Vingadores e X-Men unem forças para enfrentar a intolerância

X-Men Red é uma das gratas surpresas da Marvel neste ano. A revista escrita por Tom Taylor (Novíssima Wolverine) conseguiu captar a essência dos mutantes, ao mesmo tempo em que os inseriu em uma aventura fantasiosa e clássica dos quadrinhos. Na edição número 10, publicada hoje, tivemos também a participação dos X-Men.

As páginas de X-Men Red são mais do que aparentam. Já escrevemos um texto aqui no site apontando como a HQ utiliza como argumento o direcionamento da opinião pública nas redes sociais no desenvolvimento da trama. E ao longo das suas 10 edições já lançadas, diversos outros temas do gênero foram abordadas.

A grande vilã da revista é Cassandra Nova, que está decidida a perpetuar o ódio mutante na sociedade. Para isso, tem manipulado as pessoas na internet, controlado a mente da população e até implementado “sentinites“, uma espécie de vírus sentinela que desperta o ódio contra os mutantes.

Uma das últimas estratégias de Cassandra foi manipular digitalmente uma imagem de Jean Grey indagando frases supremacistas mutantes, declarando guerra contra os homo sapiens. A situação pode ser encarada como uma analogia à fake news, uma vez que trata-se de uma clara manipulação para gerar ônus aos envolvidos.

Mediante a todos os ataques da vilã, sobrou para Jean Grey e os seus X-Men irem confrontar a Nova. Mas como deter uma das maiores telepatas do mundo sem que os aliados sofram ataques mentais? A solução é tão simples que chega a ser inacreditável.

 

Tom Taylor mostrou que não é preciso inventar a roda para identificar argumentos e soluções eficientes. Para evitar o controle telepático, Jean Grey faz uso de dois clássicos personagens distintos da editora: Magneto e Homem de Ferro. O primeiro disponibiliza o clássico capacete imune a ataques telepáticos e o segundo com a produção em larga escala para montar um capacete para cada aliados que enfrentará Cassandra.

Porém, os X-Men não estão sozinhos. A população de Atlântida, bem como o Namor que é um membro atual dos X-Men, se unem aos mutantes. Os Vingadores, liderados pelo Capitão América, também se mostram solidários à causa mutante.

De muitas maneiras, a revista pode ser encarada como os Vingadores e X-Men unidos para combater o preconceito. Cassandra Nova incorpora a intolerância em pessoa, ao mesmo tempo em que os seus soldados, controlados mentalmente, podem ser vistos como a galera que é manipulada para apoiar aqueles líderes com discurso de ódio [via Whatsapp].

Qualquer semelhança com a nossa realidade política, é apenas uma mera coincidência.

X-Men Red #10, contou com roteiro de Tom Taylor (Novíssima Wolverine) e arte de Rogê Antônio (Grayson). O desfecho da trama será mostrado apenas no dia 12 de dezembro, quando será lançada a 11° e última edição da HQ.

Previous post Venom é melhor do que Watchmen? Que história é essa?
Next post Confira a repercussão da comunidade quadrinística à morte de Stan Lee
error

Espera aí meu jovem, já vai embora? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo do site. Mas não esquece de nos seguir nas redes sociais abaixo para curtir mais material sobre a Marvel :D