frost (que no passado ela flagrou telepaticamente na cama com o seu marido) lhe entregar uma bebida. A Rainha Branca, por sua vez, retribui a atitude com um charmoso olhar para Ciclope.

Ou seja, são cenas sem NENHUM diálogo, apenas os personagens se olhando e bebendo junto. Apesar de causar a interpretação de que o quarteto pode estar vivendo um relacionamento aberto, não há nenhuma confirmação concreta sobre isso.

A SEGUNDA DICA!

A segunda dica ocorreu na primeira edição de X-Men de Jonathan Hickman. Na revista é mostrado que a Família Summers possui uma casa na Lua que se conecta via um portal direto com Krakoa.

Lá vivem Ciclope e Jean, Destrutor (irmão de Scott), o Kid Cable (filho de Scott com Madelyne, a clone da Jean), Rachel Grey (filha de Scott e Jean de um futuro alternativo), Vulcano (outro irmão de Scott) e o … Wolverine?

Sim, Wolverine, Jean e Ciclope moram na mesma casa, com quartos um do lado outro (com Jean no meio) e os quartos do trio são os únicos com portas que os conectam.

Novamente, não há NENHUMA informação adicional além da mencionada acima, porém os fãs já teorizam que o trio pode aproveitar as portas conectado os quartos para se aventurarem juntos na madrugada.

A TERCEIRA DICA!

A terceira e última dica até o momento ocorreu no especial X-Men Giant Size: Jean Grey e Emma Frost, lançado recentemente nos Estados Unidos.

A revista é uma homenagem a uma antiga edição dos X-Men do Morrison, e novamente há algumas dicas referentes ao relacionamento de Wolverine, Ciclope, Jean Grey e Emma Frost.

As telepatas Jean e Emma precisam entrar na mente da Tempestade, que está desacordada. Mas antes de iniciar a missão, Jean e Scott chegam de mãos dadas, no local já estavam Logan e Emma.

Jean dá um beijo na bochecha de Wolverine, Emma estende a mão para Jean e então há uma cena focando em Scott e Logan parados juntos enquanto as mulheres partem para a missão.

Novamente, não há diálogo algum. A revista em questão mal tem balões de fala. Tudo está subentendido na cabeça do leitor. Pode significar que o quarteto está se relacionando? Pode. Mas pode não ser nada também.

Inclusive, Logan e Scott ficam juntos do lado de fora esperando a missão telepática acabar, sinal que se preocupam muito com as mulheres envolvidas.

A QUARTA DICA!

A quarta e última referência nesse sentido ocorreu em X-Men #7, durante uma conversa entre Wolverine e Ciclope (finalmente uma cena com falas).

Dessa vez Scott e Logan estão na casa deles, na Lua, avistando a Terra de longe. Ciclope fala que pretende viajar com a Jean e o resto da família para um local Shia’r nos próximos dias e convida o Logan para ir junto.

Ele fala que compreende que não é o que o Wolverine costuma entender como divertido, mas que seria bacana se ele fosse. Wolverine responde que a vista naquele lugar seria algo diferente e emenda que gostaria de ver a Jean de biquini, no que Ciclope solta uma piada “E o Scott de sunga“.

Rindo o Wolverine fala “como posso dizer não a isso?“. E isso é tudo. O assunto da dupla então muda para uma cerimônia que estava para ocorrer em Krakoa.

Apesar de ficar bastante claro que era uma piada entre os dois, o Wolverine inclusive riu, alguns fãs especulam que tenha algo mais aí.

Essa abordagem escolhida por Hickman é ousada e inteligente. Ele optou por um caminho onde, até o momento, não precisou fazer as escolhas de relacionamento dos personagens, evitando desagradar o fandom.

Em contrapartida, leitores mais conservadores estão enxergando e se incomodando com o possível fato do quarteto viver um relacionamento que, mais uma vez, em lugar algum foi confirmado.

Inclusive, a possibilidade de Wolverine e Ciclope estarem vivendo um relacionamento gay nem mesmo é uma possibilidade. Lembrando que se de fato algo com uma conotação sexual estiver ocorrendo entre todas as partes, não há indícios de que Logan e Ciclope se relacionam.

Isso é puramente fanfic feita pelos fãs com base em deduções. E caso os personagens estejam se relacionando, isso pode configurar tanto um sexo a três (ou a 4), onde os homens não precisam estar necessariamente tendo contato físico (o que manteria a tão preciosa heterossexualidade deles intacta) ou se estiverem literalmente todos se curtindo, todos os quatro mutantes seriam bissexuais.

Queerbait

Uma interpretação válida para essa situação é que se trata de um queerbait. No caso, quando o escritor insinua a não-heterossexualidade do personagem, mas não até o ponto de se poder confirmar isso com 100% de certeza.

Essa é uma forma de atrair o público LGBT, pois as referências para esse público são muito claras, sem necessariamente despertar a fúria dos conservadores, pois não passa de insinuações.

Isso não é uma novidade na franquia mutante. Chris Claremont, o mais importante e longevo escritor dos X-Men, que ficou por cerca de 15 anos consecutivos escrevendo os personagens e criou a maioria dos heróis e vilões da franquia, usava muito disso.

Mística e Sina, Miragem e Lupina, Kitty Pryde e Magia, todas por anos tiveram uma aproximação romântica insinuada. Algumas acabaram se confirmando recentemente, como Mística e Sina. Outros ficam no imaginário dos fãs até hoje.

Mas e você, caro leitor, o que está achando disso tudo? Faz parte dos fãs que está gostando dessa dinâmica? Ou você está vendo demais e achando que o Wolverine e Ciclope estão se pegando? Deixe a sua opinião nos comentários.

Please follow and like us:
error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D